2015-02-08 23:49:41 -0200 2015-02-08 23:49:41 -0200
katsuragi Jefferson Trindade Featured

A Tóquio de Shin Megami Tensei IV e a Tóquio da Vida Real

Single 2991056 featured image

Fala pessoal, beleza ? Espero que sim!

Estou aqui mais uma vez a escrever um novo artigo para o Alva, desta vez de um dos meus títulos favoritos do 3DS!
Shin Megami Tensei IV é um dos maiores jogos do 3DS tanto em termos de conteúdo quanto em termos de mapa. Os mapas do jogo são ENORMES se comparados a diversos títulos do 3DS que não usam a capacidade do console como IV usa. Apesar de ter poupado em termos de batalha, o jogo contém muitos detalhes e conteúdos em todos os seus outros aspectos.
Enquanto jogava e reparava nos locais das áreas do jogo, vi que os detalhes colocados pela Atlus nas construções são muito bonitos. Pensei comigo mesmo:

"Poxa, isso aqui tá muito bem feito... geralmente jogos tendem a criar um mundo ficcional apesar de manter nomes da vida real. Será que essa Tóquio é tão parecida com a verdadeira ? Vou dar uma olhada..."

E foi assim que eu descobri o quão incrível foi o trabalho que a Atlus fez no jogo. Nos 3 jogos anteriores da linha principal não foi feito algo assim. Nos 2 primeiros foi devido a capacidade do console e no terceiro foi devido ao local já ter sido totalmente arrasado, restando poucos locais para serem reconhecidos. Mas neste a Atlus fez algo muito bonito e foi assim que pensei em trazer e compartilhar esse trabalho dela com vocês, fazendo comparações e comentários sobre os locais além de trazer algumas informações bem legais também. Escolhi a mão 3 pontos de interesse em todos os locais principais do jogo. Então, vamos lá ?
Todas as imagens são bem grandes! Aconselho clicar nelas para amplia-las!
                                                                  Ueno

Começamos com a primeira área do jogo após o jogador chegar em Tóquio. Ueno é conhecida pelo ponto de início em Tóquio e o primeiro lugar que todo mundo chega a explorar nela. É a partir dela que provavelmente as coisas começam a ficar interessantes (apesar que para mim o jogo é legal do início ao fim).
Nossos 3 pontos de interesse são a Estação Ueno, A Lagoa Shinobazu e o Mercado Ameyoko.

Nosso primeiro ponto turístico é a entrada da Ueno Station. Como pode ser visto da imagem, ela é refeita de forma totalmente fiél no jogo, com direito a dutos de ventilação e placas com avisos/informações. Contrário da possível Ueno real ter bastante pessoas, no jogo temos
apenas duas crianças caminhando e algumas outras dentro das salas do corredor.

Partindo para nosso segundo ponto turístico, temos a Lagoa Shinobazu. Conhecida como Shinobazu Pond no jogo é onde o jogador tem de enfrentar Pealaidh para adquirir a cabeça do mesmo e assim entregar aos Kelpies se ele quiser avançar para Kasumigaseki.
As semelhanças com o local e sua contraparte real são muito boas. O maior detalhe provavelmente é o Templo Bentendo.
Ficando a Sudeste do Parque Ueno, o Templo é uma das construções refeitas de forma muito boa no jogo. O local é enorme na vida real, mas a Atlus apenas reproduziu o necessário para ela colocar no jogo, eu suponho. Caso queira ler mais sobre o Templo, você pode fazer isso
aqui.

O terceiro ponto de interesse fica por conta do Mercado Ameyoko ou Ameyoko Way como é conhecido no jogo. Tendo sua entrada reproduzida de forma fiél no jogo, o Ameyoko não tem uma parte muito importante no mesmo, servindo apenas de local para algumas Quests e Relics como 1-Star Gadget e 1-Star Medicine que ao serem vendidos se transformam em Mouse, Cabos de Modem, Termômetros, Torradeiras... Diversos itens que podem facilmente ser encontrados para compra no Ameyoko. Críticas na internet dizem que ele é um bom lugar para se visitar, menos no final de ano. Onde ele é provavelmente o pior lugar para se estar em Ueno!
Com isso terminamos a região de Ueno! Vamos agora a próxima área do jogo!

                                                     Kasumigaseki

Kasumigaseki é a segunda região que o jogador tem acesso no jogo. É uma área pequena de início devido a boa parte da área principal ser liberada opcionalmente pelo jogador através de Quests e um belo desafio está escondido numa delas. O local também é retratado de uma
forma muito boa pela Atlus. Vamos então, aos destaques de Kasumigaseki.

Nosso ponto de partida desta vez é o Edifício do Ministério da Justiça ou Ministry of Justice Building. No jogo, o local não é de grande importância além de apenas ser um ponto de Relics onde 1-Star Gadget, 1 e 2-Star Furniture podem ser conseguidas e quando vendidas se tornam Mouse, Mesa de Trabalho e Rack, provavelmente itens encontrados com bastante frequência no local. Já na vida real, o local possui grande importância sendo responsável pelo sistema jurídico, serviços penintenciários, agregação familiar, propriedades e registros corporativos do país. Foi uma das construções que sobreviveu ao grande terremoto de Kanto com poucos danos e teve seu exterior restaurado em 1994. Hoje é um dos locais preservados no país devido a política de preservação de locais histórico que foi adotada no mesmo.
No jogo, é usada a versão restaurada dele. Caso queira ler mais sobre ele e também sobre Kasumigaseki, pode conseguir aqui.

Indo para nosso segundo local, temos a rua em que o nosso ponto anterior se encontra, a Sakurada-dori. É notável as semelhanças dela com a sua contraparte real. Detalhes como faixa de pedestres e plantas são mantidos além da versão do jogo também manter as duas entradas para a estação que ficam uma de cada lado das duas calçadas além dos postes de iluminação. Ao lado direito em frente ao Ministry of Justice, se encontra o Quartel General da Polícia de Kasumigaseki, que é um ponto de Relic do jogo.

Partindo para o terceiro, temos algo simples mas notável, o caixa e as catracas da estação de Kasumigaseki. É normal pensar que algo assim é da mesma forma em quase todas as estações mas não, uma pequena pesquisa me fez ver que a estação de Kasumigaseki é a única em que
estação em que as catracas são alinhadas dessa forma ao lado do caixa devido ao pequeno tamanho da estação. É comum na verdade estações terem estruturas diferentes. Em São Paulo, quase nenhuma das Estações da Linha Azul como por um exemplo, possuem o seu design parecido em seus andares superiores. O Caixa é um ponto de Relic, dando ao jogador 1-Star Documents que são vendidos por moedas de 5 Yens, algo comum de se encontrar em caixas da região, talvez ?
Com Kasumigaseki coberta, vamos a nossa próxima área!

                                                           Shinjuku

Shinkuku é um dos maiores bairros do Japão. Em Shin Megami Tensei IV ele não é diferente. Junto com Shinbuya, é uma das maiores áreas do jogo. São tantos locais para se ver nele que o dividi em 2 partes. Vamos a primeira, cobrindo a parte principal do local.

Nossa primeira área de importância é a Entrada Leste da Estação de Shinjuku. Normalmente repleta de pessoas, na desolada Tóquio de SMT IV ela é totalmente vázia, isso é... está cheio de demônios mas... Vamos ao grande detalhe, na vida real o local é repleto de anúncios enormes estampados nos edifícios da área. No jogo, isso foi mantido mas de uma
forma mais avançada, possuindo enormes telões. Naturalmente eles não mostram nada mas é um bom detalhe que a Atlus manteu, seria a Tóquio do jogo mais avançada que a nossa ? A estrutura ao redor também é muito idêntica, com diversas árvores entre a Entrada da estação. O prédio na foto também é presente no jogo, ele está bem ao lado quando se sai da estação, olhando para cima é fácil nota-lo.

Seguindo em frente, temos agora o Shinjuku Golden Gai.
De pequena importância no jogo, o Golden Gai é mais um dos locais retratados muito bem. Servindo apenas de ponto de extração de Relic e fonte de Macca (sendo possível conseguir 15k com um NPC de tempo em tempo), sua retratação no jogo é bem bacana, tendo a entrada quase idêntica a sua verdadeira. A Atlus no entanto deve ter dado um toque dela na plaquinha de entrada. Na vida real, o lugar é repleto de restaurantes, bares e outras coisas com várias pequenas passagens onde apenas uma pessoa por vez pode conseguir passar. Mantendo o fato de que o local tem vários bares, em uma das Quests do jogo é pedido que você tire uma foto de um lugar que era anteriormente um restaurante.

Indo em frente, temos agora nosso ponto de destaque da área principal de Shinjuku, o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio ou Tokyo Metropolitan Government Building como ele é conhecido. Sendo alvo de diversos turistas na vida real, é um excelente local para se visitar devido ao seus inúmeros decks de observação para ter uma visão panorâmica
da Metrópole. No jogo, é palco de um dos eventos principais onde cabe ao jogador derrotar ou não um demônio para libertar Shinjuku do mesmo. Mais tarde em um New Game+, o jogador pode enfrentar um dos difíceis Chefes opcionais do jogo em uma Quest. Caso queira ler mais sobre ele pode fazer isso aqui
Terminando a área principal de Shinjuku, vamos a próxima, o Parque!

                                          Shinjuku National Park

Aos arredores de Shinjuku se encontra seu Parque. Conhecido como "Shinjuku Gyoen National Park" , é um dos maiores pontos de turismo de Tóquio.

No jogo, são dois locais pequenos mas que mantem boa parte do que a sua contraparte real possui. A Atlus deixou um efeito nas árvores do jogo em que de longe, elas ficam rosadas, passando a imagem das cerejeiras que existem nas árvores do parque real. As pontos de transiçao entre as áreas do parque também foram mantidas e refeitas de forma muito boa como pode ser visto a comparação na foto. A grande queda d'agua que se encontra na região Oeste do Parque, no Water Plaza também foi refeita de forma muito bonita e fiél como pode ser visto na segunda imagem de comparação.

Na terceira foto temos a comparação mostrando que a Kagome Tower não é algo criado somente da imaginação da Atlus, ela é inspirada aparentemente pela Docomo Building, localizada aos arredores do Parque. Semelhanças com o Edifício e a Kagome Tower também existem. Diferente de muitos edifícios de Tóquio, ela não é aberta para turistas, imitando o fato de que a Ashura-Kai no jogo não deixa qualquer um entrar na Torre. Além de que a Docomo Tower aparentemente tem parte de sua iluminação retirada de energia solar, outro fato similar com a Kagome Tower já que o local tem um interior de outro mundo e ao entrar nas salas para resgatar algumas pessoas durante uma das missões do jogo, as mesmas estão com uma forte iluminação, solar que não é visto que Tóquio estava selada durante aquela parte do jogo, mas é deveras
interessante e notável. Mais sobre o parque pode ser lido aqui.
Vamos agora a próxima área do jogo!

                                                     Ikebukuro

Nossa próxima área é Ikebukuro.
A Cidade se encontrada totalmente devastada no jogo e a Ashura-Kai não mais protege humanos na mesma devido a taxa de pessoas ser pequena para eles. Mas ainda assim, muito dela foi mantido, vamos as partes de destaque.

Descendo um pouco da via temos nosso primeiro local, o Animate de Ikebukuro. Tendo o nome de Animete/Anim8 no jogo (diversos locais tem nomes alterados para direitos autorais não serem quebrados), ele não tem tanta importância assim mas dá ao jogador Relics como 1 e 2-Star Leisure que vem por Model Kits e Guitarras, provavelmente itens que são fáceis de se encontrar no lugar.

Mais em frente em Ikebukuro temos agora a entrada Leste da estação.
A avenida está totalmente corroída pelo veneno que cobre Ikebukuro, mas ainda assim podemos notar que ela é totalmente idêntica a real, até as janelas do prédio da Seibu podem ser vistas e comparadas entre as duas fotos além das barras de ferro que separam as duas mãos da rua.

Voltando ao início da área, temos o Edifício Sunshine 60, um dos maiores prédios de Tóquio. Não tendo muito uso no jogo, somente para dar uma foto para o jogador completar uma Quest, na vida real ele é um prédio com diversos estabelecimentos. De restaurantes a lojas, a creches e centros de saúde. Ele é tão grande que no jogo só é possível vê-lo completamente do mapa do mundo. Leia mais sobre ele aqui.
Com Ikebukuro visitada, vamos agora a nossa próxima área do jogo, uma bem famosa.

                                                                  Shibuya

Shibuya é provavelmente um dos bairros mais populares de Tóquio. Aparece em diversos Animes e jogos que mencionam Tóquio. Em Shin Megami Tensei IV, ele não podia ficar de lado. Vamos agora aos destaques do lugar.

Nosso primeiro ponto não podia ser nada mais nada menos do que o Shibuya 109. Possuindo outras lojas, mas a de Shibuya sendo a mais velha de todas (construída em 1979) é um dos edifícios que mais aparecem em Animes e jogos quando se fala de Shibuya. No jogo,
ele não é muito importante sendo apenas ponto de Relic  que dá itens como 3-Star Clothing e 2-Star Cosmetics que vem por casacos e manicures. É dito que sua estrutura é feito de forma com que os consumidores façam um loop no local, vendo todas as lojas do mesmo.

Avançando mais chegamos ao Shibuya Dogen-zaka. Famoso por ter diversos clubes de Karaokês e clubs noturnos. É notável o fato de que no jogo, o Club-Milton da Ashura-Kai ficar bem neste lugar já que como podemos ler ele é famoso por esse tipo de estabelecimento. As semelhanças são muito boas, principalmente pela carinha do Pac-Man ali, fazendo ele um dos lugares mais fáceis de se reconhecer.

Mais pra frente temos a loja Tokyu-Hands de Shibuya na área Inokashira-dori. Mais um dos locais sem muita importância no jogo mas que é um dos mais bem detalhados como se pode ver na imagem. A Tokyu Hands é parte de uma linha de diversas lojas. Ela tem um foco em
produtos para casa como mobília, iluminação, ferramentas entre outros, o que explica as Relics que se pode conseguir nela; 3-Star Furniture e 2-Star Furniture que vendem por Tapetes, Racks e Gabinetes. Você pode ler mais sobre ela aqui!
Com Shibuya terminada, vamos ao próximo destaque!

                                                       Mapa do Mundo

O mapa do jogo é enorme e fácil de se perder para muitos. Eu não reparei muito nele, tentei até fazer pesquisas para comparar ele com o mapa real de Tóquio mas não obtive muito sucesso, então peguei apenas 2 locais que são extremamente parecidos com o real e a retratação no jogo, mostrados abaixo.

Mostrado na foto estão dois locais: A Mori Tower e a Torre de Tóquio. Ambas retratadas de formas muito fiéis no jogo. A Mori Tower servindo de local onde Tayama o aguarda no jogo e também servindo como o maior edifício de Tóquio. A torre de Tóquio no entanto não tem
tanta importância mas é bem popular na vida real, servindo de local para observação da Metrópole para diversos turistas tanto durante a noite quanto o dia. É um ponto de Relic no jogo e tendo a entrada para as regiões de Toyosu e Tennozu ao seu lado. Muito mais sobre
ela pode ser aprendido aqui ó!
Vamos agora para a nossa área final!

                                                            Ginza

Chegamos em Ginza finalmente, esta sendo uma área totalmente opcional no jogo para o jogador. Ginza é o bairro dos ricos em Shin Megami Tensei IV, local onde o poder é julgado através do quanto você pode gastar. Para explorar toda a área, o jogador deve estar disposto
a gastar belos 200k Macca.

Nosso primeiro local de destaque é o Ginza Kabuki-za Theatre localizado na Central Way-A no jogo. As semelhanças dele com a sua contraparte são muito boas e extremamente detalhadas. No jogo é onde podemos conseguir boas Relics de preço alto enquanto na vida real, ele é palco de diversas peças interessantes. Você pode ler mais sobre ele aqui!

E partindo do Teatro, vamos Harumi Way-B que nos leva a loja Louis Witton. Conhecida como Louis Vuitton na vida real, ela é palco de uma das Quests do jogo onde precisamos tirar um foto da entrada além de proporcionar Relics ao jogador como 4-Star Clothing que ao
serem vendidas dão itens como Saltos Altos. É notável esse tipo de Relic pois a Louis Vuitton é famosa por produzir produtos como bolsas, casacos e sapatos de qualidade fina.

Da nossa loja de grife vamos agora a área principal que dá acesso as outras sessões de Ginza e assim observamos a Wako Clock Tower. A semelhança mais notável é provavelmente o grande relogio na parte de cima da Torre, fazendo dela uma construção muito fácil de reconhecer. Sem significado na história, dá ao jogador Relics como 3 e 2-Star Clothing que vendem por Sweaters e roupas de baixo, artigos fáceis de se encontrar na Wako Tower visto que ela também é um dos diversos edifícios de Tóquio com lojas para os consumidores.

Eeeeeeeeeeeeee é isso aí pessoal!
Deu trabalho fazer isso por alguns motivos chatos. Uma foi por conta do Firefox ter dado crash enquanto eu escrevia ele assim me fazendo perder todo o conteúdo e outro por conta das diversas pesquisas que tive de fazer sobre os locais. Mas valeu muito a pena!
Espero que vocês gostem e até a próxima! Agora eu vou dar uma descansada assim como o Issachar e o Flynn...

Vejo vocês na próxima!

Shin Megami Tensei IV

Platform: Nintendo 3DS
637 Players
336 Check-ins

64
  • Micro picture
    pauloaxel · over 5 years ago · 6 pontos

    Nem ligo pra série mas o artigo pareceu tão bem feito que dei like e republiquei, espero que faça tanto/mais sucesso quanto os artigo lixo que ficam famosinhos por aqui kasçjasjd

    1 reply
  • Micro picture
    zir0 · over 5 years ago · 4 pontos

    esse dia foi louco

  • Micro picture
    nakero · over 5 years ago · 3 pontos

    Uau! Que legal @katsuragi, essa pesquisa deve ter sido dificil x.x
    bora fazer analises dos mitos e historias dos demônios de smt? XD

    12 replies
  • Micro picture
    mach · over 5 years ago · 3 pontos

    que post maravilindo *-* @nakero

    1 reply
  • Micro picture
    mach · over 5 years ago · 3 pontos

    AFFF, NAKERO JA TA AQUI, TNC

    2 replies
  • Micro picture
    zir0 · over 5 years ago · 3 pontos

    + serio deve se muito loko pra kem mora em tokyo ve sua cidade emcaropitada

    5 replies
  • Micro picture
    mutux · over 5 years ago · 2 pontos

    Outro jogo legal de fazer isso é o The World Ends With You

    2 replies
  • Micro picture
    emphighwind · over 5 years ago · 2 pontos

    Tokyo de SMTIV realmente é bem feita

    1 reply
  • Micro picture
    jcelove · over 5 years ago · 2 pontos

    You are a TRUE SMT IV fan "man"!!!!hehehe
    Parabéns, ficou show. Deve ter dado um atrabalhão pesquisar tudo e catar as imagens do jogo pra comparar. Deu mais vontade de jogar SMT IV algum dia.

    2 replies
  • Micro picture
    katsuragi · over 4 years ago · 2 pontos

    @juninhonash talvez tu goste de ler isso daqui.

  • Micro picture
    rafaelseiji · about 4 years ago · 2 pontos

    Bem legal o post @katsuragi, ja estive em vários desses lugares que foram citados hehe

    3 replies
  • Micro picture
    shadowofheart · about 4 years ago · 2 pontos
Keep reading → Collapse ←
Loading...