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  • jotagabe João Gabriel Soares Silva
    2016-03-23 01:08:32 -0300 Thumb picture
    jotagabe checked-in to:
    Post by jotagabe: <p>Ohh man... Alguem me dá &nbsp;a imagem dessa cap
    Chrono Trigger: Crimson Echoes

    Platform: SNES
    28 Players
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    Ohh man... Alguem me dá  a imagem dessa capa que tá aqui na Pagina do Alvanista, aprece que ta muuito boa

    1
  • jotagabe João Gabriel Soares Silva
    2015-11-08 23:02:27 -0200 Thumb picture

    A Sugestão e o Ambiente em Dark Souls

    Medium 3192469 featured image

    Na infância Hidetaki Miyazaki amava ler livros de fantasia medieval, mas havia um problema: ele não dominava a lingua inglesa, não podia compreender todas as linhas, então para cada lacuna na estória ele jogava uma boa dose de imaginação. Aquelas estórias, mais do que quaisquer outras, agora eram dele também.


    Como diretor da franquia Souls ele tentou recriar essa experiência em um jogo de RPG adaptado em um cenário de fantasia sombria: a estória nunca é contada diretamente, um diálogo aqui, a descrição de um anel ali, uma estátua que deveria estar ali mas não está, a arquitetura das construções... A estória está lá, sempre esteve para você descobrir, ela simplesmente não te pega pela mão, você pode percebê-la ou não.

    Em listas de jogos que seriam manifestções artísticas eu sempre encontrei Braid, Journey e Shadow of the Colossus, tais listas eram extensas e diferentes demais para serem meras cópias: tais jogos apelavam para um senso artístico não por que se propunham ao belo, mas por que brincam com a percepção e com a ignorância do jogador por o colocarem no meio de história a qual ele não sabe o começo. Você sabe que está em um cenário que veio bem antes de você, sabe que algo aconteceu mas não sabe exatamente o que e o porquê.
    Muitos jogos forçam o jogador a explorar o ambiente adicionando vários colecionáveis. Em dark souls a dificuldade extrema, aliada ao clima pesado e depressivo de fantasia sombria e ao sentimento de perda já bastam para que cada passo seja dado de cada vez. É neste sentido que o mapa pequeno e entrelaçado de Dark Souls é muito maior que os 40km² de Skyrim que foi lançado no mesmo ano.

    Some-se à falta de trilha sonora: com exceção dos bosses em Dark Souls você escuta apenas o som do seu próprio passo - é realmente uma experiência única andar pela terra devastada de Dark Souls, - o nível de imersão é intenso e onipresente, o stress é constante. É uma obra de arte que mostra que a sugestão pode ser usada como personagem , que o velho embate entre chama e escuridão pode ser tratada de forma sóbria e escapar de clichês, e que a solitude pode ser um perfeito tempero para a imersão.

    XXXXXX

    E eu que achava que nunca iria usar aquela velha verdade da literatura que me foi passada no ensino médio: Para compreender uma obra deve-se compreender primeiro a biografia do autor...

    Dark Souls: Prepare to Die Edition

    Platform: PC
    1934 Players
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  • jotagabe João Gabriel Soares Silva
    2015-05-22 09:22:59 -0300 Thumb picture
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    Post by jotagabe: <p>O Bátma da Terra Média =D</p>
    Middle-earth: Shadow of Mordor

    Platform: PC
    989 Players
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    O Bátma da Terra Média =D

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  • jotagabe João Gabriel Soares Silva
    2014-02-23 19:33:25 -0300 Thumb picture
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    Post by jotagabe: ehhh.... viciante pra caralhoooo
    The Elder Scrolls V: Skyrim

    Platform: PC
    16974 Players
    902 Check-ins

    ehhh.... viciante pra caralhoooo

    2
  • jotagabe João Gabriel Soares Silva
    2014-02-22 10:24:05 -0300 Thumb picture
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    Post by jotagabe: O mais difícil do SNES
    Mega Man X3

    Platform: SNES
    4513 Players
    91 Check-ins

    O mais difícil do SNES

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      jotagabe · over 5 years ago · 0 pontos

      O X2 é infinitamente mais fácil que o X3... se colocassem o mega man do x2 um pouco mais apelão ele saia da tela e matava o programador..... sem contar que as fases do X3 são muuuuito mais longas...u.u

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