2021-01-15 09:47:58 -0200 2021-01-15 09:47:58 -0200

Game.com: O inovador portátil da Tiger

Single 3847389 featured image

 A Tiger Electronics era uma empresa de brinquedos que fazia muito sucesso com seus portáteis com tela de LCD no início dos anos 90. Com uma tecnologia simples que lembra os jogos da linha Game & Watch da Nintendo, a Tiger apostava forte em produtos licenciados e vendia bastante. Em 1995, a companhia apostou suas fichas no R-Zone, um console portátil que veio para competir com o fracassado Virtual Boy. Em 1997, a companhia planejava lançar um aparelho portátil inovador para competir com o GameBoy e mostrou seu produto na feira E3 daquele ano. O Game.com foi muito bem recebido pela crítica e parecia ser um portátil muito promissor. Em agosto de 1997, o aparelho foi lançado nos EUA com preço de 70 dólares, bem competitivo.

 O Game.com lembrava um pouco o Game Gear, mas sua tela era monocromática e não tinha retroiluminação. Porém, o aparelho apostava em suas inovações. A principal delas é sua tela sensível ao toque, o primeiro portátil com esse recurso. Havia uma malha quadriculada na tela que respondia ao toque da caneta. O Game.com também foi o primeiro portátil com conexão à internet. Através de um cartucho modem, o jogador podia acessar e-mails e navegar em sites, mas tudo apenas por texto. O aparelho também foi o primeiro a incluir memória interna para armazenar informações básicas de jogos. Seu processador é um Sharp SM8521 de 8-bit, áudio monaural e exigia 4 pilhas AA, mas também tinha a opção de um adaptador de fonte de energia.

 O portátil oferecia 4 botões de ação, A, B, C e D, um direcional de 8 direções, botão de liga e desliga, reset, controle de volume, contraste e 3 botões extra: Menu, pausa e som. Outro destaque do aparelho era seus 2 slots para cartuchos. A ideia era reduzir a troca de cartuchos no aparelho e trazer uma comunicação entre os dois jogos inseridos, caso tivesse opções para tal função no jogo. O portátil também contava com o clássico cabo para conectar dois aparelhos para partidas multiplayer, o chamado Compete.com. O Game.com vinha com o jogo Solitarie na memória e o cartucho Lights Out na caixa. Alguns ports foram lançados no mesmo ano, como Duke Nukem 3D, Monopoly e Jurassic Park, mas o destaque mesmo eram seus aplicativos nativos, como calculadora, calendário e uma lista telefônica.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

47
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · about 1 month ago · 2 pontos

    Nunca tinha nem sequer ouvido falar desse portátil.

    4 replies
  • Micro picture
    lgd · about 1 month ago · 2 pontos

    Este eu não conhecia! Que bacana saber dele.

    1 reply
  • Micro picture
    tassio · about 1 month ago · 2 pontos

    Conheço só de nome, em algumas roms de MAME.

    1 reply
  • Micro picture
    arthurluna_95 · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu já vi um vídeo do Angry Video Game Nerd falando sobre os portáteis da Tiger. E esse Game.com foi o primeiro portátil a vir com a "canetinha" pra tocar na tela, que na família DS virou a Stylus.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 3 pontos

    Na minha experiência, esse portátil é conhecido por ter uma das versões de Resident Evil 2 (antes do 4 sair até em torradeiras, a Capcom já expandia a série para o que a comportasse), que era somente jogável com Leon. Imaginava-se que haveria um segundo cartucho com a campanha de Claire. Mas devido às baixas vendas do primeiro, não chegou a ser lançado. A função de conectar dois cartuchos serviria bem nesse caso, muito possivelmente promovendo as campanhas A e B de cada um.

    1 reply
  • Micro picture
    armkng · about 1 month ago · 2 pontos

    se os gráficos são os da imagem...ele foi muito mais além que o próprio game boy

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...