2020-11-21 12:27:19 -0200 2020-11-21 12:27:19 -0200

Versões e acessórios do Super Nintendo

Single 3838713 featured image

 O Super Famicom foi lançado em 1990 no Japão e trouxe um formato compacto, cinza, pequenas alavancas para reset e power e controles com botões coloridos. A versão americana foi lançada no ano seguinte com um design mais bruto, quadrado, grande e com alavancas de power e reset em roxo de destaque. O modelo europeu lançado em 1992 seguiu o design japonês. Em 1997, no fim da vida útil do console, a Nintendo lança o modelo SNS-101 com uma super redução de custos, removendo vários recursos e trazendo um design muito mais compacto, com botões de power e reset bem discretos. O novo modelo chegou ao mercado custando 100 dólares e sua versão japonesa, o Super Famicom Jr., chegou ao mercado em 1998.

 Devido a popularidade do Super Nintendo, várias fabricantes lançaram diversos tipos de controles para o console. Controles com opção de turbo e carcaça transparentes eram os mais clássicos e feitos por várias fabricantes diferentes. O Dual Turbo da Acclaim trazia a função de conexão por infravermelho sem fio. O NTT Data Pad trazia um teclado numérico para usar com o modem do SNES. O SN Programpad permitia programar as funções de cada botão e vinha com uma telinha de LCD. O AsciiGrip era um controle que podia ser jogado com apenas uma mão e ainda sim, ter acesso a todos os botões. O Super Advantage era o clássico joystick estilo Arcade, já o Conqueror 2 trazia um formato bizarro e tinha saída de som.

 De acessórios, vamos começar com o clássico Multitap da Hudson que permitia 4 controles. O Super NES Mouse foi lançado junto do Mario Paint e funcionava em vários outros jogos, como puzzle e estratégia. A Super Scope é uma pistola de luz em formato de bazuca e exigia um receptor de infravermelho para funcionar. O TeeV Golf é um bastão com sensor de infravermelho usado para simular jogos de golf. O Nordic Quest é um controle que pode ser acoplado em uma máquina de esteira e fazer o jogador praticar exercícios e jogar ao mesmo tempo. Nessa mesma pegada, o Exertainment é uma bicicleta ergométrica que pode ser conectada ao Super Nintendo e jogar games compatíveis enquanto pedala.

 Em 1994, a Nintendo lança o Super Game Boy, um cartucho especial que permitia inserir cartuchos de GameBoy e jogar os games com cores. Alguns jogos do portátil vieram adaptados para conseguir trabalhar melhor o uso de cores no acessório. O Satellaview foi lançado em 1995 e permitia aos jogadores baixar conteúdos através da internet por um sistema de rádio satélite. Era possível baixar revistas, piadas, conteúdos extras e até mesmo jogos novos completos através do Satellaview. Em 1996, foi lançado o cartucho Nintendo Power, que tinha uma memória flash e permitia gravar até 7 jogos através de quiosques espalhados pelo Japão. Foram lançados poucos jogos compatíveis com o periférico e todos eles com mecânicas bem simples.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

50
  • Micro picture
    darlanfagundes · 14 days ago · 3 pontos

    lol, quero essa bicicleta!kkkk

    1 reply
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · 14 days ago · 3 pontos

    O Super Nes americano clássico ainda é meu favorito, com seu formato da caixote. Meu console, comprado em 1994 veio com o bizarro controle tsij-300i, sem fio com infravermelho semelhante ao dual turbo, possuia um botão slow e a função de dexar os botões A e B automáticos, meses depois fui obrigado a comprar dois controles originais pois a ergonomia do tsij era horrível.

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · 14 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    thecriticgames · 14 days ago · 2 pontos

    Super Game Boy é uma lindeza, até hoje tenho ele, zerei Pokemon Yellow, Red, Silver e conheci muita coisa de Game Boy através dele

    1 reply
  • Micro picture
    lgd · 14 days ago · 2 pontos

    Meu amigo teve um controle turbo SN ProPad, que ele me deu alguns dias atrás. Jogamos vários jogos nele era muito bom.

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 12 days ago · 2 pontos

    Um clássico dos clássicos. Lembro bem que via alguns acessórios no verso da caixa e até sonhava em tê-los, mas não eram tão importantes assim para a jogatina...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...