2020-10-22 10:47:13 -0200 2020-10-22 10:47:13 -0200

"Cameras fixas não servem mais" Shinji Mikami.

Single 3834107 featured image

Mikami recentemente em uma entrevista a um canal do youtube: "Câmera fixa não serve mais". Mas ao dizer isso ele acaba citando não somente câmera fixa.

 Câmera fixa é um estilo artístico e único, e da uma experiencia que nenhum outro estilo de câmera traz. Ali eu senti a verdadeira imersão dentro de um jogo. Eu já citei varias vezes sobre isso, de que tudo nos games sempre serve, essa frase se encaixa perfeitamente "No universo nada se perde, tudo é reaproveitado". Eu usaria essa frase com perfeição nos videogames. 

Nenhum estilo de game fica velho, no entanto estamos sendo educados pelas empresas que X estilo é o único bom e o resto é velho e não deve ser usado. O que isso resulta? em jogos sempre com as mesmas mecânicas, estilos de câmeras totalmente iguais, é como se todo jogo fosse uma DLC de outro jogo. E um profissional, abrir a boca e dizer "câmera fixa não funciona mais" é estar dizendo que varias outras coisas antigas que podem ser reaproveitadas, não funciona mais, é como se dissesse que você não deve mais jogar Street Figher 2 pq é velho e quadrado, jogue sempre o Street Fighter mais novo que está mais moderno e cheio de tranqueiras que diz os desenvolvedores "Inovar".

RPG de turno deve ser esquecido, porque hoje tem os Action RPGs e são melhores que RPGs de turno. Jogos PixelArt não devem ser jogados porqque é algo velho e devem ser esquecidos, jogue apenas os jogos em 3D da ultima geração. "Ninguem quer jogar jogos de ficar pulando em plataforma e resolvendo puzzles, querem jogos de tiro e ação realistas" mas, e a frase "reaproveitar"? Imagine se quem fez Crash e Ratchet Clank pensasse dessa forma? Estas duas perolas nunca teriam saído.  

Mas eles simplesmente fizeram um trabalho incrível nesses dois games mostrando que jogos de plataforma 3D e jogos de aventura mais cartunescos como tinha no PS1 ainda tem espaço nessa geração. Quando Shinji Mikami e outros dizem "Câmeras Fixas Não Servem Mais" é isso que está afirmando, que tudo que foi de gerações passadas não devem mais ser aproveitado, não pode ser reaproveitado e transforma a geração atual em algo em minha opinião saturado, já que todos ficaram tao acostumados com esse estilo padrão atual, que as desenvolvedoras não irão se arriscar a fazer algo como um Beat m Up, ou um RPG de turno, ou RPG de estrategia, ou tantos outros estilos que já ficaram "desvalorizados" e raramente vemos hoje em dia por empresas grandes. Inovar é interessante, mas videogame é algo para entreter e divertir, é algo atemporal. 

Mas as desenvolvedoras estão tirando isso. A prova disso é que jogos antigos ainda são jogados e repetidos infinitas vezes, mas que sempre tem aqueles jogadores que queriam ver algo naquele estilo e que será meramente um sonho. "Jogue apenas jogos atuais, os passados não servem mais e são meras lembranças" isso que se diz quando fala "tal estilo não serve mais." Não é atoa que Resident Evil está incrivelmente perdido em sua essência.

Resident Evil

Platform: Gamecube
1998 Players
41 Check-ins

35
  • Micro picture
    neilson1984 · about 1 month ago · 1 ponto

    Ele próprio mudou o RE completamente e virou outra coisa e agora vem de onda? Eu era muito fã de Shinji Mikami, mas depois dessas indagações dele caiu no meu conceito também, como eu disse no meu video tempos atrás RE de verdade morreu faz anos isso ai que está na praça nem RE é mano!

    1 reply
  • Micro picture
    andrexdl23 · about 1 month ago · 2 pontos

    Acredito que há um equivoco na interpretação do que ele disse. Não quer dizer que camera fixa não serve mais, mas sim que é um dos casos de algo que envelheceu muito mal.
    E só porque ele citou especificamente esse gênero, não significa que ele validou isso pra todos, até porque, como você citou, tem gêneros antigos que nem envelheceram, como os games de luta em 2D, plataforma e etc. Sem contar que esse estilo de camera surgiu mais de uma limitação e necessidade do que algo "artístico".

    Mas a respeito de sua opinião (e partindo da minha agora) tem um ponto excelente que você comentou. Nada é descartável, desde que haja uma evolução da mesma. Camera fixa ainda funciona sim, desde que tenham controles bons (remaster do remake do resident 1/0), até mesmo until dawn. Se o pai do resident citasse apenas jogabilidade tanque, acho que causaria menos burburinho, haha.

    3 replies
  • Micro picture
    jongamezon · about 1 month ago · 1 ponto

    o que deu a entender eh q ele nunca gostou

  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 2 pontos

    Ele não está errado. Certas coisas podem ser melhoradas. Mas nem por isso precisam ser abandonadas. Tanto que temos esse boom de nostalgia atualmente, onde jogos metroidvania e remakes fazem sucesso. Um jogo de horror com as câmeras fixas ainda pode ter sim, o seu espaço.

    6 replies
  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 1 ponto

    A gente precisa se atentar para a dura realidade: O MERCADO É CRUEL
    E no caso de RE em específico, o que o Mikami e a Capcom quer dizer à nós fãs mais antigos da franquia é o seguinte: nós agradecemos por todos vocês em ter nos apoiado e feito com que RE se tornasse um sucesso mundial nos games, e para demonstrar essa gratidão eventualmente estaremos lançando material mais palatável aos senhores. Entretanto o que precisamos e queremos de verdade é atrair novo público, principalmente àquele ainda não muito acostumado a videogames.

    O mercado é cruel, meus amigos. A Capcom infelizmente já chegou à conclusão de que não irá sobreviver tendo como principal política agradar os fãs mais velhos - pelo menos o veredicto lá dentro parece esse. Todas as gerações antigas tiveram sua importância, mas hoje são descartáveis. Isso vale também para aquela turma que iniciou a jogar no 4 (que é um game excelente dentro do que se propõe) e foi até o 6 pensando que a verdadeira essência, a gênese de RE é aquilo. O que vale mesmo é a geração atual e as que estão por vir.

    2 replies
  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 1 ponto

    Jogos como o Crash Bandicoot, mesmo que tenha encarado um hiato na sétima geração e só retornado no final da atual, jamais irão morrer porque não captam apenas os mais saudosistas, mas principalmente toda e qualquer criança abaixo dos 10 anos de idade, no mínimo. Com esses gráficos então, nem se fala.

    2 replies
  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 1 ponto

    Outro fator importante: essas decisões praticamente unânimes da indústria passam muito pelos nossos pedidos de REALISMO nos games. Cada vez mais.

    Nos anos 90 as exigências eram outras e bem menores. Hoje em dia o que se pede é inteligência artificial quase humana, diversificada e sem defeitos, gráficos que nos façam criar dúvidas se aquilo apresentado na tela é um game ou um filme em que controlamos pessoas reais de carne e osso e etc.

  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 1 ponto

    O primeiro RE envelheceu mal; as duas sequências não. Com a mecânica atual é complicado meter um estilo tanque que agrade um público vasto. Eu mesmo que joguei recentemente o remake (e adorei) fui obrigado pela primeira vez a movimentar na base do analógico, pois uma vez que a mecânica giratória não era a mesma do play 1, jogar pelas setinhas compromete pra cacete a experiência; é melhor ficar correndo e se confundindo o tempo todo do que manejar com dificuldade um pequeno "robô".
    Não acho que isso impossibilite a realização de outros grandes jogos em câmera fixa, muito pelo contrário, pois agora as imagens pré-renderizadas tem toda condição de ganhar mais vida e se tornar um atrativo a mais. A problemática aí é que assim acaba indo de encontro ao tal do realismo, e esses grandes executivos aí não parecem muito dispostos a colocar a diversão em muitos patamares acima da simulação de realidade.

  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 1 ponto

    Ah, e gostei de você ter colocado um frame de Urban Reign. Adoro esse jogo.

Keep reading → Collapse ←
Loading...