2020-01-29 10:36:07 -0200 2020-01-29 10:36:07 -0200

A origem e o fim da Epyx

Single 3772478 featured image

Em 1977, após participar de uma partida de D&D, Jim Connelley e Jon Freeman começam a ter ideias para jogos de computadores. No ano seguinte, eles fundam a empresa Automated Simulations e lançaram seu primeiro jogo para o Commodore PET, Starfleet Orion, o primeiro jogo de estratégia com temática espacial. Com sucesso moderado, a sequência sai no ano seguinte, Invasion Orion. Mas seu primeiro grande jogo de sucesso foi Temple of Apshai, lançado em 1979. Este é o primeiro RPG com interface gráfica para computadores pessoais e dá início a uma longa série de RPGs, a Dunjonquest. Outros destaques ficam com The Datestones of Ryn, o primeiro RPG de ação da história e Dragonriders of Pern, RPG de ação com estratégia lançado em 1983.

 Com a popularidade de Donkey Kong nos Arcades, eles lançam Jumpman em 1983 e emplacam um novo sucesso. Orientado agora para jogos de ação, eles mudam o nome da companhia para Epyx e lançam vários jogos licenciados para computadores, como Impossible Mission, Barbie e Hot Wheels. Outro gênero no qual a empresa foi um sucesso foi nos jogos de esportes misto. A série California Games, Summer Games e Winter Games traziam simulações divertidas e variadas para cada modalidade. A Data East processou a Epyx por violação de direitos ao apresentar as semelhanças do Arcade Karate Champ para o jogo de computador World Karate Championship. Após recorrer, a Epyx ganha o processo, pois ambos os jogos compartilham apenas da mesma temática.

 A Epyx também criou hardwares para computadores, como o joystick 500XJ, o Fast Load, um cartucho que aumenta a leitura de disquetes e até mesmo um sistema portátil, Handy, que foi comprado pela Atari e se tornou o Lynx. Em 1988, a Epyx estava fortemente dependente do Commodore 64, uma máquina já envelhecida. Em 1989, A Epyx entrou com pedido de falência, demitindo grande parte da equipe e se limitando a apenas 20 funcionários. Durante este período, a ela se reservou a desenvolver jogos exclusivos para o Atari Lynx. Em 1993, só havia 8 funcionários na equipe, então eles venderam o resto da companhia para a Bridgestone Media Group e a empresa desapareceu de vez.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

36
  • Micro picture
    tassio · 2 months ago · 3 pontos

    A EPYX tem um lugarzinho nas minhas boas lembranças de infância com Jogos de Verão do Master System. O Summer Games eu aluguei uma vez e achei muito ruim kkkkk aí fui trocar na locadora, achando que podia trocar assim de boas, só por ter achado ruim o jogo kkkkkkkkkkk a mulher trocou mas falou que só era pra trocar se a fita tivesse com problema.

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...