2019-04-13 12:57:41 -0300 2019-04-13 12:57:41 -0300

Campeonatos de jogos de luta sem DLCs/desatualizados

Single 3715694 featured image

Na era dos DLCs, está cada dia mais difícil fazer campeonatos de jogos de luta. E desta vez, não estou falando de ter uma estrutura, regras e até uma boa premiação, falo de ter jogos atualizados, com todos os personagens disponíveis e todos os patches até o momento.

O maior problema e que os jogos são lançados "incompletos" e nem sempre quem organiza consegue disponibilizar os DLCs para atender a todos. Street Fighter V por exemplo veio só com 16 personagens, o restante são DLCs pagos.
Todos querem jogar com seus personagens favoritos e nem sempre são os que foram lançados com o jogo e geralmente fica bem caro deixar o game completo.

Por isso temos muitos campeonatos com jogos incompletos e desatualizados.
Entendo ser uma situação complicada:
Fazer o campeonato, mesmo sabendo que a experiência não será completa e satisfatória para alguns ou simplesmente não fazer e não dar oportunidade de uma cena local aparecer ou crescer?

Das duas uma. Eu ainda prefiro a primeira opção por pior que possa ser não ter seu personagem favorito na tela de seleção.

Se bem trabalhado o campeonato pode melhorar no futuro. Se for feito por pessoas que tem uma boa noção dos games e tiver o intuito de melhorar essa deficiência, a coisa pode mudar. Se a comunidade que gosta desses jogos, as o invés de só criticar dar apoio, são grandes as chances dos próximos campeonatos serem melhores nesse aspecto.

É preciso, na medida do possível, atender as necessidades dos jogadores. Sem a participação deles nada acontece. Mas existem situações que fogem completamente das nossas mãos.
Quantos campeonatos deixaram de ser feitos por conta desse dilema?
As vezes conseguimos contar com membros da comunidade com jogos completos, mas nem sempre podemos contar com isso.

De qualquer forma, ao fazer um campeonato, sem dlcs ou patches, pelos motivos que foram citados aqui, você contribuirá para que os jogos de luta, pelo menos, sobrevivam diante de tantos outros gêneros existentes no mercado.


37
  • Micro picture
    diogoskark · 7 months ago · 4 pontos

    OK ser contra DLC, mas querer aplicar isso em campeonato não me parece muito inteligente, visto que comunidade já não é muito grande, fazendo isso vai dividir ainda mais.

    1 reply
  • Micro picture
    vante · 7 months ago · 3 pontos

    Dlcs tem que acabar. Sdds de quando os jogos vinham completos e não tinha que ficar comprando expansões e talz.

    1 reply
  • Micro picture
    johnny_bress · 7 months ago · 2 pontos

    no final das contas o jogo pode chegar a sair por uns 500 mangos rs

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · 7 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    juninhonash · 7 months ago · 2 pontos

    Cara... permita-me discordar EM TUDO.

    Primeiro de tudo, vamos por partes: o preço de um jogo seja ele de qual gênero for, aumenta ano após ano por motivos básicos como programação, plataformas disponíveis, online, servidores e etc, hoje em dia com coisas como plataformas mais modernas, maior resolução e outros fatores, o valor sobe muito. Porém, jogos de luta não tem mais a cultura do Arcade pra se escorar e ter dinheiro até a versão de console sair. Muito pelo contrário, são raros os casos como Tekken 7 onde uma versão de Arcade saiu antes.

    Então, a solução é: num gênero onde cada vez menos pessoas jogam, a ideia é simplificar a abertura do jogo e estender a vida útil dele. Com isso somado aos valores altos, temos DLC's, onde em vários casos são de graça como Skullgirls no começo, SFV, Tekken Tag 2 mas a conta precisa fechar e em muitos casos é necessário gastar mesmo.

    SE o jogo tivesse o nível de gente jogando que um Fortnite da vida tem, talvez até seu pensamento estaria correto, mas não, é um gênero cada vez menor, SF4 ressuscitou o gênero mas nem de longe faz o mesmo impacto que fazia anos atrás. Hoje em dia cada erro grave no jogo precisa e PODE ser solucionado, diferente de antigamente, onde um erro vinha no jogo e pronto, quando dava sorte de uma franquia grande ter o mesmo jogo com leves adições e correções como Mortal Kombat ou Street Fighter, era vantagem. Muitos jogos nasceram com muitos problemas e assim ficaram.

    Esse argumento seu, não só não faz sentido por manter um jogo desatualizado e com possíveis problemas nele, como ignora o fato de quem só conseguiu jogar/gostar se adaptar ao DLC que veio tempos depois.

    Em épocas recentes, onde cada vez menos gente joga os jogos de luta, sem algo pra ficar ali, alimentando a vida do jogo de tempos em tempos, ele simplesmente vai e morre. Pode ver como mesmo os jogos da NeatherRelms mesmo sendo ótimos em muitos sentidos, são pobres de balanceamento, tem competições que desaparecem em poucos meses e o MK11 JUSTAMENTE BUSCA RESOLVER ISSO. Mesmo com tudo que ele tem, fizeram 3 testes de estresse de servidor, jogadores competitivos estão ajudando no rumo do balanceamento e já confirmaram duas temporadas antes de qualquer coisa. Pra negada não desanimar dos campeonatos, e inclusive vai ter apoio financeiro da NR.

    Tanto que removeram coisas dos dois jogos anteriores em prol de um balanceamento, pra que o jogo seja bom e durável. Doa a quem doer, casual só rende pro jogo nos primeiros meses, mas quem faz o jogo SOBREVIVER anos e anos é o competitivo.Pode ver como Under Night ta aí faz 5 anos e negada finalmente ta vendo o jogo com bons olhos porque as competições sempre tinham gente pedindo por ele, forçando a entrada dele e temos ele no line-up principal da EVO.

    2 replies
  • Micro picture
    artoriasblack · 7 months ago · 2 pontos

    Bom o seu texto e concordo com ele. nada a ver fazer personagens que estavam desde o primeiro jogo para serem DLC. em Street Fighter, eu entendo o G, Falke e até o Cody Prefeito. mas porque o Sagat, que estava desde o PRIMEIRO jogo da série, que é injogável hoje em dia não está no Rost de personagens? por isso que sempre falo: quando a versão" Super Ultra Giga Chimbauhaumba " com TODOS os personagens disponiveis, aí sim vale a pena a compra

  • Micro picture
    pauloaquino · 7 months ago · 2 pontos

    Até pra essas coisas DLC é um saco.
    Bom mesmo era quando não tinha essa mania de se fazer DLC pra tudo.

    Se pelo menos elas fossem puramente cosméticas...
    Mas não!

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...