2019-07-17 09:04:16 -0300 2019-07-17 09:04:16 -0300

Super Famicom: O 16-bits da Nintendo

Single 3734134 featured image

Apesar do lançamento do PC Engine, Mega Drive e suas versões americanas, tanto o NES quanto o Famicom ainda eram as plataformas favoritas. Com uma vasta e rica biblioteca de qualidade, a Nintendo não se via pressionada a lançar a sua plataforma de 16-bits. O protótipo NES 2 trazia um design todo esquisitão, mas em 21 novembro de 1990, no Japão, a Nintendo lança o Super Famicom, seu console de próxima geração que chegou desbancando suas concorrentes, mesmo com uma biblioteca mínima inicialmente. O lançamento foi tão intenso que o governo do Japão teve de intervir e pedir para que empresas não lançassem mais novos consoles em dias de semana, como foi o caso.

 Com uma carcaça branca e cinza, o console trazia botões de força, reset e um para ejetar o cartucho, que era inserida na parte de cima. Vinha com um novo padrão de entrada para controles. Por dentro, vinha equipado com a CPU Ricoh 5A22 de 16-bits com 3,58 MHz, 128 KB de RAM e um chip dedicado de som da Sony, o S-SMP. O conjunto de GPU trazia 8 modos para trabalhar com planos de fundo e principal, permitindo parallax e uma ampla opções de cores dependendo do modo escolhido. O modo mais famoso, o Mode 7, permite escalonar e rotacionar uma camada usando transformações matriciais. O aparelho chegou ao mercado japonês custando ¥ 25.000, um pouco mais caro que o Mega Drive.

 O controle padrão do videogame segue o mesmo estilo do NES, com direcional à esquerda, start e select no centro e botões de ação a direita, que agora somam 4 (A,B,X e Y) e dispostos em forma de losango, cada um com uma cor. Há também mais 2 botões de ação situados na parte de cima do controle, os chamados L e R, posicionados de forma ergonômica. Tomando como exemplo o chip MMC em cartuchos de NES para dar mais possibilidade aos jogos, a arquitetura do console foi desenhada para dar suporte nativo a possíveis chips que poderiam vir no futuro e competir com as novas gerações. Os cartuchos seguiam um estilo arredondado com uma belíssima arte desenhada na parte frontal.

 A Nintendo foi ousada e trouxe apenas 2 jogos no lançamento do aparelho. F-Zero, um jogo de corrida futurista que mostrava as possibilidades do Mode 7 e Super Mario World, novo jogo da franquia de maior sucesso. Até o final do ano de 1990, mais 6 jogos foram lançados, 3 originais (Bombazul, Pilotwings e ActRaiser) e 3 portes (Final Fight, Gradius III e Populous). Mesmo com um catálogo muito menor que as concorrentes, o novo jogo do Mario superou todas as expectativas dos fãs. Com este videogame, temos o início da primeira grande guerra dos videogames, no Japão, contra o PC Engine e nos EUA, futuramente, contra o Genesis.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

65
  • Micro picture
    manoelnsn · 4 months ago · 6 pontos

    Acho lindão o super famicom, até mais do que o snes americano

    3 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 4 months ago · 4 pontos

    Horrível esse SNES da imagem...😂
    Comprei o meu com SUPER STREET FIGHTER 2.😍
    Logo em seguida o maravilhoso TMNT.
    ...
    Foi um dos videogames, de acordo com Alvanista, que mais joguei...assim como PS1 e PS3.
    ...

    6 replies
  • Micro picture
    artigos · 4 months ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    spider · 4 months ago · 3 pontos

    Texto bonito! Quando fala da estreia do SNES, até hoje lembro daquele histórico Globo Repórter que apresentava o SuperNintendo, e as novas tecnologias, como o mode 7. Era de encher os olhos!

    1 reply
  • Micro picture
    old_gamer · 4 months ago · 3 pontos

    Indiscutivelmente o melhor console de todos os tempos!

    2 replies
  • Micro picture
    gus_sander · 4 months ago · 3 pontos

    As "artimanhas" gráficas do SNES ainda hoje me deixam impressionado. Esse mode 7 fazia umas belas ilusões 3D, mesmo que o console não tivesse suporte nativo a essas dimensões (só com os chips adicionais em cartuchos futuros). Amo demais! <3

    4 replies
  • Micro picture
    mardones · 4 months ago · 3 pontos

    Meu primeiro videogame. (A versão americana no caso)

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 4 months ago · 3 pontos

    Da época que a Nintendo mandava na parada e era sinônimo de videogame, praticamente.

    1 reply
  • Micro picture
    armkng · 4 months ago · 2 pontos

    Eu sonho em conseguir comprar um Super Famicom, tenho um Super Nintendo em casa, não a versão Baby, mas a versão normal dele.
    Esse foi o videogame que marcou muito minha aborrescencia, e foram muitos jogos que acabei finalizando nele e criando um amor principalmente por Rock'n'Roll Racing, série Mega-Man X, Top Gear, International Super Star Soccer, série Donkey Kong.
    Ia correndo para a locadora alugar fitas na sexta-feira só para ficar o final de semana e entregar na segunda.
    Tenho alguns títulos, porém quero um Super Famicom pois acho o modelo lindo deste aparelho.

    2 replies
  • Micro picture
    leandro · 4 months ago · 2 pontos

    Acho que esse controle com botões coloridos um dos mais lindos já feitos. E sobre o console é um dos meus preferidos, ate hoje. Lembro ate hoje, em um locadora de games, ficar impressionado com o Final Fight e a possibilidade de jogar um dos beat em up´s mais fantasticos do momento, no conforto de casa. Foi o jogo que me fez querer o console

    1 reply
  • Micro picture
    fabiorsodre · 4 months ago · 2 pontos

    E quando saiu Street Fighter II pra ele? O mundo ficou louco! Tenho a crença que STF ajudou bastante a Nintendo dominar mercado nessa era dos 16bits.

    2 replies
  • Micro picture
    xboxmaniabrasil · 4 months ago · 2 pontos

    Parabens pela materia, muito boa!

    2 replies
  • Micro picture
    porlock · 3 months ago · 2 pontos

    saudades do meu snes... rsrsrs

    2 replies
  • Micro picture
    thecriticgames · 4 months ago · 2 pontos

    Zerei a alguns dias o F-Zero, lembro que eu estava olhando aqui os Launch Titles dos consoles, e acho que nenhum video game se saiu tão bem nos seus Launch Titles do que o SNES, Super Mario World e F-Zero, o primeiro uma reunião absurda de atributos e qualidades e eternamente um dos melhores games do console, o segundo, ja mostrava logo de cara uma tecnologia ultra inédita para simular cenários 3Ds, alem de demonstrar o potencial absurdo do console com jogos de corrida.

    Agora peguemos de outros consoles:
    NES: Tinha o Donkey Kong, Popeye e Mario Bros, mostrou que podia trazer os viciantes arcades da época meio cortados ou não.

    Master System: Teddy Boy Blues e Hang-On, mostrou que emulava + ou - bem o jogo de moto dos arcades, mas assim como os de NES não eram nenhum jogo muito marcante.

    Genesis: Space Harrier II e Super Thunder Blade demonstravam a eficacia do console pra emular os jogos de arcade da época, a tecnologia empregada nos jogos com a visão de fundo não era nova, ja se via no primeiro Space Harrier no Master System, no geral é o mesmo caso do NES e do Master System,

    Game Gear: Columns, Super Monaco GP, Pengo pra um console com a biblioteca menosprezada o começo dele tinha uns jogos legais tipo o Columns e o Super Monaco GP.

    Game Boy: Trouxe alguns ports de jogos de NES no seu lançamento como Baseball e o Yakuman alem de puzzles divertidos como o Alleyway e o Tetris, dessa leva de consoles acho que fica atrás do SNES com respeito a launch titles devido ao Tetris.

    SNES não apenas teve um dos melhores jogos do console logo no seu lançamento como tambem foi ter dois dos games mais importantes da história como launch titles, vou até dar uma pesquisada depois pra ver se tem algum outro console que se aproxime disso.

    5 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...