2019-06-15 09:42:51 -0300 2019-06-15 09:42:51 -0300

Versões e acessórios do Master System

Single 3727754 featured image

Lançado em 1985 no Japão, o Sega Mark III veio com uma plataforma 8-bits poderosa para fazer frente com o NES, visto que os SG-1000 e SG-1000 II não tiveram boa aceitação do mercado. O console branco trazia um par de gamepads simples e leitores de cartuchos e cartões. No ano seguinte, a Sega lança seu videogame com um novo design, o Master System. Trazia um acabamento em preto e vermelho e mantinha as mesmas capacidades do Mark III, com exceção do chip sonoro YM2413 FM. Ainda sem superar o NES, a Sega focou seus esforços no Mega Drive, mas lançou, em 1990, o Master System II, que visava um aparelho de baixo custo, com tamanho mais compacto e sem a entrada para os cartões Sega Card.

 O Master System teve dezenas de modelos de controles alternativos. Em 1987, o Speedking trazia os botões de ação na lateral e um joystick em cima. O Control Stick foi pensado para jogadores canhotos e possui uma joystick gigante. O ASCII Stick α simulava um Arcade, possuía funções de turbo e também de alternar as funções dos botões de ação. Em 1988, o Ultimate Superstick traz a mesma ideia do anterior, mas com opções para destros e canhotos. O WizMaster trazia ergonomia, funções de turbo e opções para ser usado no NES da Nintendo. Em 1989, o Wireless Controller trazia todas funções do anterior, mas com a vantagem de ser sem fio. Esses controles eram produzidos por terceiros, com exceção do Control Stick.

 Na linha de controles oficiais, o Rapid Fire Unit de 1985 foi a primeiro produto que permitia a função turbo para os controles do Mark III. A Light Phaser era a tradicional pistola de luz do console, lançado em 1986. Já em 1987, o Sports Pad vinha com uma trackball de 360º e botões de ação para alguns títulos de esportes específicos. No mesmo ano, o Paddle Control, lançado apenas no Japão, trazia um controle rotativo e os botões de ação ficavam na parte da frente e outro no topo. Funcionava em outros poucos jogos. Em 1989, no Japão, a Haori lança o Handle Controller e licenciado pela Sega nos EUA e Europa no ano seguinte. O controle era pensado para títulos de corrida, com botões de ação nas pontas e direcionais esquerda e direita mapeados para a inclinação do volante.

 E na lista de acessórios oficiais da Sega, temos o Telecon Pak, lançado apenas no Japão em 1985. Ele permitia que a imagem do jogo seja transmitida para a televisão sem fio, usando sinal de radiofrequência. O add-on FM Sound Unit também é de exclusividade japonesa lançado em 1987 e adicionava 9 canais extras de som mono para o videogame. O 3-D Glasses, lançado no mesmo ano, permitia criar efeitos de 3D em cores alternando entre o fechar e abrir das lentes muito rapidamente. O periférico era conectado na porta do Sega Card e produzia efeitos belíssimos, mas diminuía o frame-rate em alguns jogos. E por fim, a Datel lança o Pro Action Replay em 1990 e permita introduzir códigos de trapaças nos jogos de forma não oficial.

@andre_andricopoulos, @lipherus, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

47
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 4 months ago · 3 pontos

    Apesar de ATARI ter sido o primeiro contato gamer...o MASTER SYSTEM intensificou minha paixão por games.
    ...
    Fiquei vidrado com as invenções LIGHT PHASER e 3D GLASSES (super estiloso, by the way). Eu os tive.
    ...
    O wireless Controller não sei se tive (pois não lembro de nenhum controle sem fio na época)... mas me lembro dum controle igualzinho (mesmas cores) que já tive no Master...
    ...
    Tá cada vez melhor os posts (logo avança pro Mega...SNES...😍...3DO...)
    ...

    3 replies
  • Micro picture
    artigos · 4 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    kess · 4 months ago · 2 pontos

    Caraca, não imaginei que tinha tanto periférico! E legal ver que tem coisas que a tecnologia já existia na época, como 3D e sem fio, coisa agora bem mais difundida, já que deve ter evoluido e barateado.

    1 reply
  • Micro picture
    rogerlopezx · 4 months ago · 2 pontos

    Eu quero voltar a ser marcado (mudei meu nick recentemente)

    1 reply
  • Micro picture
    spider · 4 months ago · 2 pontos

    Ficou massa o post, parabéns!

    1 reply
  • Micro picture
    melkorbelegurth · 4 months ago · 2 pontos

    Uau, nem sabia que tinha tanta coisa assim pro MS...kkk

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 4 months ago · 2 pontos

    Massa, mas ficou só faltando uma versão aí, aquela que era wireless...um que chama Super Compact...
    http://www.gamesasylum.com/2011/09/28/the-purse-sized-sega-master-system/

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...