2020-03-18 09:38:11 -0300 2020-03-18 09:38:11 -0300

Atari Jaguar: o último console da Atari

Single 3782883 featured image

A empresa Flash Technology desenvolveu 2 projetos de novos consoles que iriam desbancar o Super Nintendo e o Sega Genesis e a Atari financiou o projeto de 64 bits. Lançado em novembro de 1993, o Atari Jaguar chegou custando 250 dólares e vinha com a promessa de ser o primeiro console de 64 bits. Para promover o videogame, o slogan da Atari, “Do the Math”, apresentava a soma de sua CPU e GPU de 32-bits, formando 64, porém, essa matemática era tendenciosa e tentava enganar o consumidor, visto que nenhum outro console fazia o cálculo de bits desta maneira. Ainda sim, as especificações surpreendiam, com uma 2 MB de RAM, um Motorola 68000 usado como manager, saída de som estéreo de 16 bits com qualidade de CD e saída de vídeo usando cabo composto, RGB ou S-Video.

 O console vinha com duas saídas para controles e o gamepad é considerado um dos piores da história. A peça é composta por um direcional digital circular, 3 botões de ação, botões de pause e option no centro e o retorno do teclado numérico na parte de baixo do controle. O controle foi criticado pela falta de botões de ação e uso do malfadado teclado numérico que nunca funcionou bem em nenhum console lançado. Ainda que fosse considerado um console de 5ª geração, como o 3DO, o console utilizava a mídia de cartuchos para armazenar seus jogos. Com capacidade de até 6 MB de memória, os cartuchos vinham com uma arte estampada na frente e um pegador circular no topo.

 A GPU do console possui instruções destinadas a jogos 3D poligonais, com isso, o jogo Cybermorph impressionava na época e também vinha junto do aparelho. Os demais jogos, ainda que 2D, utilizavam bem pouco do que o console era capaz de oferecer. Apenas 4 jogos estavam disponíveis no ano de lançamento do Atari Jaguar, muito disso se deu devido a confusa estrutura de chips e processadores do hardware do videogame, que acaba dificultando muito o processo de criação de jogos. Além disso, A Atari não conseguiu estabelecer boas parcerias de desenvolvedoras third party para apoiar o projeto. No mesmo ano, publicações já diziam que o investimento no novo aparelho da Atari poderia ser considerado um risco.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

48
  • Micro picture
    rshadowss · 18 days ago · 3 pontos

    Hoje esse console tá mais caro que o PS5/Xbox SX, e olha que nem temos valores ainda haha

    É o último da Atari por enquanto, a Atari vai lançar o Atari VCS, pelo menos ela pretende lançar...

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 19 days ago · 2 pontos

    Nunca joguei, embora já esteja aqui no meu Retroarch todos os games...um dia desses testo uns! Vlw por me lembrar...rsrsrs

    1 reply
  • Micro picture
    marlonfonseca · 19 days ago · 2 pontos

    Meu sonho de consumo. O console que ainda falta na minha coleção.

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · 19 days ago · 2 pontos

    Pessoal que diz que o N64 é o pior console da historia parece que nunca ouviu falar disso ai. Esse sim o pior console ( ou um dos piores ) de todos os tempos. Nintendo 64, por mais que tivesse muito tralha, mas, promoveu games que serviram de grande influencia para industria, como Mario 64, Zelda, 007, popularizou o uso do analógico e foi o primeiro a apresentar o rumble pak ( que logo foi "copiado" por outras empresas de vídeo games ).

    2 replies
  • Micro picture
    eduardo_wrzecionek · 19 days ago · 2 pontos

    @eduardowrzecionek
    Esse console foi um dos poucos que não vi pessoalmente me lembro da epoca das locadoras que cheguei a jogar uns videogames diferente alem de Super Snes e Mega Drive.

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 18 days ago · 2 pontos

    Esse não despertou a atenção em nada...
    Talvez o nome...e só.

    2 replies
  • Micro picture
    thiagoreis · 18 days ago · 2 pontos

    Acho que o único jogo do console que conheço e o Rayman !! Mas fui jogar ele só no Ps1 kkk... nunca nem vi rodando no Jaguar

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 11 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    kess · 10 days ago · 2 pontos

    Taí uma oportunidade desperdiçada. A Atari poderia ter investido certo e teria criado um console que poderia ter sido algo como um 3DO ou até mais.

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...