2019-10-18 10:20:41 -0300 2019-10-18 10:20:41 -0300

Windows 1-3: A origem do sistema operacional definitivo da Microsoft

Single 3751787 featured image

Bill Gates viu uma demonstração de um sistema operacional baseada em interface gráfica chamado Visi On em 1981. O desenvolvimento de um sistema semelhante seguiu os próximos anos e em novembro de 1985, a Microsoft lança o Windows 1.0. O programa funcionava como um front-end para o MS-DOS, ou seja, utilizava funções do sistema em texto traduzidas em uma interface gráfica colorida baseada em janelas. Essas janelas não podiam ser sobrepostas, apenas as caixas de diálogos, porém, ele permitia gerenciar várias tarefas em paralelo e vinha com alguns programas pré-instalados, dentre eles, o jogo Reversi, um game de Othello. O sistema não foi muito bem aceito devido a sua orientação totalmente voltada ao mouse, que ainda era uma novidade pouca explorada no mercado, além de baixa compatibilidade com programas e jogos do MS-DOS.

 Em dezembro de 1987, a Microsoft lança o Windows 2.0 com a introdução de teclas de atalhos mais sofisticadas e com a sobreposição de janelas. O novo sistema agora dava suporte a gráficos VGA e maior suporte a aplicações de terceiros, porém, ainda era muito pouco se comparado ao MS-DOS. Novos programas foram apresentados nesta versão, como o Painel de Controle, o Word e o Excel. A versão 2.1 saiu no ano seguinte e dava maior compatibilidade aos processadores 286 e 386 da Intel. O sistema necessitava de um disco rígido para ser instalado e a versão 386 já oferecia suporte a emulação da memória EMS. Alguns poucos jogos já começavam a aparecer para o sistema, como Balance of Power, Bloks e o RPG isométrico Castle of the Winds.

 Em maio de 1990, o Windows 3.0 é o primeiro a alcançar uma ampla popularidade, capaz de rivalizar com o MAC OS e o Amiga OS. Houve várias melhorias de desempenho e gerenciamento de memória, com até 3 modos de operação. O sistema agora suporta gráficos em SVGA e adicionou o clássico jogo de cartas Paciência. A versão 3.1 chegou em 1992 e trouxe melhorias significativas na interface e compatibilidade com placas de som e driver de CD. Reversi foi substituído pelo clássico Campo Minado e jogos de MS-DOS podiam ser executados em um janelas separadas. Os computadores da Zenith começaram a vir com o Windows 3 embarcado, aumentando a popularidade do sistema da Microsoft.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

37
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 months ago · 2 pontos

    Mano...olha esses layouts...
    Kkkkkk
    😅😅😅😅
    :-D

    1 reply
  • Micro picture
    lgd · about 2 months ago · 2 pontos

    Meu primeiro Windows foi o 3.11 (escola de informática, mas já tinha tido aulas de DOS antes :P) acho que foi o mais popular pré 95.

    3 replies
  • Micro picture
    onai_onai · about 2 months ago · 2 pontos

    Se eu tivesse usado PC nessa época teria ou ficado muito inteligente ou pirado...

    1 reply
  • Micro picture
    caramatur · about 2 months ago · 2 pontos

    Muito interessante! ^^

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...