2019-05-13 09:16:42 -0300 2019-05-13 09:16:42 -0300

Os computadores da segunda metade dos anos 80

Single 3721243 featured image

Como visto no post anterior sobre o assunto, o lançamento do Macintosh lançou a nova tendência de interfaces gráficas e todas as fabricantes começaram a trabalhar em modelos de computadores com suporte a isso. Em 1986, a britânica Acorn lança o BBC Master, o mais potente computador 8-bits da empresa. A Amstrad lança o PC1512, compatível com a família IBM-PC e vem com o sistema GEM de interface gráfica, presente geralmente em computadores Atari ST. A Apple lança o mais poderoso computador da linha II, o Apple IIGS, com destaque para o primeiro sistema com interface gráfica colorida e foco na parte sonora. Há também uma atualização na sua linha principal, com o Macintosh Plus, melhorando recursos de memória e processador.

 NA CES de 1987, a Commodore lança 2 novos computadores da linha Amiga. O Amiga 500 é o de baixo custo que ajudou a popularizar a sistema e o Amiga 2000 é o high-end que permitia diversos cartões de expansão. O Acorn Archimedes é um dos primeiro computadores com arquitetura ARM de 32 bits lançado também em 1987. No mesmo ano, chega o IBM PS/2, um dos maiores sucessos da empresa que popularizou o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows. No Japão, o Sharp X68000 é mais robusto e caro computador do mercado, capaz de rodar jogos de Arcade com extrema fidelidade. O Apple IIc Plus é o último modelo da linha 8-bits da empresa, que logo caiu no esquecimento dada a grande demanda por processadores de 16-bits.

 Em 1989, o britânico SAM Coupé é um clone de ZX Spectrum que ficou muito popular no Reino Unido. No Japão, a Fujitsu lança o FM Towns, um computador em forma de torre com grande foco em games e aplicações multimídia. A Apple lança uma série produtos baseado na linha Macintosh II, que iniciou em 1987. Em 1989 Macintosh IIcx é o sucessor do IIx lançado no ano anterior e traz ainda mais poder tecnológico, seguido pelo Macintosh IIci com 3 slots de expansão. A linha principal também recebe upgrade com o Macintosh SE/30. A Apple também lança seu primeiro computador portátil, o Macintosh Portable, com grande duração de bateria, tela monocromática e uma trackball para simular os movimentos do mouse.

@andre_andricopoulos, @lipherus, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb, @sergiotecnico, @srdeath [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

45
  • Micro picture
    leandro · about 1 month ago · 2 pontos

    Como sempre fui mais consolista ( fui ter contato com PC´s em 1997, em um curso básico de informatica e, em 2005, fui ter o meu primeiro PC ( já com Doom 3, instalado ). Esses posts sobre a historia dos PC´s é sempre bem vindo pra mim. Valeu

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Bizarro esses modelos... já tivemos um desses ou a variação deles...

    1 reply
  • Micro picture
    onai_onai · about 1 month ago · 2 pontos

    Só fui ter acesso a um PC depois dos anos 2000...

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 28 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

Keep reading → Collapse ←
Loading...