Tears to Tiara
Platform:
PC
4
Players
2
Check-ins
Acabei de cadastrar a versão PC de Tears to Tiara. Apesar de ser um jogo de 2005 e suas sequencias estarem cadastradas, essa versão não estava. Bem, eu baixei hoje esse jogo com a tradução para o inglês e logo sou agraciado com essa belíssima abertura estilo anime:
Que música linda, não acham?
Enfim, o que é Tears to Tiara? Bem, acredito que poucas pessoas conhecem esse RPG, apesar de ter alguns check-ins no II de PS3. Ele ainda é bem obscuro.

Enfim, esse é um RPG tático, que aliás mistura elementos de ação e turnos ao mesmo tempo, o que é bem interessante e de fato é um diferencial dele. E ainda por cima tem sua parcela de visual novel eroge (ele não é um jogo hentai, longe disso, mas tem umas cenas assim, quem conhece visual novels sabe que tem muitas cujo foco não é nem o romance mas tem cenas assim).
Ele foi lançado em 2005 pela proditora Leaf apenas no Japão, mais fãs traduziram o jogo para o inglês. E o jogo teve um remake para o PSP e PS3 em 2008 chamado Garland of the Earth todo em 3D. Sim, esse usa sprites.

Apesar das adições ao mapa e história, tivemos as obvias remoções da parte eroge e mudanças na jogabilidade que ao meu ver tornaram o jogo mais um tatical RPG puro, tirando sua originalidade e graça. E tivemos outras duas sequencias, um anime e mangá baseados na série, e ainda participações dos personagens no jogo de luta Aquapazza: Aquaplus Dream Match. Mas enfim, quem liga? Vamos falar a versão PC.

O enredo começa 1.200 anos depois que o Demon King Arawn foi selado, um sacerdote da "Holy Empire" então conspirou para liberá-lo, usando a jovem oráculo Riannon como um sacrifício. No entanto, o aparecimento de Arthur irmão de Riannon, tentando salvar sua irmã, colocou seu plano em perigo. Entretanto no caos que se segue, Arawn é involuntariamente liberado por Riannon. Então começa ai começa a história...

O jogo é totalmente dublado em japonês, com vozes para todos os personagens, aliás tem muita história e muito diálogo (mas muito mesmo), afinal tem sua parte VN (e japonês ama uma conversa afiada), por sorte existe o botão skip. E a trilha sonora dele é excelente diga-se de passagem.

E o gameplay que é o que interessa? Basicamente antes do inicio das batalhas você escolhe e posiciona seu time estrategicamente. Assim você pode fazer ações como andar, batalhar, usar magias,itens, etc... Enfim, parece um tatical RPG comum não é? Mas as batalhas são travadas no mano a mano, quase que em tempo real, só pausa na hora que você está nos menus de ação. Se tu ficar parado vai apanhar, é um desafio coordenar tantos personagens. Mas se tu só quer curtir a história coloca Very Easy e vai tudo no Auto que o PC faz tudo.
Enfim, explicação resumida, quem curte o gênero RPG principalmente tático deve curtir demais o jogo, bom, mas desconhecido. Eu vou jogar mais um pouco dele com tempo.
e trabalhoso
Que massa, sk em todo indieverso.hehe