2018-07-07 00:45:33 -0300 2018-07-07 00:45:33 -0300
jessicagdsantos Jessica Gonçalves Dos Santos

Considerações sobre God of War 4

Bom, eu fiquei de escrever minhas considerações sobre o God of War 4 assim que platinei o jogo há uns dois meses atrás. Infelizmente acabei deixando o tempo passar, mas, mesmo assim resolvi escrever um pouco do que eu achei do jogo. Ninguém vai perceber meu leve delay.

Quem tiver paciência de ler e quiser comentar, fique a vontade.

Vamos lá.

O novo título mudou completamente os ares do que conhecíamos da franquia e isso todo mundo já sabe haha o gênero hack n’ slash morreu em GoW e, apesar de gostar muito do gênero, a mudança não condenou o jogo ao fracasso. Muito pelo contrário. Abriu novas perspectivas na aventura de Kratos. O estilo mais levado para o RPG com a câmera nas costas do personagem acabou caindo muito bem. Soma-se um mundo vasto de exploração (que é um dos pontos fortes do jogo) e curiosidade sobre a história, temos aí uma combinação viciante de uma continuação tão esperada.

Os controles modificaram totalmente e até que são interessantes, mas eu optei por deixar mais parecido com o clássico, modificando no menu, por exemplo, o ataque finalizador para bolinha, lançar o machado com L2 e ataque leve com quadrado, pesado com triângulo... Isso acabou deixando a gameplay mais suave pra mim, mais próxima do que eu estava acostumada. Até porque eu detesto abusar dos gatilhos de L2 e R2 (já uso eles demais em FPS).

Graficamente falando, está muito bonito, rico em detalhes, textura e iluminação variada. Dá pra perceber os cuidados com cada elemento no cenário, nos personagens, suas expressões. Os ambientes são muito bonitos. Não cheguei a ver ele funcionando no Pro, mas farei isso em breve e ouvi relatos de que estava maravilhoso haha

Quanto aos personagens, bem, Kratos já é um velho conhecido nosso. Mas aí, como ele foi parar em terras nórdicas? Como conheceu a mãe de Atreus? Bem... O jogo não explica praticamente nada disso haha o que acaba sendo um pouco frustrante mas, certamente, os produtores deram essa enrolada pra dar um hype na galera pra esse jogo e, claro, pra render mais títulos futuramente. O que acaba explicando, também, um final meio morno na minha opinião. Eu esperava um encontro mais interessante, uma batalha mais épica, mas ok... Como um todo, a Santa Monica fez um grande trabalho.

Um ponto interessante do jogo é o relacionamento de Kratos com Atreus que vai se modificando ao longo da jornada. Quem jogou ou jogará futuramente, percebe isso claramente. Não vou entrar em muitos detalhes pra não dar spoilers.

Agora, algo que poderia ser melhor foram os puzzles. Tá, os baús são interessantes e tal, mas são poucos que são realmente desafiadores. É só um pouquinho de paciência pra você pegar o jeito e o tempo certo. Faltaram aí uns mais elaborados, que nos fizessem pensar mais, algo que usasse o cenário como puzzle e não só mais do mesmo espalhado pelo mundo afora.  Nos jogos anteriores os puzzles eram únicos e, normalmente, utilizávamos elementos do cenário para alcançar algum ítem especial ou prosseguir com a jornada. 

Outra questão que faltou um pouco de trabalho foi a trilha sonora. Muito fraca. Não no sentido de ser ruim, mas ela toca em poucos momentos do jogo e acabou não sendo de maneira marcante, pelo menos pra mim. Nos títulos anteriores, a música era constante e tínhamos algumas icônicas de acordo com o ambiente, chefes, enfim...

Sobre a dublagem do jogo, eu não tenho muito o que falar porque zerei em inglês. Só posso dizer que, dublado, a voz do Kratos casou bem, mas a do Atreus ficou horrível. Em idioma nativo soa muito mais natural.

Por fim, a história poderia ser mais longa. Mas como assim, o jogo não rende umas 20 horas pra zerar? Por aí... Mas o que dá tantas horas de jogo é puramente a exploração dos lugares, dando a leve impressão de uma história longa quando, na verdade, ela não é. Se cancelar tudo isso, temos poucas horas de missão principal, o que é um pouco triste para um jogo com infinitas possibilidades de enredo. Além disso, ainda faltou um fator replay no jogo. Ao terminar, se já tivermos explorado tudo, feito todas as sidequests, não tem mais o que fazer. Ainda não há um New Game + e a experiência encerra-se por aí. Ficamos lá com uma armadura incrível, inúmeros pontos de XP e dinheiro sem muita utilidade hahaha não temos nem mais aquelas armaduras engraçadas e esquisitas dos títulos anteriores que conferia algumas habilidades únicas durante a gameplay. Tudo bem, o jogo está bem mais sério agora (nem meretrizes encontramos mais haha), mas ainda tá faltando algo que nos faça jogar novamente ou reaproveitar os ítens que sobram no fim da jornada.

Maaas, apesar disso, God of War 4 é um título que veio pra dar uma repaginada na série, um novo fôlego pra trazer mais títulos, onde, juntando todos os elementos, torna-se um exclusivo obrigatório pra qualquer dono de PlayStation 4.

Foi uma aventura marcante e viciante e que valeu muito a pena mesmo. Quem não jogou, quando tiver a oportunidade, não pense duas vezes. 

Acho que foi só isso mesmo. Não cheguei a testar o modo foto, então não poderei dar uma opinião sobre, mas me parece que fizeram algo bem legal, principalmente nas expressões do Kratos. Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu edito esse textão kkk

God of War

Platform: Playstation 4
1081 Players
440 Check-ins

41
  • Micro picture
    msvalle · about 1 year ago · 3 pontos

    Ótima análise! Poderia transformar em uma crítica, o que acha?

    1 reply
  • Micro picture
    diegolvf · about 1 year ago · 2 pontos

    Gostei muito do seu texto, ficou muito bom e coerente, apesar de eu ainda não ter jogado o GoW, achei o seu texto bem sóbrio e esclarecedor, não puxou sardinha e nem escrachou o jogo! Tá na minha listinha, quando irei jogar ainda não sei, mas espero que em breve!
    O seu texto foi uma crítica, vc poderia ter feito um artigo!

    2 replies
  • Micro picture
    mattfenrir · about 1 year ago · 2 pontos

    Nossa, um monte de coisa que não sabia sobre o jogo. Deu até uma desanimada :x

    1 reply
  • Micro picture
    miss_dani · about 1 year ago · 2 pontos

    Olha ela aíííí! Tava meio sumida né moça! Que bom que está de volta =)

    5 replies
  • Micro picture
    jaime96 · about 1 year ago · 2 pontos

    Ótimo texto, muito detalhado e sem spoilers da história, parabéns!!!!

    PS: deveria transformar em uma crítica, não precisa nem mudar nada.

    1 reply
  • Micro picture
    filipessoa · about 1 year ago · 2 pontos

    Ficou tão bom que vc poderia converter esse texto em uma análise.

    1 reply
  • Micro picture
    batatadark · about 1 year ago · 2 pontos

    eu so acho que acabou meio pela metade podia ter um final melhor

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...