2015-03-22 16:07:58 -0300 2015-03-22 16:07:58 -0300
kawens ^__^

Categorias de Spoiler - Recursos de Narrativa

Single 3029648 featured image

(PS.: Postagens do estilo "Recursos de narrativa" referem-se a ferramentas para ajudar a escrever check-ins, resenhas, críticas, avaliações ou até rants. Considere como um guia de estilo apenas, você tem a liberdade de escrever da forma que bem entender).

Spoiler é qualquer exposição precoce a elementos de uma mídia (filmes, livros, séries, jogos, quadrinhos, etc.) A premissa é que a obra irá apresentar os elementos em seu devido tempo, assim criando o mistério que produz interesse e mantém o espectador/leitor/jogador atento.

Um tempo atrás, numa postagem que infelizmente não me recordo, eu mencionei o que considero os 4 níveis de spoilers, em grau de incômodo:

Spoiler de história: trata-se de detalhes chave da história de uma mídia, como reviravoltas ou revelações importantes, exemplo: Aeris morre (e não volta, nunca mais, nem em sonhos), Darth Vader é o pai de Luke Skywalker, que é irmã de Leia Skywalker, "malditos canibalistas", você é adotado, etc.

Por exemplo, a função de um check-in livre de spoilers seria a mesma que um trailer de filme ou série tem: apresentar detalhes que incentivem interessados em participar da experiência por conta própria.

Spoiler de resolução: espécie de documento muito comum nos anos 80/90, é o popular "detonado". Pressupõe que, ao invés de experimentar um jogo, você leia uma receita de bolo e faça exatamente tudo que se diz lá, destruindo a diversão da experiência, que é desvendar os mistérios e desafios do jogo.

(Um dos culpados da popularidade desse tipo de documentação é a diferença de idiomas entre as mídias e a população: apresentação em inglês ou japonês para nativos do idioma português. Em alguns casos, incentiva ao estudo e aprendizado tanto do idioma quanto da cultura estrangeira, e em outros gera mimimis a respeito de orgulho do idioma pátrio, o tupi-guarani).

Acredito que a marca de um bom jogo é justamente permitir que o jogador possa descobrir através da perspicácia a resolução dos objetivos.

Se as duas primeiras categorias de spoiler são nocivas, por estragarem a surpresa do desafio e das descobertas, as duas formas seguintes não são consideradas como spoilers por muitas pessoas. Seguindo a idéia de que spoiler é toda e qualquer exposição precoce, vou apresentar os dois tipos de spoilers muitas vezes necessários a propagação da obra.

Spoiler de sistema: Na maioria dos casos, usados em jogos, os spoilers de sistema respondem as seguintes perguntas: "Que tipo de jogo é? é de turnos? é um quebra-cabeça? é difícil? tem multiplayer?" entre outras. Esse tipo de exposição serve como propaganda da obra, já que ela apresenta ao jogador o que ele pode esperar do jogo. Se, por exemplo, uma franquia com muitas continuações de repente muda a fórmula de jogo do gênero ação para uma visual novel, pode afastar alguns dos fãs de longa data, ou até mesmo atrair quem não se interessava inicialmente. As vezes, até uma mudança interna dentro de um jogo, causada por uma DLC ou atualização, pode resultar em repercussão negativa.

Spoiler de apresentação: O menos nocivo dos spoilers, trata-se de toda mídia inicial de apresentação, os primeiros contatos com a obra, apresentados de uma ou mais das formas seguintes: teasers, arte-conceito, trailers, sinopses, screenshots, gifs animados, memes, one-liners, e até mesmo o anúncio de uma nova IP ou continuação de franquia.

Muito parecido como spoiler de sistema, mas como o próprio nome diz, refere-se mais aos aspectos estéticos como estilo de gráfico, arte, trilha sonora, dublagem/dubladores. Quem não fica animado ao ouvir que um artista ou compositor está trabalhando numa obra futura?

Tanto os spoilers de sistema e apresentação tornam-se ferramentas de propagação de uma obra. Se forem bem usados, eles criam e mantém interesse em sua base de fãs, sejam eles novos ou não. Eles criam o popular "hype", expectativas.

Spoilers são informações. Mas elas tem seu momento, seu timing. Algumas pessoas não se importam, mas outras levam muito a sério. Nos dias de hoje, onde qualquer um pode usar um teclado, a propagação das informações cresceu tanto que até já foram criadas ferramentas para evitar spoilers nas maiores redes sociais, como Twitter e Facebook (dica: não use esses serviços. Principalmente o Twitter).

Existem casos até de filmes que, vazando o script, tiveram de ser reescritos. Algumas lojas já estão fazendo até a pré-venda do NX, console novo aparelho dedicado a jogos que a Nintendo acabou de anunciar.

Em algumas obras em vídeo, nem os próprios atores sabem o desfecho final, gravando mais de uma cena, sem saber qual será a usada. Os atores em Alien, o Oitavo Passageiro, desconheciam a aparência da criatura que salta do estômago na cena clássica do filme, para aumentar a surpresa.

Uma boa obra, seja ela filme, livro, game, graphic novel, ou outra qualquer, vai ter um equilíbrio saudável entre essas categorias de informação: ela conta o suficiente para criar e manter interesse, e então assim o espectador/leitor/jogador possa desfrutar e se divertir.

Assim, sua maior contribuição para essa obra, e amostra de bom-senso, seria a de permitir que outros a aproveitem sem terem suas surpresas arruinadas, obrigado.

25
  • Micro picture
    jornalistazeke · about 4 years ago · 3 pontos

    Eu sou o unico ser do planeta q ama spoiler, n gosto de comprar algo sem saber doq se trata, nem assistir algo... e n me atrapalha em nada saber o final, preferia estar ciente do final do Homem de Ferro 3, doq ir assistir com toda expectativa e ser aquela merda

  • Micro picture
    lima · about 4 years ago · 2 pontos

    Até a última categoria pode ser categorizada como spoiler pesado pra alguns. É tipo (exemplo)anunciar um segundo jogo e colocar a imagem do personagem principal sem o braço (sendo que até o final do 1º jogo ele estava com os dois), você pode não saber COMO mas sabe que VAI acontecer... tem gente que 'chia' por causa disso.

    E discordo completamente do último parágrafo.

    1 reply
  • Micro picture
    bakujirou · about 4 years ago · 2 pontos

    Curtido o post, achei muito interessante o assunto. Eu já fui muito influenciado pelo spoiler de resolucao, pois vivia comprando revistinhas de jogos na epoca. :p Mas nunca me incomodei de alguns spoilers a solta nele, até gostava. Quer dizer, ainda hoje, até que curto ler detonados para entender algum jogo que eu nao tenha acesso a ele, até pra entender como funciona as coisas ou fico imaginando como é as mecanicas que sao necessarias pra destravar eventos e estas coisas.

Keep reading → Collapse ←
Loading...