2020-04-22 12:05:03 -0300 2020-04-22 12:05:03 -0300
jeffroupinha Jefferson Lima Roupinha Featured

Eu jogo no Ultrawide... as vezes sofrendo...

Single 3792681 featured image

Olá a todos que procuram monitores 4k, 2k ou só um full HD de 144hz, bom tenho experiência com os 3 tipos em questão além é claro das TVs de LED HD da época que comprei o X360 (essas TVs que faziam o 728p esticar para 1080p).
Mas meu foco aqui vai para um desejo que realizei a uns 4 anos que era ter um monitor ultrawide. Como eu trabalho com edição de vídeo, ter a timeline maior seria o ideal, e por fim consegui comprar um por R$360,00 (é sério) numa queima de estoque do Magazine Luiza.

                                     (Meus set-up no quarto com 3 monitores)

Como o ultrawide não é um modelo muito convencional de formato pois ele usa o 21:9 optei ter  junto dele um monitor da AOC freesync de 144hz full HD, que comprei depois.  Assim como na agência, aqui em casa, eu uso 2 monitores. Contudo, se para trabalhar estava tudo uma maravilha. Como seria então para filmes e jogos?

Assistindo em Ultrawide:
Ver filmes é uma boa experiência pois eles não tem o widescreen, ficam centralizados corretamente. No entanto alguns conteúdos tem barras laterais, então o filme tem que ter sido pensado/exportado para esse formato:

Alguns filmes e séries em 16:9 ficam com barras pretas dos lados como podemos ver na experiência usando o monitor ultrawide em jogos.

Jogos de luta nem pensar, vão ficar com bordas (no modo história e no ingame) é melhor jogar em um monitor normal veja o comparativo:

Jogando em Ultrawide:
Certo acho que é essa parte que interessa a todos, os jogos. O monitor da Lg que tenho alcança 60hz, a resolução é de 2560x1080p sRGB cores de painel IPS de 29 polegadas e o som é satisfatório.

Tenham em mente que são poucos os jogos e empresas que fazem um trabalho decente com o formato 21:9 e em sua maioria são de tiro/fps, jogos de estratégia e aventura. Jogos de luta nem pensar. E mesmo alguns jogos que dizem ter a opção não a aplicam muito bem.

MGS GZ simplesmente corta toda a informação de baixo da tela, é como se a resolução estivesse em 4k, só que mostrando só a parte de cima do jogo, deixando todo o HUD em baixo fora da tela. MG Rising por outro lado estica a tela para a proporção... fica feio de mais.

Melhor jogar com as barras pretas. E ainda falando sobre esticar a tela para a resolução essa é a coisa mais comum nos TR antigos. Que assim como o caso do Rising é melhor jogar com as barras pretas ou em um monitor que seja 16:9:

Mas nem tudo são problemas tem muitos jogos que fazem muito bom uso do  ultrawide. O problema são as cenas de história de alguns jogos que não são feitas para o formato ultrawide (como falei lá em cima sobre filmes e séries que não pensaram no formato):

RE2r fica lindo em ultrawide mas as cenas de filme tem bordas. Ainda bem que hoje temos jogos que resolveram isso como RE3r e STR que tanto jogo quanto os filmes são todos em ultrawide.

                        Em STR e RE3r as cutscenes e o ingame são ultrawide

Vale a pena?
Jogar em formatos diferentes tem seus pontos fortes, mas tenha em mente que é um formato que não serve para fazer streaming por exemplo, já que a maioria que vai assistir não tem esse tipo de monitor além da plataforma ou app que vc usa espremer sua transmissão para ficar no formato desejado que é o 16:9.

E tenha em mente que nem tudo é otimizado para essa resolução, pois a maioria das vezes só o gameplay funciona bem nele, mas as cutscenes não. Ou mesmo nem o gameplay sirva nesse formato. Eu pessoalmente gosto muito.  pois dá um ganho de tela bem legal como podemos ver abaixo.

Jogos como o Resident Evil 3, Shadow of Tomb Raider provam que da para fazer tudo certinho e muito bonito.  Alias os últimos 3 TR e os 2 remakes de RE são ótimos nesse formato. Espero que ter ajudado as pessoas que tem curiosidade sobre o tema e o formato. No mais espero também que as imagens tenham ajudado a dar uma boa noção do 21:9.

Muito obrigado por ter lido até aqui, um forte abraço e até o próximo texto.

Resident Evil

Platform: PC
212 Players
22 Check-ins

45
  • Micro picture
    dlima · 2 months ago · 2 pontos

    cara, tem um for-um q eu sempre checo pra saber como o jogo funciona no wide-screen, caso vc não conheça ainda é esse aq
    https://www.wsgf.org/
    mas cara q post bacana, e parabéns pelo set-up master-race

    2 replies
  • Micro picture
    noblenexus · 3 months ago · 1 ponto

    Bem interessante, esse formato não é muito comum, mas daria pra aproveitar muito bem esse espaço a mais. Já testou Euro Truck Simulator 2? deve ficar dahora

    3 replies
  • Micro picture
    xch_choram · 3 months ago · 1 ponto

    Essa limitação de imagens do Alva -__-
    Mas ótimo post.

    2 replies
  • Micro picture
    supernova · 2 months ago · 1 ponto

    texto riquíssimo, parabéns ,deu ate gosto de ler ( isto me lembra um pouco need for speed 2 ,achava lindo na época,fui testar em tecnologias novas ficava muito estranho. meu sonho era comprar isto quando saiu ,mesmo hoje em dia ainda pensava em comprar ,mas vejo que por hora ainda não se faz necessário tal aquisição

    1 reply
  • Micro picture
    lordsearj · 2 months ago · 1 ponto

    Estou desejando um. Não ligaria para as barras pretas, jogo 3m 4:3 no 16:9 sem problemas. Até porque não sei se minha GTX 970 véia de guerra ia aguentar jogar os jogos recentes em 21:9. E para trabalho deve ser legal.

  • Micro picture
    xch_choram · 2 months ago · 1 ponto

    Vc não acha que esse enquadramento mais longe no RE3 ou no Tomb Raider não ia prejudicar um pouco a afeição aos personagens?

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 2 months ago · 1 ponto

    Como fica emulando o GBA?

    3 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...