2014-12-03 23:53:31 -0200 2014-12-03 23:53:31 -0200
jcelove José Carlos Featured

Relembrando 10 "intros" icônicas do Ps1

Single 2926464 featured image

O Playstation está completando 20 anos (cara, parece que foi ontem!). Nada melhor  pra comemorar que jogar relembrar as fantásticas "CGs" (cenas em computação gráfica que acabaram sendo sinônimo de todo tipo de cutscene na época) que faziam a cabeça dos  garotos recém-apresentados ao mundo "3d" explodir com tanto "realismo". 

Segue uma listinha com 10 das CGs icônicas pra mim,  não necessariamente em ordem. Algumas são unanimidade entre os fãs do console, outras mais obscuras, mas ainda acho todas incríveis (bem, talvez não tãaaao incríveis mas continuam tendo espaço no S2). 

Como só seriam 10  e todas exclusivas muita coisa ficou de fora. Se você não acompanhou na época podem parecer pouca coisa, mas quem esteve lá sabe que era motivo de chamar a família toda pra ver.

Aproveite o clima nostágico e cite as suas CGS/anime/FMV/cutscenes favoritas também.

Soul Blade/Edge A Namco era a Squareresoft dos jogos 3d de luta e se equiparava a rainha dos RPGS na produção de CGs fantásticas em seus jogos. A de Soul Edge aparece fácil em qualquer lista do gênero até hoje. Acredito que a FANTÁSTICA música tema ajude bastante na notoriedade dela. Difícil não se empolgar. 

 Ridge Racer Type 4 Depois que Need for Speed,  e mais tarde, Burnout tomaram o domínio dos fãs de jogos de corrida arcade,  e Gran Turismo os de Simulação, a franquia de corridas da Namco caiu no limbo e nunca mais conseguiu se reerguer, mas no início da vida do PS1 era sinônimo de realidade e a garota propagando do jogo quase vira mascote do console.

Resident Evil - A única intro da lista em FMV (full motion video)é tão ruim que ficou boa. A atuação horrivel dos "atores" é de fazer rir hoje, mas em 1996 dava pra convencer os assustados gamers que a acompanhavam.-Ou não. Mas sempre achei bacana.

Resident Evil 2 - Essa sim, uma apresentação séria em CG que fez muito queixo cair nas locadores da vida. Hoje datou pacas, mas ainda é legal.

Xenogears - O polêmico e magalomaníaco RPG da Squaresoft começou como u rascunho do que seria FF VII e acabou tendo muitos problemas no fim do desenvolvimento pela falta de verba, mas tem uma das intros mais impressionantes da época: cara, era anime com CG misturado!! Lembro que não entendi quase nada na época mas impressionou bastante.

Final Fantasy VIII - O enredo de FF VIII tem seus problemas, o sistema de jogo é de gosto duvidoso e pode até ser disponsável, mas se tem algo do que não se pode falar aqui  são as cutscenes. A Squaresoft estava no auge na época e o jogo tem cenas LINDAS de ver até hoje. A intro fazia muita gente parar em frente as banquinhas de cd pipipitchu lojas de games só pra admirar a introdução.

Silent Hill - O jogo da Konami chegou pra abalar as estruturas narrativas do que se tinha no mercado em termos de survivor horror, com uma história infinitamente mais sinistra que de Resident Evil apelando para o sobrenatural e terror psicológico que deixava muita gente com medo de avançar. Conheço uma galera que largou naparte da escola ou nos esgotos. A CG de introdução era muito bem feita e já deixava o jogador tenso.

Klonoa - Mais um jogo LINDO da Namcot: Klonoa é pra mim o melhor plataformer do console (quiça de todos os tempos). Tem um enredo interessantíssimo com plot twist depressivo no final, personagens muito carismáticos, gráficos e jogabilidade afiados,uma das melhores OSTs que já ouvi e CGs de tirar o Chapéu. Nunca fui muito fã de plataforma mas quando vi isso na locadora pirata loja necessitei com todas as forças!

Parasite Eve - A intro do primeiro (e único) "cinematic RPG" da Squaresoft era de arrepiar. A Música tema incrível de Yoko Shinomura crescendo junto com a sucessão de cenas "reais" com monumentos sendo destruidos, óperas do inferno, ratos mutantes e uma polical loira  cheia de atitude deixava a galera maluca.

Koudelka -  Talvez o mais obscuro da Lista. Reza a lenda que Koudelka foi desenvolvido pro um grupo de ex-funcionários da Squaresoft que foram contratados pela SNK (talvez não aceitassem se soubessem que a empresa estava nas ultimas) para criar um RPG diferente de FF. Dai os caras trazem um survivor horror no estilo Resident Evil, mas com enredo sobrenatural numa Europa medieval sinistra onde um trio insólito formado por um aventureiro corajoso, porém  burro, um padre com segundas intenções (bem, é dificil de explicar, mas não é isso que você pensou tá?XD) e uma jovem médium exploram um Monastério lotado de criaturas bizarras. Mas lambre que é um RPG, então em vez de trocar tiros em tempo real com os monstros vc tem batalhas aleatórias que lembram um TRPG simplificado. Estranho? Sim, mas é bom demais! E as Cgs eram incríveis.

Bônus (mais citadas): 

Wild Arms

Sabia que ia esquecer de algo incrível: os amigos @le e @luansilva2000 lembraram de uma intro extremamente incônica que tinha de estar aqui. WA é um RPG bem oldschool e extremamente divertido e além de ter uma das melhores OSTs já feitas pra videogame tem uma animação de introdução que marcou muita gente.Tive de adcionar!

Chrono Cross

A sequência do unânime Chrono Trigger conseguiu pra muitos o que parecia impossível: igualar (a quem diga que supere)  a qualidade do clássico do snes trazendo uma nova saga, dessa vez envolvendo viagens entre dimensões na pele do jovem Serge. Além do enredo (complexo mas interessantíssimo), o jogo tem gráficos lindos, 45 personagens recrutáveis e uma trilha sonora espetacular de Yasunori Mtsuda. A intro realmente é inesquecível.

R4: Ridge Racer Type 4

Platform: Playstation
245 Players
5 Check-ins

102
  • Micro picture
    le · over 4 years ago · 3 pontos

    Sinto que você não gosta muito de assovios.

    3 replies
  • Micro picture
    luansilva2000 · over 4 years ago · 3 pontos

    Achei que teria Wild Arms na lista, colocaria só por causa da música hehe
    https://www.youtube.com/watch?v=Aq8EKttSu3I
    Agora me lembrou que tenho que jogar Klonoa do PS1 rs.

    7 replies
  • Micro picture
    katsuragi · over 4 years ago · 3 pontos

    Abertura do Resident Evl Original: Melhor coisa ever.

  • Micro picture
    salvianosilva · over 4 years ago · 3 pontos

    Cade a do Chrono Cross? xD

    1 reply
  • Micro picture
    juninhowii360 · over 4 years ago · 3 pontos

    Ei, pq não tem nenhum jogo de N64? hue

    1 reply
  • Micro picture
    razielvalentime · over 4 years ago · 3 pontos

    Que saudade. Deu vontade de jogar wild arms e parasite eve de novo. Bons tempos.

  • Micro picture
    thiagoliveiago · over 4 years ago · 3 pontos

    Final Fantasy 8 perfeito.

  • Micro picture
    mateusmassa · over 4 years ago · 2 pontos

    Cadê Gran Turismo 2, cadê?

    3 replies
  • Micro picture
    italo_bandeira · over 4 years ago · 2 pontos

    Faltou Mega Man X4 .... tirando isso, nuss ... a abertura de Resident Evil 2 é épica demais cara e te faz pensar "Olha o TAMANHO DA MERDA que vou ter que enfrentar"

    2 replies
  • Micro picture
    xonas_kun · over 4 years ago · 2 pontos

    As CS do Chrono Trigger na versão PS1 são bem legais também

    1 reply
  • Micro picture
    xonas_kun · over 4 years ago · 2 pontos

    As CS do Chrono Trigger na versão PS1 são bem legais também

  • Micro picture
    rickard_beelzebub · over 4 years ago · 2 pontos

    famosa intro onde a gente torcia p o jogo pirata entrar sem virar o console de cabeça p baixo!

    1 reply
  • Micro picture
    zir0 · over 4 years ago · 2 pontos

    boa losta , ke +me marcou : wild, parasite , ff8 e rr4

  • Micro picture
    tarraske · over 4 years ago · 2 pontos

    Que nostalgia cara, fera demais, joguei pouco o Klonoa, mas não sei pq me trás muitas lembranças, um jogo que fico triste da Capcom não ter mais explorado era o Rival Schools, os personagens eram carismáticos demais.

    1 reply
  • Micro picture
    junichan · over 4 years ago · 2 pontos

    Só senti falta dessa aqui

    https://www.youtube.com/watch?v=6gCLJ3tm5uI

    3 replies
  • Micro picture
    rogerlopezx · over 4 years ago · 2 pontos

    fera

  • Micro picture
    protojones · over 4 years ago · 2 pontos

    LOVE! TO SHINE! Porra, edge of soul é só amor cara

    1 reply
  • Micro picture
    sucodelarangela · over 4 years ago · 2 pontos

    Se não tem Chrono Cross, a lista toda deixa de ser válida.

    6 replies
  • Micro picture
    juliosantarosa · over 4 years ago · 2 pontos

    Ganhou meu like só pelo Crono Cross, chorei!

  • Micro picture
    willguigo · over 3 years ago · 2 pontos

    Silent Hill, nuuuuoooooosssssa, me arrepiei agora, lembrei da primeira vez q vi =D

Keep reading → Collapse ←
Loading...