Versões e acessórios do Super Nintendo
O Super Famicom foi lançado em 1990 no Japão e trouxe um formato compacto, cinza, pequenas alavancas para reset e power e controles com botões coloridos. A versão americana foi lançada no ano seguinte com um design mais bruto, quadrado, grande e com alavancas de power e reset em roxo de destaque. O modelo europeu lançado em 1992 seguiu o design japonês. Em 1997, no fim da vida útil do console, a Nintendo lança o modelo SNS-101 com uma super redução de custos, removendo vários recursos e trazendo um design muito mais compacto, com botões de power e reset bem discretos. O novo modelo chegou ao mercado custando 100 dólares e sua versão japonesa, o Super Famicom Jr., chegou ao mercado em 1998.
Devido a popularidade do Super Nintendo, várias fabricantes lançaram diversos tipos de controles para o console. Controles com opção de turbo e carcaça transparentes eram os mais clássicos e feitos por várias fabricantes diferentes. O Dual Turbo da Acclaim trazia a função de conexão por infravermelho sem fio. O NTT Data Pad trazia um teclado numérico para usar com o modem do SNES. O SN Programpad permitia programar as funções de cada botão e vinha com uma telinha de LCD. O AsciiGrip era um controle que podia ser jogado com apenas uma mão e ainda sim, ter acesso a todos os botões. O Super Advantage era o clássico joystick estilo Arcade, já o Conqueror 2 trazia um formato bizarro e tinha saída de som.
De acessórios, vamos começar com o clássico Multitap da Hudson que permitia 4 controles. O Super NES Mouse foi lançado junto do Mario Paint e funcionava em vários outros jogos, como puzzle e estratégia. A Super Scope é uma pistola de luz em formato de bazuca e exigia um receptor de infravermelho para funcionar. O TeeV Golf é um bastão com sensor de infravermelho usado para simular jogos de golf. O Nordic Quest é um controle que pode ser acoplado em uma máquina de esteira e fazer o jogador praticar exercícios e jogar ao mesmo tempo. Nessa mesma pegada, o Exertainment é uma bicicleta ergométrica que pode ser conectada ao Super Nintendo e jogar games compatíveis enquanto pedala.
Em 1994, a Nintendo lança o Super Game Boy, um cartucho especial que permitia inserir cartuchos de GameBoy e jogar os games com cores. Alguns jogos do portátil vieram adaptados para conseguir trabalhar melhor o uso de cores no acessório. O Satellaview foi lançado em 1995 e permitia aos jogadores baixar conteúdos através da internet por um sistema de rádio satélite. Era possível baixar revistas, piadas, conteúdos extras e até mesmo jogos novos completos através do Satellaview. Em 1996, foi lançado o cartucho Nintendo Power, que tinha uma memória flash e permitia gravar até 7 jogos através de quiosques espalhados pelo Japão. Foram lançados poucos jogos compatíveis com o periférico e todos eles com mecânicas bem simples.
@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
lol, quero essa bicicleta!kkkk
O Super Nes americano clássico ainda é meu favorito, com seu formato da caixote. Meu console, comprado em 1994 veio com o bizarro controle tsij-300i, sem fio com infravermelho semelhante ao dual turbo, possuia um botão slow e a função de dexar os botões A e B automáticos, meses depois fui obrigado a comprar dois controles originais pois a ergonomia do tsij era horrível.
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Super Game Boy é uma lindeza, até hoje tenho ele, zerei Pokemon Yellow, Red, Silver e conheci muita coisa de Game Boy através dele
Meu amigo teve um controle turbo SN ProPad, que ele me deu alguns dias atrás. Jogamos vários jogos nele era muito bom.
Um clássico dos clássicos. Lembro bem que via alguns acessórios no verso da caixa e até sonhava em tê-los, mas não eram tão importantes assim para a jogatina...