2019-07-26 09:18:47 -0300 2019-07-26 09:18:47 -0300

Turbo Express: O PC Engine de bolso

Single 3736002 featured image

Para não ficar de fora da onda dos portáteis, a NEC lança o mais poderoso e incrível videogame de bolso da época. Sob o codinome de Game Tank, o aparelho foi demonstrado em abril e prometia trazer total compatibilidade com os jogos de cartão do PC Engine. A versão japonesa do portátil saiu como PC Engine GT e a americana como Turbo Express, ambos saíram em dezembro de 1990. As dimensões do aparelho lembrava muito o GameBoy da Nintendo, com botões de ação inclinados, D-pad circular e botões Run e Select na parte inferior. Uma vantagem que este controle tinha com relação ao controle padrão do PC Engine era o seletor de turbo, que podia ser ativado tanto para o botão I quanto o II. As duas versões vinham com uma carcaça preta.

 Se tratando de um produto de tecnologia para massas, o aparelho era o que tinha de mais avançado. O hardware era quase idêntico ao que podia ser encontrado no PC Engine. Mesmo processador e memória RAM. Tinha uma saída de som mono na parte frontal e saída para fones de ouvido para som estéreo. A tela de 400x270 px colorida possuía retroiluminação, como o Game Gear, porém, era capaz de reproduzir até 481 cores simultâneas na tela, contra apenas 32 do aparelho da Sega. Foi lançado também o acessório TurboVision, que se conectava na lateral do portátil. Com isso, ele era capaz de receber o sinal analógico de radiofrequência de uma televisão para reproduzir na tela do portátil. Um feito simplesmente inacreditável.

 Como o aparelho é basicamente um PC Engine portátil, todos os jogos já lançados em cartões para a plataforma podiam ser jogados no Turbo Express. Isso garantiu a ele uma biblioteca gigante comparado aos concorrentes, porém, nem tudo são flores. Como os jogos foram pensados para jogar em TV, alguns títulos são quase impossíveis de jogar no portátil, especialmente RPGs, pois mal dava para ler as informações na tela. O preço também foi um fator determinante para o fracasso do aparelho, 199 dólares, o mesmo valor de um console de mesa de 16-bits. O dispositivo também necessitava de 6 pilhas AA e durava apenas 3 horas de jogo. Além disso, teve um campanha de marketing fraca. No Japão, o aparelho teve um pouco mais de aceitação.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

67
  • Micro picture
    manoelnsn · 28 days ago · 3 pontos

    Dá até medo de pegar um negócio desses, ahuahua

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 28 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    joanan_van_dort · 28 days ago · 2 pontos

    Esse eu nunca peguei na mão. Mas deve pesar um bocado... Apesar disso parece ser um aparelho muito bom!

    1 reply
  • Micro picture
    fonsaca · 28 days ago · 2 pontos

    Esse sim eu não conhecia!

    2 replies
  • Micro picture
    leandro · 28 days ago · 2 pontos

    Eu nunca tive a oportunidade de joga-lo, mas é inegável a qualidade

    1 reply
  • Micro picture
    gus_sander · 28 days ago · 2 pontos

    Tanta potência assim, mas nem tão conhecido, poxa :/

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 27 days ago · 2 pontos

    Poderoso, poderia até ter vencido a guerra portátil, mas foi mal aproveitado.

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 27 days ago · 2 pontos

    Nunca vi!Hehehe.

    1 reply
  • Micro picture
    riki_samejima · 26 days ago · 4 pontos

    Foi um pecado enorme a NEC não ter vingado na indústria de video games.

    10 replies
  • Micro picture
    tortoguit · 25 days ago · 2 pontos

    PC Engine tem excelents jogos. Muito bom o artigo 🎮

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...