2019-12-11 10:40:10 -0200 2019-12-11 10:40:10 -0200

Versões e acessórios do PC Engine / TurboGrafx-16

Single 3762647 featured image

Em uma parceria entre a Hudson Soft e a NEC, o PC Engine é lançado no Japão em 1987 e se destaca por seu tamanho minúsculo e uso de jogos em cartões. O PC-KD863G de 1988 é uma televisão com um PC Engine embutido com caixas de som estéreo. A versão americana foi chegar apenas em 1989 como TurboGrafx-16, trazendo uma enorme carcaça preta para se adequar ao público. Em novembro do mesmo ano, o PC Engine Shuttle chega ao Japão com um formato de disco voador e trazia uma nova versão do controle padrão. Foi a primeira tentativa de cortar os custos do aparelho. Na Coréia do Sul, a Daewoo Electronics lança o Vistar 16, com design moderno e curvo baseado na versão americana do aparelho.

 O PC Engine CoreGrafx chega em dezembro de 1989 no Japão trazendo saída A/V no lugar do cabo RF e um novo processador. A decisão não foi muito inteligente, pois em 1991, o PC Engine CoreGrafx II volta com o processador antigo. Em abril de 1989, em parceria com a Sharp, o X1-Twin é lançado com a proposta de unir a arquitetura do PC Engine com o computador X1. O PC Engine SuperGrafx chega junto com o CoreGrafx trazendo mais memória e processador mais potente, porém, um custo muito elevado e poucos jogos compatíveis que utilizam as capacidades do hardware. O PC Engine GT e o Turbo Express de 1990 trazem versões portáteis impressionante e em 1991, apenas no Japão, o PC Engine LT vem com uma forma de laptop e uma tela embutida, porém, com preço elevadíssimo.

 Voltando para 1988, a NEC lança o revolucionário o PC Engine CD-Rom², o primeiro add-on com leitor de CD da história. Uma carcaça branca enorme com o leitor de CD e uma interface de conexão atrás para comunicar os aparelhos. A versão americana chega em no ano seguinte, o TurboGrafx-CD, em um formato compacto apenas com o leitor de CD. Uma versão atualizada é lançada em 1991, o Super CD-ROM², com mais memória de buffer, uma nova versão da BIOS e o Super System Card para permitir a leitura do novo add-on. O PC Engine DUO chega em 1991 no Japão e no ano seguinte aos EUA, como TurboDuo. A ideia era trazer um único aparelho a combinação do leitor de CD e leitor de cartões. Em meio a tantas versões do aparelho, o consumidor se perdia facilmente.

 Na parte de periféricos, temos o TurboPad, o primeiro multi-tap a permitir 5 jogadores plugados. O TurboStick era o tradicional controle de Arcade com função de turbo. O TurboBooster trazia saída de vídeo AV e memória extra para salvar o progresso de alguns games. O Avenue Pad 3 é controle padrão, mas com 3 botões de ação, lançado junto do Forgotten Worlds para o Super CD-ROM². O Avenue Pad 6 foi lançado junto do Street Fighter II e trazia 6 botões de ação para se adequar aos comandos do jogo de luta mais popular da história. Foi também lançado uma série de cartões para dar mais memória RAM ao aparelho. Nenhum acessório muito curioso foi lançado para a plataforma.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

55
  • Micro picture
    lukenakama · 8 months ago · 3 pontos

    Eu devo começar a me aventurar em breve nesse console porque baixei o retroarch, quero começar com Rondo of Blood.

    4 replies
  • Micro picture
    strider_hiryuu · 8 months ago · 2 pontos

    Era meu sonho jogar Fatal Fury Special, na época.!

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 8 months ago · 2 pontos

    Tenho um amigo que tem esse X1 twin da Sharp...ele é bem raro...

    1 reply
  • Micro picture
    marlonfonseca · 8 months ago · 2 pontos

    Amo esse console. Eu tenho um core aqui na coleção e fiz a pré-venda do TG16 mini que vai sair no ano que vem.

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · 8 months ago · 2 pontos

    É um console com uma biblioteca de jogos muito bons e destacando, principalmente, os Shmup´s.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 8 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darth_gama · 8 months ago · 2 pontos

    Tá aí um console que nunca joguei (nem vi de perto), pelo que sei dele, infelizmente passou batido pelo Brasil, embora tivesse ótimos jogos.

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 8 months ago · 2 pontos

    Turbo-q?
    ...
    Nunca vi na vida...(^^)(^^)(^^)
    Mas conheço"de vista"
    ...
    Surpreendente as imagens 2 a 5.
    Quanta coisa...😲

    2 replies
  • Micro picture
    felipebsousa · 7 months ago · 2 pontos

    Tive a oportunidade de jogar ate a quarta fase do r-type no museu do video-game itinerante, o controle dele e muuuuito confortável e leve.

    1 reply
  • Micro picture
    jogaveio · 5 months ago · 2 pontos

    Eu tenho um PC Engine Duo RX, aquele que é bem parecido com o duo, mas vem com o controle de 6 botões...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...