2020-04-29 09:05:19 -0300 2020-04-29 09:05:19 -0300

A origem e o fim da Commodore

Single 3794476 featured image

A Commodore foi fundada em 1954 por Jack Tramiel, um sobrevivente de campos de concentração nazista. Inicialmente, ele dirigia um taxi e consertava máquinas de escrever em Nova York, mas se mudou para o Canadá no ano seguinte. No final dos anos 50, uma onda de máquinas japonesas obrigou a maioria das empresas americanas a interromper seus negócios, mas Tramiel voltou seus esforços para máquinas de adição. Nos anos 60, a situação se repete e o mercado japonês começa a exportar muitas máquinas de adição para o território americano. Mais uma vez, Tramiel teve uma nova ideia e passou a produzir calculadoras eletrônicas, tanto para o público científico quanto para os consumidores comuns.

 Em 1975, a Texas Instruments, principal fornecedora de peças, entrou no mercado de calculadoras e a Commodore teve de recorrer a MOS Technology para continuar bem no mercado. Em 1977, a empresa voltou seus esforços para o mercado de computadores pessoais e lançou o Commodore PET, um dos primeiros PCs voltado para as massas. Em 1980, A Commodore era uma das principais fabricantes de computadores, lançando alguns outros sucessos, como o VIC-20 e o fantástico Commodore 64, em 1982. O C64 se tornou o computador pessoal mais vendido de todos os tempos, graças a uma intensa guerra de redução de preços que ocorreu na primeira metade dos anos 80. A Commodore liderava o mercado, dificultando as vendas das linhas de computadores da Atari, Coleco, Sinclair e Texas Instruments.

 Em 1984, Jack Tramiel saiu da Commodore após várias discordâncias com o conselho e fundou outra empresa. No mesmo ano, ela comprou a divisão de hardware da Atari vendida pela Warner e lançou o Atari ST no ano seguinte. Já a Commodore havia comprado uma empresa iniciante chamada Amiga Corporation por 25 milhões de dólares e lançou seu computador de 32-bits, o Amiga 500, para competir com o computador da Atari, utilizando um hardware muito superior. A segunda metade dos anos 80 foi uma guerra intensa entre Atari, Commodore e Apple com a nova geração e computadores, mas a Microsoft e seus clones de IBM-PC saiu vitoriosa com seus sistemas MS-DOS e Windows.

 A Commodore sempre foi vista como uma empresa difícil de lhe dar. Os varejista reclamavam do tratamento severo da empresa e lançamentos de computadores incompatíveis, mas se viam escravos do sucesso do C64. Os desenvolvedores também tinham a mesma reclamação. O Amiga não emplacou como o esperado e mesmo que o hardware oferecesse gráficos e sons excelentes para jogos, os consoles domésticos já se mostravam ter a preferência dos consumidores nesse quesito. Além da má administração do conselho, a Commodore lançou outros produtos que fracassaram no mercado, como o Amiga 600 e o console baseado em CD, Amiga CD32. Em abril de 1994, a empresa declarou falência e seus ativos foram vendidos aos seus credores e por várias outras companhias.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

53
  • Micro picture
    manoelnsn · 5 months ago · 2 pontos

    Famoso comodore 64. Mas realmente, não sabia que o Amiga era da mesma empresa, e muito menos que tinha o Tramiel no meio

    2 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 5 months ago · 2 pontos

    Commodore...nome esquisito, não?
    Pelo visto há mais coisas esquisitas além do nome (como sua fama em ser difícil de se lidar)

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 5 months ago · 2 pontos

    O cara conseguiu se meter no Commodore e na Amiga. Mas apesar de conseguir fazer os itens alavancarem em vendas, de começo, não tinha mão para se manter no topo do mercado.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 5 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

Keep reading → Collapse ←
Loading...