You aren't following jisaac.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • ederstk Eder Vieira
    2015-10-21 13:30:20 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Pixel Art

    Medium 3180748 featured image

    Olá Humanos e não-humanos do Alvanista! Hoje estarei mostrando alguns sites úteis para quem quer desenvolver jogos estilo retrô ou sua própria versão de um jogo existente.

    Ah, que bons tempos em que eu sentava de frente pra minha TV de tubo pra jogar Atari 2600, Master System, SNES e tantos outros. Na época, os gráficos não importavam, mas a diversão sim! Saudosos tempos em que jogava Pac-Man, Sonic, R-Type, Super Mario... É claro que os tempos mudaram e as coisas não estão ruins. É até legal ver essa evolução toda!

    Posso dizer que eu vi toda essa evolução desde o Atari até o PC 4K.

    Mas chega de papo, ou vou chorar aqui daqui a pouco, vamos ao assunto do post de hoje! :)

    Falando de Sprites, vamos começar com eles!

    O primeiro da lista que eu recomendo é o The Sprites Resource

    Site muito bom e bem organizado. Peca apenas por não exibir todos os jogos de uma vez em ordem alfabética. Mas lá você encontra até jogos que você nem saberia que existiam para determinado console! Foi assim que descobri que existe RPG Maker para GameBoy Advance (!)

    O segundo se trata da música... Ora, a não ser que queira criar um jogo estilo cinema mudo, você vai precisar disso, né? xD

    O site Video Game Music Archive possui uma vasta coletânea de trilhas sonoras de diversos jogos (somando 30 mil na hora que escrevo este post). É um bom começo pra vc se inspirar :)

    Ok, temos os gráficos, temos a trilha sonora... E a personalidade os personagens? Eles também têm o direito de ter voz! E, por isso mesmo que eu indico este site: The Sounds Resource

    Lá você encontra tanto vozes quanto efeitos sonoros de diversos jogos, mas ele sofre com o mesmo mal de organização do primeiro site, infelizmente.

    Bem, por hoje é só. Depois irei criar outro post sobre resources para jogos em 3D, bem como algumas ferramentas! Até lá!

    UPDATE: o nosso amigo @riki_samejima deu uma ótima dica para cenários. Confiram o site VGMaps.com muito bom!

    Se gostou, deixe uma vida e compartilhe para quem está no ramo tb! :)

    @leosouza @rks @jonatasbermudes @riki_samejima @matheusps92 @pauloaxel @xow @knuxbbs @firerockbird @andre_luiz

    134
    • Micro picture
      riki_samejima · about 4 years ago · 3 pontos

      Eu uso esse pra cenários: http://www.vgmaps.com/

      1 reply
    • Micro picture
      matheusps92 · about 4 years ago · 3 pontos

      Show de bola \o/Enquanto a gente fica empacado pra criar os nossos personagens já dá pra usar alguns prontos pra ir praticando. Provavelmente vou usar alguns daí enquanto a minha protagonista não ganha forma xD

      5 replies
    • Micro picture
      rks · about 4 years ago · 3 pontos

      Sprites Resource é um lugar que visito com muita frequência, sempre estou la pegando algumas sprites pra poder estudar. Já os outros dois sites eu não conhecia, valeu pelas dicas o/

      1 reply
  • jisaac Isaac Alves
    2015-11-26 10:34:49 -0200 Thumb picture
    jisaac checked-in to:
    Post by jisaac: <p>Muito louco! Mega divertido descer a porrada em
    Guacamelee! Super Turbo Championship Edition

    Platform: PC
    203 Players
    63 Check-ins

    Muito louco! Mega divertido descer a porrada em caveiras do mal, ainda mais no multiplayer :D Cheio de referências e com bastante humor. Ps: Meus olhos estão doendo por causa de todas essas cores e iluminação :/ 

    2
  • jisaac Isaac Alves
    2014-12-24 18:45:33 -0200 Thumb picture
    jisaac checked-in to:
    Post by jisaac: <p>#img#[39404]</p><p>Pular em um abismo?</p><p>Cla
    Final Fantasy VI Advance

    Platform: Gameboy Advance
    1001 Players
    199 Check-ins

    Pular em um abismo?

    Claro! Por que não?

    6
  • miagi_mishima Níckolas de Aguiar Alves
    2014-11-26 16:42:24 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    O que realmente importa em um videogame?

    Medium 2919334 featured image

     Todos nós sabemos o que é um jogo. Todos sabemos se um jogo que jogamos é bom ou não, em nossa própria opinião. Mas para um jogo ser bom é preciso haver uma série de componentes que o façam ser bom.

      História - Para muitos gamers a história é a parte mais importante de um jogo, mas isso definitivamente não vale para todos. É a história que normalmente conduz o jogador, ela serve como o guia de um museu, está ali para mostrar o que há para ser apreciado. Na maioria dos games ela costuma ser a parte mais importante, pois tudo que acontece no game acontece por causa dela. Esse é o caso de jogos como Beyond: Two Souls, cujo foco quase único é o enredo. Não é um título que tenta conquistar os jogadores através dos clichês de ação, combate, tiroteios, mortes. Ele conquista o jogador pela emoção. Mas, por outro lado, existem jogos que não precisam e história para serem igualmente bons. Exemplos deste tipo de jogo seriam, por exemplo, Minecraft e Garry's Mod, que consistem em usar a criatividade, e diversos jogos cujo foco é o multiplayer, como CoD e Battlefield, que até tem história (ou pelo menos o modo história), mas não dependem ela.

      Longevidade - A duração de um game é definitivamente um fator importante. Ela faz é uma parte muito importante do custo-benefício de um jogo, porque, afinal de contas, não vale a pena pagar R$200,00 pra jogar só uma hora né? Exceto nos casos de jogos que seguem uma história que pode ser alterada pelas suas ações no jogo. The Walking Dead: The Game, CoD: BO 2, Beyond: Two Souls... eles têm uma história curta, mas parte da experiência do jogo está na emoção e nos diferentes rumos que podem ser tomados. Dragon Age: Inquisition é um jogo feito para que a experiência vivida por um jogador seja diferente da vivenciada por seus amigos. Mas este não se encaixa nessa "desculpa" pra ter baixa longevidade, o jogo dura de 40 à 150 horas.

      Gráficos - É incontável o número de gamers que julgam um jogo por seus gráficos. Até mesmo eu me encaixo um pouco nisso, basta ver uma imagem ou um trailer de um lançamento que eu já fico: "Cara, olha esses gráficos!". Mas este definitivamente não é um quesito válido. A consideração que nós temos com os gráficos muda com o tempo. Ou vai dizer que você não se impressionou com os gráficos de Shadow of the Colossus? Halo: Combat Evolved? Enfim, não são os gráficos que nos impedem de vivenciar uma experiência memorável. Mesmo que seja um jogo lançado para PS4 ontem.

      Música - Pode ser que muitos desprezem este tópico, mas é um dos mais importantes, Pode até ser que a trilha sonora sozinha não faça um jogo, mas é ela que dá a emoção no jogo. A música tem a função de deixar o jogador emocionalmente equilibrado com o personagem que ele controla. E é uma das partes mais memoráveis de um jogo. Ou vai dizer que não reconhece o tema de Super Mario? Mortal Kombat? The Last of Us? Skyrim? Shadow of the Colossus?

      Diversão -  Videogames são, além de uma forma de arte, uma forma de entretenimento. Não adianta o jogo ter 200 troféus/achievements e não ser divertido. Alguns caçadores até podem gostar, mas o público em geral não.

      Nenhum desses fatores sozinhos torna um jogo bom. Mas sim a sua união.  Pode ser que um ou outro não esteja presente, mas os outros fatores irão supri-lo. Quando tivermos todos estes fatores unidos em sua qualidade máxima, terá sido feito o último jogo de videogame, pois nada depois dele será o mesmo.

    Agradecimentos: Obrigado ao @jhonyfera, @victorlemes, @ultimatelucas por suas críticas de Beyond: Two Souls, que usei de base para meus comentários. 

    P.S.: Se leu até aqui dá uma olhada nos comentários. A melhor parte de um artigo é o debate que vem depois. É esse conflito de opiniões que deixa o artigo mais legal. Se discorda de alguma coisa que eu falei, comenta aí embaixo pra gente discutir melhor!

    67
    • Micro picture
      waterstill · almost 5 years ago · 6 pontos

      Eu acho que os gráficos são EXTREMAMENTE importantes, mas não do jeito que os gamers geralmente parecem entender XD Pra mim o que importa é como a estética é bem construída e os gráficos compõem a ambientação do jogo, e não se é super realista ou algo assim. Por isso acho os gráficos de alguns jogos 2D como Legend of Mana e Risk of Rain (e até Yume Nikki, feito no RPG Maker) muito mais bem realizados do que muito jogo 3D com gráficos realistas. Shadow of the Colossus, aliás, pra mim é um exemplo de jogo 3D com gráficos que funcionam super bem

      4 replies
    • Micro picture
      majimbuu · almost 5 years ago · 3 pontos

      Pra mim, a trilha sonora é muuuuito importante. Um game com fraca ost perde bastante o brilho.

      Mas logicamente, o q mais importa é a diversão: q sentido faz jogar sem se divertir?

    • Micro picture
      tenshi · almost 5 years ago · 2 pontos

      o mais importante para min é a história :)

      2 replies
  • harrylee Willian Lee Iwasaki
    2014-12-21 18:15:21 -0200 Thumb picture
    Thumb picture
    80
    • Micro picture
      seufi · almost 5 years ago · 3 pontos

      ôlá em casa...

    • Micro picture
      cosplay · almost 5 years ago · 2 pontos

      compartilhado na persona @cosplay

    • Micro picture
      riki_samejima · almost 5 years ago · 2 pontos

      Pra não perder o costume... Diliça!

  • rodrigomesquita Rodrigo
    2014-12-17 17:04:53 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Mega Man 27 anos - Acompanhe uma rápida retrospectiva da franquia.

    Medium 2939857 featured image

    Hoje Mega Man completa 27 anos. A franquia criada pela Capcom foi lançada no dia 17 de dezembro de 1987 no Japão e rendeu vários games em várias versões do robozinho azul.
    Não conhece bem a franquia? Acompanhe agora um pouco uma rápida retrospectiva dos jogos da franquia.

    Mega Man - A séria clássica.

    Desenvolvido para NES a série clássica conta o enredo baseado nos primeiros games da franquia Mega Man. Ao longo dos anos a série acumulou 11 games (contando com Mega Man & Bass) que foram lançados para diversas plataformas diferentes e até agora não concluíram o enredo do game.
    O Mega Man clássico também já apareceu em diversos spin-offs que vão desde jogos de futebol até corridas de kart. O primeiro game contou com um remake para PSP.

    Mega Man X

    Com o intuito de refazer o design de Mega Man que estaria passando do NES para o SNES, Mega Man X foi criado em 1993.
    O jogo se passa no futuro e, assim como a série clássica,  também não teve uma conclusão. 
    A série X contou com 8 games da série principal e outros spin-offs assim como o Mega Man clássico, também houveram vários ports para outras plataformas assim. Um remake do primeiro game da franquia também foi lançado para PSP.

    Mega Man Legands

    Mega Man Legends foi lançado em 1997 para Playstation e, diferente dos games anteriores, colocava o robozinho azul em um mundo totalmente 3D. O jogo se passa vários anos no futuro mas ainda assim no mesmo universo de toda a franquia e contou com 2 games e um spin-off baseado em uma das antagonistas chamada Tron Bonne.
    Um terceiro game estava sendo planejado e até foi anunciado para Nintendo 3DS, no entanto, o projeto foi cancelado. Embora tenha sido cancelado a série teve seu enredo concluído no segundo game.

    Mega Man Battle Network

    Assim como Mega Man Legends a série Battle Network tinha um estilo diferenciado e que se baseava no estilo RPG, o game também foi um lançamento para comemorar os 15 anos da franquia.

    Ao total foram 6 jogos que finalizaram o enredo da série o transformando na segunda série da franquia a ter o enredo completamente encerrado. O game também contou com uma série em anime chamada de MegaMan NT Warrior.

    Mega Man Zero

    Desenvolvido para Game Boy Advance, Mega Man Zero trouxe o conhecido e querido personagem Zero da série Mega Man X em um game onde ele assumia o papel de personagem principal.
    Contando com 4 games a série também chegou em uma conclusão definitiva e se passava anos após os eventos de Mega Man X. Mega Man Zero recebeu uma coletânea para Nintendo DS que continha os 4 games da série.

    Mega Man ZX

    Mega Man ZX se passa 200 anos após Mega Man Zero e conta com sistema de gameplay é bem similar.
    O game foi lançado para Nintendo DS e nele você pode escolher entre um personagem masculino e feminino antes de começar o jogo, uma sequência chamada Mega Man ZX Advent foi lançada.
    O título deixa um enredo aberto para possíveis continuações, no entanto, a série continua em um hiato.

    Mega Man Star Force

    A série foi lançada para Nintendo DS para comemorar os 20 anos da franquia e é um game muito similar ao Mega Man Battle Network.

    Embora o game pareça ter sido concluído com o seu terceiro título ainda não está claro se foi uma conclusão definitiva ou se apenas houve um hiato na produção da série. Uma versão em anime também foi feita e contou com 76 episódios.

    Mega Man Xover

    Mega Man Xover foi um jogo feito para iOS em comemoração aos 25 anos da franquia e trás com ele um novo protagonista.
    No game o protagonista cruza através de dimensões e enfrenta diversos vilões da franquia Mega Man para reunir força.
    O game teve um feedback bem negativo por parte dos fãs que esperavam mais do que isso no aniversário de 25 anos de Mega Man.

    O futuro da franquia.

    Por mais que a Capcom tenha praticamente abandonado o robozinho azul depois de vários títulos cancelados, a base de fãs ainda é grande e continua a crescer e acreditar que ele possa um dia voltar.
    Mega Man continua constantemente aparecendo em diversos títulos como uma forma de homenagem e, futuramente, Mighty No. 9 que é o sucessor espiritual da franquia vai vir pelas mãos de Keiji Inafune que é o criador da franquia Mega Man.
    Infelizmente tudo o que nos resta é acreditar e torcer para que um dia a franquia Mega Man volte com tudo.

    Para ver a lista completa dos títulos da franquia basta acessar este link:
    Mega Man - Lista dos títulos.

    Mega Man X

    Platform: SNES
    10597 Players
    203 Check-ins

    138
    • Micro picture
      nquerosaber · almost 5 years ago · 4 pontos

      ceis nem me marcam né?!Ç_Ç

    • Micro picture
      juninhonash · almost 5 years ago · 4 pontos

      Gosto muito do robô azul e parabéns pelo artigo. Megaman X e Megaman Zero são minhas franquias de plataforma favoritas e infelizmente nem vejo esperança pro robô azul voltar.

      Só vale citar que esqueceu de citar o Azure Striker Gunvolt que é também um "sucessor espiritual" do Megaman Zero (mecanicamente falando) porque reúne novamente Inafune e a Inti Creates que produziram os 4 Megaman Zero ^^

      9 replies
    • Micro picture
      anne · almost 5 years ago · 3 pontos
  • jisaac Isaac Alves
    2014-12-21 14:05:56 -0200 Thumb picture
    jisaac checked-in to:
    Post by jisaac: <p>Voltei a jogar esse grande clássico! Dessa vez n
    Final Fantasy VI Advance

    Platform: Gameboy Advance
    1001 Players
    199 Check-ins

    Voltei a jogar esse grande clássico! Dessa vez na versão de GBA! Final Fantasy VI tem essa pegada steampunk que sempre gostei. Nunca consegui terminá-lo, mas agora vou até o fim!

    4
  • jisaac Isaac Alves
    2014-12-21 13:45:21 -0200 Thumb picture
    jisaac checked-in to:
    Post by jisaac: <p>Final Fantasy I! Zerado!</p><p>#img#[37408]</p>
    Final Fantasy I & II: Dawn of Souls

    Platform: Gameboy Advance
    928 Players
    171 Check-ins

    Final Fantasy I! Zerado!

    4
    • Micro picture
      csamuelssm · almost 5 years ago · 2 pontos

      \o/ Parabéns ai!
      PS: Tem umas imagens que o alvanista não tá reconhecendo, se tiver como arrumar ;)

  • 2014-12-20 13:13:09 -0200 Thumb picture
    Thumb picture
    64
    • Micro picture
      natansouza · almost 5 years ago · 2 pontos

      Gostei da imagem, esta faltando mulheres que amam jogar!!!

    • Micro picture
      joguecomlemos · almost 5 years ago · 2 pontos

      fios... muitos fios

    • Micro picture
      lukazz · almost 5 years ago · 0 pontos

      O GBA não tinha saído ainda?

  • lukaudittore Luciano Almeida Starling
    2014-12-20 11:45:29 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    A Wild Steam Holiday Sale appeared!!

    Medium 36799 3309110367

    Nah, comer nem é tão importante assim :]

    113
    • Micro picture
      felipe_scar · almost 5 years ago · 1 ponto

      É mês de emagrecer.. kkkkkkkkkkkkk

    • Micro picture
      marcoslink · almost 5 years ago · 1 ponto

      True Story!

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...