2018-10-22 10:08:34 -0200 2018-10-22 10:08:34 -0200
historia_dos_games José Carlos

#116 - Maniac Mansion [Commodore 64] 1987

 Ron Gilbert e Gary Winnick da Lucasfilm Games eram fãs dos adventures de texto da Sierra, porém, achavam frustrante a mecânica de adivinhar os comandos para resolver os quebra-cabeças, então desenvolveram um novo sistema de interação clicando em comandos limitados e apontar para algum elemento na tela, que ficou conhecido como Point-and-Click. No jogo, devemos guiar o protagonista Dave junto a mais 2 colegas para invadir a mansão do Dr. Fred e salvar sua namorada. Um meteoro senciente caiu próximo a mansão e transformou Dr. Fred em um cientista maluco. A engine SCUMM foi criada para interpretar os comandos do jogo e facilitar os ports para os outros computadores da época. Este foi um jogo revolucionário e ditou a nova tendência de adventures simplificados.

 - Finalmente um jogo de adventure com uma mecânica simplificada. Além dos comandos estarem prontos, os objetos são mais fáceis de identificar e jogo é muito mais rápido que os adventures da Sierra. O jogo faz paródias com filmes de terror clássicos e abusa dos clichês, mas sempre com bom humor e piadas inteligentes. A mansão é viva e tem hora pré-determinada para algumas coisas acontecerem ou personagens estarem em certos cômodos. Podemos escolher mais 2 personagens no início e conforme eles vão morrendo, vamos pegando os outros. O jogo não é linear e possui até 5 finais diferentes dependendo da forma que jogou e personagens vivos que chegaram ao final. O jogo é genial e fantástico, realmente deu uma nova cara ao gênero.

Nota pessoal: ★★★★☆

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

Maniac Mansion

Plataforma: PC
84 Jogadores
1 Check-in

41
  • Micro picture
    porlock · 23 dias atrás · 3 pontos

    eu adoro joguinhos de point-and-click... muitos são bem desafiadores.

    7 respostas
  • Micro picture
    jclove · 23 dias atrás · 3 pontos

    MM foi um marco no adventures, MAS era muito difícil e datou bastante. Apesar de adorar os jogos da LA nunca tive paciência pra jogar muito ele.

    Uma coisa legal é que tinha uma versão completa dele dentro do The Day of the tentacle, num dos quartos do 1] andar e dava pra jogar até o fim. Na versão remaster tem incluso tbm.

    4 respostas
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 23 dias atrás · 2 pontos

    Mano...como esse gam foi popular na época...e eu nunca joguei até o fim!

    2 respostas
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...