2020-02-19 09:54:21 -0300 2020-02-19 09:54:21 -0300

3DO: O projeto de um console revolucionário

Single 3776767 featured image

Em 1991, Trip Hawkins, fundador da Electronic Arts, criou a 3DO Company para desenvolver seu novo projeto de videogame baseado em CD da nova geração. A ideia era criar um padrão de console e licenciar a fabricação de hardware para empresas interessadas em entrar no mercado de videogames. Algumas das gigantes do mundo da eletrônica chegaram a adquirir uma licença, como Panasonic, Samsung e Toshiba. O primeiro modelo lançado veio da fabricante Panasonic em outubro de 1993, o FZ-1. O lançamento foi conturbado devido às mudanças no padrão de projeto em cima da hora e seu preço absurdo para a época, 699 dólares, muito acima de qualquer console já consolidado.

 O padrão do console 3DO vinha com especificações bem robustas para a época. Uma CPU RISC de 32 bits a 12 MHz, uma SRAM de 32 KB, 2 MB de RAM principal, 1 MB para RAM de vídeo, 2 co processadores de vídeo capaz de resoluções de até 640x480 px, som estéreo de 16-bits com 13 canais de DMA, suporte a som Surround e uma velocidade de leitura de 2x. O Modelo FZ-1 da Panasonic vinha em uma carcaça preta com ejetor de bandeja para entrada de CD, saída RF e RCA composto para imagens mais nítidas e uma única saída para controle. O 3DO era uma plataforma multimídia, ou seja, era possível reproduzir músicas e fotos através do aparelho, além de jogar. Foi o primeiro console com sintetizador de luz capaz de criar um show de imagens em vídeo que oscilam ao ritmo da música.

 O Controle do 3DO da Panasonic vinha em um formato levemente curvo, com direcional circular e 3 botões de ação dispostos de forma semelhante ao gamepad do Mega Drive. Além disso, mais 2 botões de ombro semelhante ao Super Nintendo. O botões centrais, que seriam o “select” e “start” são sinalizados como “Stop” e “Play / Pause”, para dar um foco as funções multimídia do produto. Cada controle tinha uma entrada para outro controle, ou seja, para jogos multiplayer, os controles eram conectados entre si formando uma cadeia. Até 8 controles podem estar conectados. A caixas dos jogos vinham com um formato bem cumprido e uma arte na frente,  já o CD vinha com o nome do jogo estampado de forma estilizada, mas sem desenhos.

 Devido a várias mudanças no padrão em cima da hora, apenas 1 jogo ficou pronto no lançamento do FZ-1, Crash ‘n Burn. Alguns poucos jogos foram lançados ainda em 1993, muitos deles utilizando filmes interativos em FMV, como Twisted: The Game Show. O Foco do videogame eram os jogos em 3D e o resultado era algo realmente impressionante. O console não tinha nenhuma trava de região ou mesmo esquemas para antipirataria, com isso, diversas empresas poderiam lançar jogos para a plataforma sem nenhum tipo de vistoria. Não demorou muito e vários jogos pornográficos com atores reais estavam misturados a jogos educacionais para crianças. Na EGM de 1993, o 3DO foi considerado o pior lançamento do ano.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

42
  • Micro picture
    leandro · about 1 month ago · 2 pontos

    Sendo bem honesto o impacto desse console, na época ( e pelo menos pra mim ) foi bem momentâneo. Era um vídeo game absurdamente caro e aquele monte de FMV só impressionava em primeira vista. Depois eu esquecia complemente. Mas vou destacar 3 jogos que eu joguei bastante nele, na época: Mad Dog McCree, Need For Speed ( esse era impressionante ) e o FIFA Soccer. E tive a sorte de joga-los muito devido porque trabalhei em uma locadora de games, na época. Se não ele iria passar distante

    5 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Foi uma revolução. Uma pena que o custo alto afastou muitos gamers...e sua falência (morte) se deu com o anúncio e lançamento do PLAYSTATION.
    ...
    Tê-lo no lançamento foi uma sensação indescritível e fenomenal. Sinto honra de tê-lo. Foi bom demais...o mesmo digo do DREAMCAST.
    ...
    Era sensacional esse estilo de inserir um CD e manipular o visual na tela (manualmente ou automaticamente.
    ...
    Uma pena que o 3DO-M2 foi cancelado...😭

    5 replies
  • Micro picture
    old_gamer · about 1 month ago · 2 pontos

    Pra mim esse vídeo game foi igual caviar ....

    5 replies
  • Micro picture
    lgd · about 1 month ago · 2 pontos

    A idéia de criar um padrão foi bem interessante

    1 reply
  • Micro picture
    darth_gama · about 1 month ago · 2 pontos

    Cheguei a ver numa locadora, mas nunca tive a oportunidade de jogar. Era bem impressionante para a época, mas o preço exorbitante pesou para a sua popularização...

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 26 days ago · 2 pontos

    Eu só conheci esse console via emuladores e recentemente...de uns 5 anos pra cá...nunca tinha ouvido sequer falar...rssrsrs

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 26 days ago · 2 pontos

    Bem diferente de todas as travas, imbrolhos e demais impedimentos que temos para com os games hoje em dia... né, Nintendo?

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 26 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

Keep reading → Collapse ←
Loading...