A violência e o video game nos anos 1990 - meu TCC em História :))))))
É com muita, mas muita alegria mesmo que volto pro Alvanista hoje podendo dizer que finalmente tô formado e livre do TCC hahaha
Mas porquê eu to falando disso aqui? Bom... para quem não me conhece - que é provavelmente todo mundo - acabei de me formar em História e produzi um trabalho final com uma temática que pode interessar ao pessoal daqui. o TEMA/TÍTULO é:
A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: Diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992).
Num mais breve possível resumo, se trata de uma investigação a respeito da construção da violência no video game em que me amparei na audiência pública de 1993 que abordou o mesmo tema e gerou o hoje conhecido ESRB. Essencialmente, o que busquei fazer é fugir do que é quase sempre questionado, ou seja, "os efeitos dessa violência" e pesquisar sobre como essa violência passa a existir de início, o que a inspira e possibilita que esta tome corpo.
Algumas das perguntas que levando e busquei oferecer uma das possíveis respostas são:
- quem é compreendido como "público alvo" do video game no momento da investigação
- como surge a associação entre o video game e o público infantil
- qual a diferença de tratamento e mentalidade sobre o universo do Arcade e do console de mesa - e o porquê dessa.
- quais são os diálogos entre a mídia interativa - palavra bonita pra não repetir video game outra vez - e as demais indústrias do momento que passavam por discussões similares no que diz respeito à violência (cinema, música, histórias em quadrinhos, televisão)
- e por fim: qual o papel do desenvolvimento tecnológico computacional no possibilitar da existência de tipos específicos de violência nos jogos (como o realismo)
Sim... é uma escrita acadêmica e ela busca levar em consideração o fato de que uns dos que vão ler - se alguém realmente ler kkkkk - possa não ter conhecimento de fato sobre "o que é o video game", mas me esforcei ao máximo para não tornar a leitura um "pé nos trem" haahahaah.
No mais, críticas, sujestões, dúvidas ou qualquer outra coisa, só passar a call s2
Quem se interessar, segue o link:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23329
ou direto:
Parabéns pela conquista! E uma abordagem bem interessante do tema.
Muito interessante, parabéns pela graduação!