2018-05-13 14:49:01 -0300 2018-05-13 14:49:01 -0300
jclove José Carlos

Jogos que você nunca verá no Steam (infelizmente)

Single 3628608 featured image

Depois de anos de expectativa, a SEGA finalmente anunciou um port de Shenmue 1 e 2 pra consoles atuais E PC no Steam, coisa que eu já tinha desistido de esperar acontecer e que só foi possível pro causa do sucesso do financiamento do terceiro jogo (que todos esperam que não seja um desastre).

Dai lembrei de alguns jogos que sempre quis MUITO rever no Steam ou GoG, mas até até hoje nada. Geralmente o que impede o relançamento, além da indisposição da produtora, são problemas com a marca ou com o trabalho que daria pra atualizar a versão antiga do jogo. Dessa vez só listei jogos que possuem ports antigos no PC porque senão seria longa demais^^

Trilogia clássica Resident Evil

Os 3 primeiro jogos da série, amados por muitos dos fãs mais saudosistas até hoje tiveram port pra Windows 98/2000 na época de seus lançamentos mas que nunca foram republicados pela Capcom. Por anos esperei que eles portassem esses jogos pro Steam, ainda mais depois que a empresa começou a lançar város jogos da série na plataforma, mas até hoje nada. É curioso porque mesmo com problemas de compatibilidade, os jogos ainda podem ser encontrados com relativa facilidade hoje em dia nos sites de "abandoware" e com algum esforço, podem ser jogados nos SOs mais novos

Dini Crisis 1 e 2

Assim como os RES, a Capcom portou os jogos de sua série de "survivor panic" do PS1 pro PC na época, mas nunca mais os relançou. Provavelmente pelos mesmo motivos que impediram de relançar os RE. Uma pena, principalmente no caso do DC 2 que é o melhor jogo de ação arcade com matança de dinossauros e movimentação tanque evar.

Breath of Fire IV

A Capcom era generosa com PCs antigamente e chegou a portar jogos menos populares como o excelente Breath of Fire IV. A quarta versão do seu épico de JRPG temos um novo Ryu e uma nova Nina numa quest pra decidir o destino do mundo. Apesar de bastante parecido com o jogo anterior, BoF IV tinha gráficos belissimos (ainda hoje) e mudanças nos sitemas de jogo, além de pela primeira vez ter um segundo protagonista "do mal" que o jogador controla em momentos alternados da aventura.

Rival Schools

Esse eu lembrei depois de fazer o post. Por incrível que pareça a Capcom portou seu fighting game de luta entre estudantes que marcou epoca no PS1 pro PC, mas apenas no Japão e Coréia. Esse pot tinha adaptação do port do primeiro do PS1 e do segundo (a expansão, não o Project Justice do Dreancast). Como a série foi abandonada pela empresa, a chance é nula de reaparecer oficialmente no PC,  mas seria sensacional. 

Metal Gear Solid 1 e 2

Contrariando as tendências da época, onde jogos de PC eram bem diferentes dos consoles, a saudosa Konami (não esse zumbi que vive de PES hoje) também portou jogos importantes da época Ps1 e 2 no PC, ainda que com ports feitos por terceiros e nem sempre bem Feitos. Dentre eles temos os dois primeiros jogos da série Metal Gear Solid que chegaram ao PC com gráficos melhores e suas versões mais completas: MGS vinha com todo conteúdo da versão Integral, incluindo as 300 VR Missions, skins novas e melhorias de gameplay, e o 2 tinha o conteúdo da versão Substance, com as missões extras (Snake tales) e as VR missions, só faltou o modo skate que por algum motivo não tinha nessa versão.

Silent Hill 2, 3 e 4

O PC só não teve port do primeiro jogo do PS1, mas recebeu suas sequências pouco após o lançamento no PS2, sendo inclusive essas versões que me permitiram apreciar esses clássicos, ja que só consegui um PS2 em 2013.hehe

Infelizmente a Konami nunca fez menção de relançar eles, apesar de ter portado o SH 5 na época (todo bugado também). Provavelmente seria um desastre ja que eles sempre tiveram problemas de compatibilidade, mas são jogos que valem o esforço, principalmente SH 2 e 3.

Se na época que a Konami merecia respeito nunca tentou relançar, hoje que a empresa esta mal das pernas, vivendo de pachinko e PES as chances de ve-los oficialmente é zero.

No Ones Lives Forever 1 e 2

Essa é uma das séries que cairam no limbo das IPs perdidas, ja que todas as produtoras envolvidas com a franquia (Sierra, Fox Interactive e Vivendi) não existem mais e ninguém sabe ao certo com quem a marca foi parar. Dai nos vemos privados de rejogar numa versão oficial essa duologia cult que seria um jogo do 007 mas que perdeu a licença e virou uma zoeira de filmes de agente secrete a lá James bond, com gameplay estilo FPS bem variado misturando ação com stealth.

A protagonista Cate Archer é uma das personagens femininas mais legais que ja vi num game.

Dica do @le que eu desconhecia: Dá pra baixar versões atualizadas dos dois NoLF e do Contract J.A.C.K., sequência espiritual da série neste link http://nolfrevival.tk/ Não é oficial mas da pra matar a vontade de jogar.

The Punisher

Muita gente lembra do jogo do Justiceiro feito pela Capcom nos arcades, mas apesar de muito bom, este TPS da THQ é a melhor encarnação do personagem nos games pra mim: divertido, bonito e brutal, ja que misturava o gameplay de Max Payne com minigames em que se podia "interrogar" os bandidos de forma criativa e bem cruel. Infelizmente por problemas de marca é um jogo que nunca pode ser relançado, mas teve versões pra PS2, Xbox e Cube (todas caras hoje em dia).

Se algum dia relançarem esses jogos compro sem pensar. U_U

Essa lista tem apenas jogos que possuem versão pra PC mas que nunca foram relançados E que são jogos que eu realmente gostaria de jogar novamente. Se for falar de jogos de PC que nunca foram relançados no geral ou mais recentemente jogos que tiveram ports em plataformas de distribuição digital como Steam, GoG e Origin mas que sairam das lojas (geralmente por motivos de licenciamento vencido) a coisa fica infinita. Vale da uma olhada na série de artigos do @_gustavo que ja fez vários posts listando jogos assim:

http://alvanista.com/_gustavo/posts/3441892-uma-lista-de-games-que-foram-retirados-da-steam-parte-1
http://alvanista.com/_gustavo/posts/3442060-uma-lista-de-games-que-foram-retirados-da-steam-parte-2
http://alvanista.com/_gustavo/posts/3446686-uma-lista-de-games-que-foram-retirados-da-steam-parte-3
http://alvanista.com/_gustavo/posts/3530767-uma-lista-de-games-que-foram-retirados-da-steam-parte-4

The Punisher

Plataforma: PC
148 Jogadores
11 Check-ins

50
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...