2019-09-06 09:19:29 -0300 2019-09-06 09:19:29 -0300

A importância e o desenvolvimento de Super Mario World

Single 3743635 featured image

Depois do fenomenal Super Mario Bros. 3, a Nintendo decidiu que o próximo jogo da série sairia para o novo hardware de 16-bits da empresa. Como seria o primeiro jogo do console, a equipe teve dificuldades no desenvolvimento por não ainda possuírem um software de criação de jogo da nova plataforma. Como treinamento, eles refizeram Super Mario Bros. 3 usando a plataforma de 16-bits. A versão beta do jogo apresentava o power-up de tanuki, level design das fases bem diferentes e um mapa pequeno de uma ilha bem menor que a versão final. O jogo foi dirigido por Takeshi Tazuka e a produção ficou com Shigeru Miyamoto. O jogo foi lançado junto do Super Famicom no Japão, em novembro de 1990 e rapidamente ficou tachado de melhor jogo de todos os tempos.

 Apesar da Cape Feather ser o super eficiente, o foco do jogo não era nos Power-ups como no jogo anterior e sim na grande liberdade e possibilidade de novos movimentos e acrobacias possíveis com e Luigi e Mario. Yoshi foi planejado desde o primeiro Super Mario Bros., mas as limitações técnicas da época não permitiram implementar a montaria. Além de engolir a maioria dos inimigos, Yoshi pode comer as cascas de tartaruga e ter diferentes habilidades dependendo da cor. No mundo secreto Star Road, temos bebês Yoshis coloridos que devem ser alimentados e já possuem uma habilidade própria. As animações que mostram Mario destruindo o castelo são marcantes e engraçadas. Tudo foi pensado com muito carinho e design infantil, mas com fases progressivamente desafiadoras.

 Como o nome do jogo indica, a grande atração do jogo era seu mapa. Ilhas conectadas e fases espalhadas em diferentes pontos. Algumas fases possuem saídas secretas que garantem novos caminhos e até mesmo um mundo extra, o Special World, se trata de uma seleção de fases super difíceis, mas depois de superadas, alteram as cores e sprites de inimigos por todo o jogo, é fantástico. A trilha sonora ficou por conta de Koji Kondo que se esbanjou com os 8 canais de som oferecidos pelo novo sistema. As músicas giram em torno de um tema central e variações dele que varia de acordo com a fase, por exemplo, na água, é mais calma, no castelo, mais sombria e por aí vai. Além disso, as músicas recebem uma batida diferente se Mario estiver montado no Yoshi.

 Enquanto isso, os americanos estavam ansiosos com o novo jogo até que em agosto de 1991, o Super Nintendo chega ao mercado e traz o glorioso Super Mario World junto da caixa. Como Sonic the Hedgehog da Sega já havia saído, se instaurou uma grande guerra de consoles entre Mega Drive e Super Nintendo, muito devido a estes dois jogos. O jogo traz um grande legado, considerado por muitos como o melhor da franquia e um dos melhores jogos da história. Sua versatilidade e segredos desafiava jogadores por todo o mundo para finalizar o jogo com o menor tempo possível. Super Mario World foi a primeira experiência de muitas crianças com videogame devido ao seu visual colorido e jogabilidade fácil de dominar.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

58
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 12 days ago · 3 pontos

    O meu SNES não veio com Super Mario World, minha mãe achou os personagens da capa muito bobos, e mandou trocar de jogo, então veio com Street Fighter II World Warrior.

    3 replies
  • Micro picture
    artigos · 12 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 12 days ago · 2 pontos

    Yoshi praticamente tornou-se um protagonista.😛🦖🦕

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · 12 days ago · 2 pontos

    Eu acho esse, junto com Super Mario Bros 3, trabalhos magníficos em matéria de level design. Ah e a trilha sonora desse jogo é tão clássica quanto a do primeiro Super Mario Bros

    1 reply
  • Micro picture
    thecriticgames · 12 days ago · 2 pontos

    É um game maravilhoso e tipo, olha só que visual simples e efetivo, e bonito, olha o mapa dele, até o manual do jogo é bonito.

    4 replies
  • Micro picture
    darlanfagundes · 12 days ago · 2 pontos

    Lento... Sonic domina! sjoisajsoaijsasa

    1 reply
  • Micro picture
    old_gamer · 12 days ago · 2 pontos

    Um dos melhores jogos já feito até hoje, clássico eterno !

    1 reply
  • Micro picture
    spencerv · 11 days ago · 2 pontos

    Sei que não tem muito a ver com a postagem, mas recentemente encontrei no Github o código-fonte do Super Mario Bros. Programadores de plantão, deleitem-se.
    https://gist.github.com/1wErt3r/4048722

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 10 days ago · 2 pontos

    E eu nunca terminei ele... preciso resolver isso.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...