2017-10-14 08:14:19 -0300 2017-10-14 08:14:19 -0300

A distância dos críticos para nós jogadores.

Single 3551482 featured image

Significado da palavra Crítica: 

arte, capacidade e habilidade de julgar, de criticar; juízo crítico. p.ext. atividade de examinar e avaliar minuciosamente uma produção artística, literária ou científica, bem como costumes e comportamentos.

A crítica não é nada mais nada menos que um instrumento de avaliação, uma forma de se expressar, no mundo dos jogos as críticas são levadas bem a sério por parte dos jogadores.


Games e Filmes breve contraponto.

Por exemplo no cinema filmes que são medianos na crítica ou ruins, as críticas interferem pouco na sua renda, exemplo e o Lado Oculto da Lua que lucrou na casa do bilhão, tudo bem que o Marketing é um fator verdadeiro na exponencialidade do valor arrecado, porém diferente de jogos é muito mais raro você ver alguém falando que não vai assistir tal filme pois foi mal na crítica.

Tudo bem que tem gente que leva a opinião de Youtubers a sério e outros meio de veiculação como Omelete e etc, porém no que enxergo vejo que no mundo dos jogos os críticos são levados mais a sério por uma parcela de jogadores.

Mais voltando ao título qual é a nossa distância para os críticos?


Fator dinheiro.

Você deve estar raciocinando o que seria esse fator dinheiro?

Quando tu compra algo que  juntou dinheiro, se preocupou com promoções ou fez aquele risco da pré venda é uma sensação diferente da do crítico,eles recebem keys ou pacotes com tudo de graça.

Sim eu sei que é um bônus do trabalho deles, porém esse fator fazem os mesmos relevar a questão financeira.

Já vi por exemplo críticos comentarem ," foda-se o preço que FFXII  remaster tem,  tem que remasterizar jogo bom" o mesmo jogo que chegava a custar na bagatela dos "duzentão", tudo bem que cada um paga o que quiser, eu não ligo, mas acho que esse fator de receber gratuitamente fazem os mesmos se desligarem um pouco desse fator.


FAST AND FURIOSOS.

A vontade de lançar a crítica mais rápido possível é outro fato que mais não ler críticas como fazia anos atrás, é uma industria onde quem lança primeiro saí no trem do Hype,  pessoas falando fatos inverídicos, outros citando novidades de franquias que existiam desde do seu início, essa pressa e necessidade de lançar logo alimentada pelos jogadores é outro fator que fazem as críticas decaírem de importância.

Essa pressa fazem com que muitos nem joguem até a metade do jogo, exemplo é o cara que disse que as one hit kill do Crash deixavam muito difícil e outro comparando o mesmo a série Souls.


Qual críticas você lê hoje?  

Geralmente de jogos que já zerei feitas pelo pessoal da galera do alva, a opinião dos jogadores hoje apesar da falta da formatação e escrita organizadas as vezes (incluo as minha críticas nisso), a opinião é geralmente de alguém que jogou até o fim do jogo mesmo que eu discorde ou não da opinião do mesmo.


O que vocês enxergam das críticas hoje? Comentem aí embaixo por favor!

64
  • Micro picture
    thiones · over 1 year ago · 10 pontos

    Se o Omelete diz que é ruim, eu sei que é bom haha

    11 replies
  • Micro picture
    artigos · over 1 year ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    tektektuguem · over 1 year ago · 3 pontos

    Eu antigamente lia reviews dos grandes portais e acompanhava até as matérias dos sites mas depois de um bom tempo acompanhando eu fui descobrindo o lado mais sujo da imprensa e foi o que me fez me distanciar de tudo isso.
    Os "críticos" como o texto diz, tem prazos pra cumprir (as vezes impossíveis) que os forçam a dar aquela trapaceada de por no easy, jogar algumas horas e utilizar a internet pra chupinhar de outros reviews. Isso até tempos atrás nos faria dar gargalhada se alguém falasse que os caras não zeravam os jogos. Hoje é evidente.
    São profissionais ruins, com má formação, com pouca leitura e pouco compromisso com o profissionalismo de sua carreira. Não faz sentido eu dar atenção a toda essa porcaria.
    Hoje me limito a assistir trechos no YT e ver a galera se manifestando. Neles sim, eu acredito.

    1 reply
  • Micro picture
    gradash · over 1 year ago · 2 pontos

    Geralmente vejo algumas críticas de filmes que as pessoas estão falando (não críticos) e tento pegar um apanhado geral. Uma impressão.

    Já para jogos é até mais fácil, abro o youtubiu e olho um gameplay, me interessou? Compro.

    4 replies
  • Micro picture
    ziul92 · over 1 year ago · 2 pontos

    Nem procuro opinião de criticos pra assistir ou jogar algo, sempre tento experimentar antes pra depois conseguir falar algo de bom ou ruim,, principalmenre jogos que pretendo zerar l

    2 replies
  • Micro picture
    hard_frolics · over 1 year ago · 2 pontos

    Aaaah a opinião de outros jogadores é muito mais importante para eu atrás de experimentar algo do que a da critica, são poucos os críticos que eu respeito e as criticas em si, tudo depende de critério de avaliação, então acaba sendo bem melhor ver a opinião de gente como a gente haha...

    1 reply
  • Micro picture
    thiones · over 1 year ago · 2 pontos
    1 reply
  • Micro picture
    gabizerah · over 1 year ago · 2 pontos

    Primeiramente, parabéns pelo seu artigo ter entrado em destaque :)
    Eu costumo ser bem curiosa com relação a tudo na vida, e com games a coisa não é diferente. Procuro ler diferentes opiniões de jogadores, resenhas, crítica "especializada", dentre outros, mas não pra decidir se irei, ou não, comprar um jogo, mas sim por pura curiosidade de entender diferentes pontos de vista. Mas também concordo que as opiniões do pessoal aqui do Alva ajudam muito mais do que em outras redes sociais, que só destilam ódio e fanboyismo. Pra mim, o que influencia a compra é o tipo de experiência que posso ter com o game, já que muitas vezes pra vários jogadores mesmo daqui do Alva pode ser algo muito bom, e de repente eu não gostar

    3 replies
  • Micro picture
    marviiu · over 1 year ago · 2 pontos

    Eu não leio críticas de jogos, filmes ou qualquer tipo de entretenimento. Prefiro ver a opinião de pessoas que sigo em podcasts, videos ou até mesmo nos check-ins aqui no Alva, mas ler um texto produzido com este intuito, não.

    2 replies
  • Micro picture
    wilford_fernandes · over 1 year ago · 2 pontos

    so dou pitaco depois de finalizar ;p

    3 replies
  • Micro picture
    marcusmatheus · over 1 year ago · 2 pontos

    Eu geralmente leio bastante criticas e dou uma olhada na nota media do Metacrtic. O que eu busco na critica porem são os pontos comuns: Se criticos e jogadores consegue visualizar alguma característica do jogo e isso se repete em varias críticas, é bem provavel que ali exista uma verdade.
    O que eu desconfio mesmo são daquelas críticas diferentonas, totalmente opostas ao que tenho lido ou acompanhado, com uma nota final muito maior ou muito menor que a media geral (essas geralmente são feitas por fãs ou haters e costumam ser carregadas de expressoes extremas tipo : melhor que ja vi! Melhor de todos os tempos! Esta na minha lista dos melhores jogos! Ou Pior que ja vi! Lixo! E por ai vai.
    Como minha avó dizia: Se te chamarem de cavalo mande tomar no cu. Agora se dez pessoas te chamarem de cavalo, compre ferraduras.

    2 replies
  • Micro picture
    katsuragi · over 1 year ago · 2 pontos

    É melhor ler o conteúdo daqui mesmo por que assim você sabe que a pessoa realmente jogou.
    O jornalismo de jogos na época atual está morto.

    2 replies
  • Micro picture
    kevinryman · over 1 year ago · 2 pontos

    Ah, sem contar que já vi muita diferença de críticas que recebem keys, para críticas onde o veículo e/ou pessoa física acaba adquirindo o jogo por conta própria. Geralmente, no primeiro caso, há muito poucos pontos negativos; e quando há, há uma escolha muito bem pensada de vocabulário, à ponto de te fazer pensar que o jogo não tem defeito algum, praticamente... No segundo caso, eu vejo "mais ataques" a qualidade técnica do jogo, digamos assim...

    1 reply
  • Micro picture
    muser · over 1 year ago · 2 pontos

    Depende muito se confio na crítica ou não, geralmente nem leio mais em sites, vejo análises em vídeos mesmo, pois é mais confiável, afinal o (a) youtuber é um gamer como nós, mas nem isso me faz confiar 100% na crítica, pois todos erramos de vez em quando.

    O que mais resolvo fazer e recomendo para que outras pessoas façam também é jogar e ter sua própria opinião no final, independente do quão duvidoso o produto seja, ficar seguindo opinião dos outros as vezes é certo, mas na MAIORIA das vezes não (isso vale mais pra obras que todo mundo sabe que num presta mesmo).

    Tem um monte de coisa que eu gosto e todo odeia, olha torto, é um tudo questão de gosto no final, por isso sempre falo pra nunca dá muita trela pra críticas/análises, tem muito crítico que merece apanhar hoje em dia, ainda mais com a crítica comprada de hoje em dia.

    As críticas hoje em dia estão piores do que antigamente nas revistas de games, onde eles davam uma ''sinopse'' pra crítica, e na outra página a nota, hoje as críticas são inconsistentes e a favor ou contra do seu produtor.

    1 reply
  • Micro picture
    gal · over 1 year ago · 2 pontos

    De vez em quando algúém é pego fazendo Review sem nem sequer ter zerado o jogo não é a toa que muitos críticos escodem o ID da PSN ou a GT do Xbox...

    1 reply
  • Micro picture
    ljusfalheim · over 1 year ago · 2 pontos

    Parabéns pelo artigo. Representa basicamente tudo o que penso sobre críticos de videogame em geral. Pra quem já está acompanhando tudo isso faz um tempo, fica bem claro que a maioria das críticas são feitas totalmente às pressas, e muitas vezes por pessoas que não manjam do que estão escrevendo. Penso que para se fazer uma resenha minimamente justa de um jogo, o crítico precisa primeiramente gostar do que faz e segundo, jogar o game até sua conclusão e terceiro entender do que está jogando. Claro que para jogos enormes open world não é necessário se fazer tudo o que o game tem a oferecer, mas penso que é preciso fazer um pouco mais do que apenas a "main quest", para se ter uma ideia do escopo da coisa toda. Infelizmente, muitos jogadores ainda se deixam levar por críticas levianas e deixam de conferir títulos incríveis. Ainda acho que o mercado gamer está em pleno processo de evolução e já existe muita gente que prefere confiar mais no seu "instinto" em relação a jogos do que apenas em críticas. Claro que ouvir diversas opiniões é sempre válido, mas no final, quem dá o veredito sobre um jogo é o jogador mesmo, após conferir o game. No fim, o melhor jeito de saber se algo é bom ou não é experimentando. Não há muita saída, pois confiar apenas em opiniões alheias nem sempre é o melhor a se fazer, ainda mais em se tratando de algo que envolve gosto pessoal.

  • Micro picture
    kess · about 1 year ago · 2 pontos

    Qualquer crítica é boa para se ter uma primeira impressão, uma primeira análise, mas ainda assim, não deve ser o veredito final para determinar se um jogo é bom ou não. Afinal, por anos segui a minha (sim, minha própria) crítica de primeira mão que GTA é uma bosta, sem nunca ter jogado, só visto pirralhos fazendo merda. Los Santos hoje é amor!

Keep reading → Collapse ←
Loading...