2019-08-28 10:08:31 -0300 2019-08-28 10:08:31 -0300

Neo Geo AES: Um Arcade dentro de casa

Single 3741815 featured image

Em 26 de abril de 1990, a SNK lança a placa de Arcade mais poderosa do mercado, a Neo Geo MVS. Além dos recursos tecnológicos que superava todas as placas das concorrentes, ela adotava um esquema de troca de cartuchos, como nos consoles domésticos, isso diminuía demais os custos, pois já não era mais necessário trocar o gabinete inteiro para apresentar um novo jogo. Em hotéis, a SNK alugava uma versão reduzida da máquina e logo notou que havia demanda de possíveis compradores de uma máquina tão cara. Em julho de 1991, a SNK lança a Neo Geo AES voltado para o consumidor final. Um console de luxo e extremamente poderoso com preço inicial de 650 dólares, mais caro que 3 unidades do Super Nintendo, que também foi lançado na época.

 O console era bem grande e vinha em uma carcaça preta, com a entrada para cartuchos na parte de cima, botão de reset, chave de liga e desliga, entrada para até 2 controles, entrada para fones de ouvido e uma entrada para cartão. Por dentro, ele era basicamente uma placa de Arcade Neo Geo MVS. Havia 2 processadores, um Motorola 68000 de 12 MHz e um Zilog Z80 de 4 MHz, GPU de 24-bits da própria SNK trabalhando a 24 MHz, capaz de processar até 380 sprites na tela simultaneamente, 64 KB de RAM principal, 74 KB de RAM para vídeo e um chip de som da Yamaha, o YM2610 de de 15 canais com 2KB de RAM reservados. Era a mais potente especificação técnica de um console para a época.

 O controle padrão do console era gigante. Ele simulava um joystick de Arcade com a alavanca de 8 direções, botões start e select na parte de cima e 4 botões de ação distribuídos de forma ergonômica, A, B, C e D, mesmas configurações do gabinete. Os cartuchos eram imensos, do tamanho dos controles. Estampava uma arte na frente e tinha uma leve diferença na pinagem com relação aos cartuchos da versão MVS. A SNK foi além e trouxe o primeiro cartão de memória da história. Com capacidade de 2KB, o cartão armazenava o progresso do jogador e podia ser levado para outro console ou mesmo inserir no gabinete MVS. Geralmente, era usado para armazenar os recordes de pontuação nos jogos.

 Como o Neo Geo AES tinha o mesmo hardware do gabinete de Arcade mais poderoso da época, os jogos eram de altíssima qualidade. Nos EUA, o console era vendido junto do Baseball Star Professional ou do Nam-1975. Todos os títulos que saiam para o Arcade recebiam a conversão perfeita em cartucho da versão doméstica. O catálogo inicial já contava com cerca de 20 jogos e dos mais variados estilos, como corrida, shoot ‘em up, plataforma, FPS, esportes, Run ‘n’ gun, Beat ‘em up e luta. Só não tinha RPG, pois a proposta não combinava com jogo de Arcade e não havia jogo exclusivo para o AES. Apesar de vender pouco, a SNK não tinha prejuízo, já que não tinha de bancar conversões dos jogos para seu sistema caseiro.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

50
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 months ago · 2 pontos

    Tá ae "uma parada" que só vi de longe.
    Ele era tipo o 3DO...pouquíssimas pessoas tinham.
    ...
    Não sei por que mas...ele nunca me atraiu.
    ...

    4 replies
  • Micro picture
    leandro · about 2 months ago · 2 pontos

    Tive a chance de joga-lo na época, em uma das locadoras que eu frequentava. Era algo realmente assustador, tanto o poder de hardware, quanto seu tamanho físico. Sempre foi um console para poucos compradores. Eu acho que deve ser dos únicos consoles antigos que continua caro, ate hoje kkkk

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · about 2 months ago · 2 pontos

    Eu tenho ele com 4 fitas... é a única coisa que nunca tive coragem de vender...mas ele sofreu um acidente recentemente, quebrou a carcaça... até hj sinto vontade de chorar quando olho...

    1 reply
  • Micro picture
    marlonfonseca · about 2 months ago · 2 pontos

    Amo de paixão. Ano passado eu finalmente consegui um para a minha coleção!

    1 reply
  • Micro picture
    old_gamer · about 2 months ago · 2 pontos

    Esse é um dos poucos consoles que ainda tenho vontade de ter, talvez no futuro quando eu tiver mais espaço. Infelizmente tb seu valor e principalmente o valor dos seus jogos o fez quase proibitivo .

    1 reply
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · about 2 months ago · 2 pontos

    Que monstruosidade.

    1 reply
  • Micro picture
    thiagoreis · about 2 months ago · 2 pontos

    Um verdadeiro tesouro ..

    1 reply
  • Micro picture
    porlock · about 2 months ago · 2 pontos

    esse eu joguei em locadora... rsrsr

    4 replies
  • Micro picture
    fabiorsodre · about 2 months ago · 2 pontos

    Ainda extremamente caro. Não desvaloriza jamais!

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...