A importância e o desenvolvimento de Chrono Trigger
Tudo começou em 1992, em uma viagem de avião para os EUA que por acaso reuniu 3 gênios dos videogames: Hironobu Sakaguchi, criador da série Final Fantasy, Yuji Horii, criador da série Dragon Quest e Akira Toriyama, criador da série de mangá Dragon Ball. Os três conversaram sobre a criação de um jogo que ninguém nunca havia feito antes. Um ano se passou e Kazuhiko Aoki se ofereceu para produzir o jogo. A partir daí, a Squaresoft reuniu uma equipe de grandes talentos para trabalhar no jogo, o que ficou conhecido como o Dream Team. Foram mais de 50 funcionários trabalhando em cima do novo RPG da companhia, que incorporou muitos elementos que teriam sido usados no que se tornou Secret of Mana, inclusive o codinome inicial, Chrono Trigger.
Com um vasto mundo e diferentes períodos no tempo para explorar, muitos game designs contribuíram para criar uma história diversificada, personagens carismáticos , múltiplos finais e uma mecânica de combate inovadora, que deixaria o jogador entretido todo o tempo. Os gráficos, arte, animação, sprites, tudo foi feito e projetado com muito carinho e culminou num cartucho gigante para a época, 32 Mb. Outro grande destaque do jogo é sua trilha sonora, compostas pelos gênios Yasunori Mitsuda e Nobuo Uematsu. O número de faixas e efeitos sonoros era sem precedentes para a época. Segundo o grupo, foi um desenvolvimento divertido e alguns programadores chaves podem ser encontrados dentro do jogo em uma sala secreta.
A história narra as aventuras de Crono que deve viajar no tempo e impedir o apocalipse de 1999. O enredo é desembaraçado e divertido de acompanhar, mesmo com as típicas falhas dos paradoxos que envolvem viagem no tempo [SPOILER] O ápice do jogo é a morte de Crono, que deveria ser algo definitivo, mas a Square pediu que fosse colocado uma forma de ressuscitar o protagonista. Chrono Trigger foi um dos jogos mais aguardados, com altas expectativas dado o elenco de programadores por trás dele. No Japão, o jogo foi um sucesso sem precedentes, vendendo mais de 2,36 milhões de cópias. Altamente aclamado pela crítica, muitas vezes é indicado como um dos melhores RPGs de todos os tempos e melhor jogo da história.
Em julho de 1995, no Japão, surgem as primeiras DLC da história, usando o novo sistema de internet por satélite da Nintendo, o Satellaview. Jet Bike Special, o mini-game de corrida, Character Library, contando um pouco mais sobre os heróis e os monstros e a Music Library, com uma coleção de músicas do jogo. No ano seguinte, o quarto DLC é lançado, Radical Dreamers, um jogo estilo visual novel que conta as aventuras de Serge, Kid e Gil que vão atrás do artefato chamado Frozen Flame. O jogo também gerou um OVA de 16 minutos chamado Dimensional Adventure Numa Monjar que conta alguns eventos durante a feira milenar do início do jogo, além de uma série de mangás. O jogo também gerou 3 CDs com a trilha sonora do jogo e um álbum especial com remix das músicas em jazz.
@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
Seria legal ver um post sobre o desenvolvimento de final fantasy vi também, afinal ele que serviu de referência pra praticamente tudo que é rpg japa que veio a partir dali, inclusive CT
Jogo espetacular que dispensa comentários. Tenho dois exemplares de CT na coleção, um completo e outro lacrado de fábrica e classificado pela VGA.
Esse lance de DLC nos anos 90 me pegou de surpresa
Com um time desses não tinha como dar errado
Um dos grandes clássicos, e certamente top 10 de toda a história. Legal fazer todos os finais, ir atrás de todos os segredos, o jogo realmente recompensa em cada pedaço, canto e pedra revirada em cada momento ao longo da história e suas viagens no tempo...
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Ok, o texto nos conta sobre o desenvolvimento de Chrono trigger, mas a importancia não foi abordada...
Em quê ele foi importante mesmo? Não ter random battles? Seria isso?