2020-05-29 09:20:16 -0300 2020-05-29 09:20:16 -0300

PlayStation: A entrada da Sony no mercado de consoles

Single 3801971 featured image

Após uma parceria de sucesso entre Sony e Nintendo para a fabricação do chip de som do Super Nintendo, as empresas firmaram um acordo em 1988 para criar um add-on para o console de 16-bits da Nintendo que o tornaria compatível com jogos em CD em um formato projetado pela Sony. O novo aparelho seria apresentado na CES de 1991 como Play Station, porém, Hiroshi Yamauchi percebeu que a Sony teria controle total sobre os jogos desenvolvidos para CD. Em segredo, a Nintendo fechou uma nova parceria com a Philips e apresentou o CD-i. A Sony foi pega de surpresa, mas decidiu continuar seu projeto e desenvolver um console novo do zero. Ela comprou a Psygnosis por 48 milhões de dólares para ajudar na criação de jogos e no novo kit de desenvolvimento bem fácil de se utilizar.

 O PlayStation foi lançado dezembro de 1994 no Japão, uma semana após o lançamento do Sega Saturn, e foi um enorme sucesso. O console cinza e grande vinha com uma tampa na parte superior para entrada de CD, 2 entradas para controles e para cartões de memória logo acima. Por dentro, o aparelho vinha com uma CPU de 32-bits, MIPS R3000A de 33,8 MHz, uma GPU com funções de mapeamento de textura para polígonos 3D e rotação de sprites 2D, 2 MB de RAM principal e 1 MB de VRAM, além um chip de som de 16-bits capaz de trabalhar 24 canais. Tais especificações eram capaz de gerar 16,7 milhões de cores, 4 mil sprites, 180 mil polígonos por segundo texturizados ou 360 mil sombreado em segundo plano.

 O controle padrão do PlayStation foi inspirado pelo padrão estabelecido pelo Super Nintendo. O direcional teve que adotar botões para cada direção e fugir do formato de cruz patenteado pela Nintendo. Start e Select tinham formatos de Play e Pause para apontar para suas funções multimídia. Os botões de face adotam formas geométricas para simbolizar cada ação, ▲,■, O e X. O jogo adota 4 botões de ombro, L1, L2, R1 e R2, para tentar trabalhar melhor com o 3D. O controle também adiciona pegadores longos que melhora muito a ergonomia. Os jogos vinham dentro de uma caixa de plástico para CD com uma arte na frente e algo mais sutil prensado na mídia óptica. O console também apresentou o Memory Card separado com 128 KB para armazenar, apagar, copiar ou transferir o progresso dos jogos.

 No início de desenvolvimento do projeto, a equipe estava na dúvida se o foco em jogos seria 2D ou 3D, mas depois do sucesso de Virtua Fighter, a resposta ficou óbvia. O catálogo inicial do aparelho veio com bastante jogo, alguns puzzles, mahjong e adventures investigativos. Os destaques ficam por conta do porte de Ridge Racer de alta qualidade. Para distrair os jogadores de loadings demorados, o jogo inclui um mini-game de Galaxian, ideia que foi patenteada pela Namco. O primeiro jogo da From Software, King’s Field, trouxe o primeiro RPG de ação com gráficos 100% poligonais, um feito inédito na história. A Sony adotou uma estratégia bem diferente de seus concorrentes, abraçando o desenvolvimento de terceiros, com isso, várias companhias embarcaram no novo aparelho.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

79
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 4 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    fonsaca · about 1 month ago · 3 pontos

    Reconheço o Ridge Racer e Motor Toon. Qual são os outros dois jogos das últimas imagens?

    3 replies
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · about 1 month ago · 3 pontos

    Recomendo a leitura do livro A Guerra dos Consoles, que tem alguns capítulos dedicados ao surgimento do Playstation, além da Nintendo, a Sega também tentou fazer uma parceria com a Sony, o então CEO da Sega of America Tom Kalinske acreditava que a união com a Sony poderia manter a Sega forte para as próximas gerações de consoles, mas a Sega of Japan boicotou o projeto, frustando o plano a longo prazo da Sega of America. A Sony conseguiu eliminar um dos concorrentes do Playstation no ocidente na própria apresentação do console na E3 de 1995 quando Steve Race subiu ao palco e apenas disse $ 299,00, este seria o preço do console da Sony, $ 100,00 dólares mais barato que o Sega Saturn, o restante da história todos conhecemos.

    4 replies
  • Micro picture
    leandro · about 1 month ago · 2 pontos

    Um dos primeiros games que joguei no Play 1, se bem me lembro, foi o Loaded ( um top down shooter com bastante ação ). Pra época impressionou a pegada violenta do jogo, onde você eliminava os inimigos e ficava os rastros de sangue e até partes deles espalhadas no cenário. E sobre o play 1 considero ele um dos melhores e mais importantes consoles da historia, ao lado do Atari 2600 e Nes.

    3 replies
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · about 1 month ago · 2 pontos

    Saudades do meu PlayStation, um dia vou tentar recupera-lo.

    1 reply
  • Micro picture
    thecriticgames · about 1 month ago · 2 pontos

    Que satisfação aspira!

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    É aqui que estão falando de "enorme sucesso"?❤️

    Paixão a primeira vista ...lembro daqueles cds demo e meu fascínio em querer jogá-los / comprá-los...

    Sacada genial do Galaxian no RIDGE RACER 👍🏻

    Além da admiração pelo PLAYSTATION, aqui também nasceu minha admiração por SILENT HILL...

    2 replies
  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 2 pontos

    E chegou o videogame dos videogames. Se na década de 80 Nintendo era sinônimo de videogame, na década de 90 o Playstation ganhou essa comparação, e por alguns detalhes, não foi da Nintendo de novo!

    1 reply
  • Micro picture
    romaopedro199 · 28 days ago · 2 pontos

    Com certeza foi o console que mais joguei na vida!

    1 reply
  • Micro picture
    marcelblackpxn · 9 days ago · 2 pontos

    Recentemente teve um leilão desse modelo, devem ter pouquíssimos por aí

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...