2019-04-24 09:22:34 -0300 2019-04-24 09:22:34 -0300

#142 - Tetris [GameBoy] 1989

 Tetris foi criado para um computador russo em 1984. Desde então, o jogo foi portado para vários computadores e plataformas da época. Henk Rogers viu a demonstração do jogo em uma CES e procurou os direitos de licenciamento do jogo para Nintendo lançar junto com o Game Boy. A jornada para adquirir os direitos demorou para ser concluída, mas depois do lançamento do jogo, o GameBoy vendeu muito mais do que quando tinha só Super Mario Land no pacote. O jogo é bem simples. Peças de diferentes formatos vão descer pela tela e o jogador deve remanejá-las para formar linhas e liberar espaço. Foi o primeiro jogo a fazer o uso cabo Link, que permitia 2 jogadores disputarem uma partida, mas cada um com seu próprio GameBoy.

 - Um jogo tão simples, mas altamente viciante. Não tem como jogar um pouco desse jogo, pois depois que você perde, logo quer tentar de novo para alcançar pontuações mais altas. É possível escolher a velocidade que as peças caem e quanto mais rápida, mais pontos valem as linhas. O nível também sobe naturalmente assim que se apaga 10 linhas. No modo que as peças vem embaralhadas na base, devemos completar um certo número de linhas para concluir o jogo. A trilha sonora do jogo é muito clássica, mas tem poucas opções e tem hora que é melhor jogar sem música. O principal do jogo é manter uma estratégia para não ficar refém da peça comprida.

Nota pessoal: ★★★★☆

@andre_andricopoulos, @lipherus, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

Tetris

Platform: Gameboy
784 Players
26 Check-ins

46
  • Micro picture
    joanan_van_dort · 7 months ago · 3 pontos

    Tem MUITA curiosidade sobre esse jogo que eu AMO.
    -É o jogo mais vendido de todos os tempos se somadas todas as plataformas e variações em que ele já foi lançado. Os números oficiais passam facilmente de 170 milhões de unidades físicas e digitais variáveis dos direitos iniciais de distribuição.

    -Não há como mensurar as versões e cópias piratas dele. Mas, assim como os Famiclones são para os consoles, Tetris é, sem dúvidas, o jogo mais pirateado de todos os tempos. Nem Mario ou Mario 3 estiveram em tantos lugares durante tanto tempo quanto esses bloquinhos. Eu mesmo tive vários Brick Games daqueles 9 in 1, 99 in 1, 999 in 1 e assim por diante, que tinham todo tipo de Tetris que poderíamos imaginar! Alguns inclusive que nem eram funcionais hahaha E ele apareceu em calculadoras, celulares, estava incluso em programas de PCs, relógios digitais e etc. Se sua impressora tiver um visor digital, pode ter certeza que alguém programou um Tetris pra rodar ali.

    -No documentário sobre a história e a febre que teve dele no final dos anos 80 e metade dos anos 90, diz que o criador, o Patjinov, "perdeu" os direitos para a URSS, já que lá dentro não havia a noção de posse e tudo pertencia ao estado soviético. Como ele havia desenvolvido dentro de uma instituição oficial em um computador do governo, a documentação simplesmente inexistia. Quando a URSS foi desfeita ele brigou pra conseguir recuperar os direitos e o dinheiro, mas até aquela data não havia conseguido muito sucesso, uma vez que a patente dele tinha sérios problemas pra ser legalizada na Europa e, por consequência, no resto do mundo. Fora da Rússia ela pertencia a uma empresa que nada tinha a ver com ele. Hoje, pelo que li sobre o assunto a última vez uns anos atrás, estava pra ser revertido, pois ele tinha a programação original salva em disquetes, mas não sei dizer se conseguiu. Tomara que sim! Até então ele vivia de dar aulas e palestras sobre sua experiência e história como criador de um dos maiores ícones da cultura pop mundial. Aos poucos foi se tornando uma celebridade.

    -A Sega ia lançar seu próprio Tetris no Mega Drive. Chegou até a produzir os cartuchos, caixas e manuais. Mas quando a Nintendo anunciou que havia conseguido negociar com essa empresa o licenciamento oficial em consoles caseiros, a Sega foi obrigada a tirar todos os jogos da linha de distribuição pouco antes de serem vendidos. Assim, essa versão não chegou a ser vendida oficialmente em lojas, apesar de ter sido "lançada" e algumas cópias distribuídas. Hoje custa os dois rins mais um carro zero km e talvez um olho também.

    -Tempos depois quando as produtoras descobriram que o contrato da Nintendo não tinha validade pra proibir variações do jogo nos consoles, cada uma lançou a sua. Isso aumentou ainda mais a Tetris Mania.

    -Sabendo disso, antes de perder os direitos, a Nintendo lançou sua própria versão alternativa variando de Tetris: Dr. Mario. Logo em seguida surgiu uma variação de Dr. Mario: Puyo Puyo, ou Puyo Pop aqui no ocidente, que se tornou o maior "rival" de Tetris e fez muito, mas muito, mas muito sucesso. Ainda hoje é uma marca extremamente rentável. Depois a Nintendo lançou suas versões de Puyo Puyo com Kirby's Avalanche e Wario's Woods. Os direitos de Puyo Puyo foram comprados pela Sega em 1998.

    -A Tetris Mania causa efeitos neurológicos temporários em quem fica muito tempo viciado no jogo. Estudos mostraram que a parte lógica e matemática do cérebro buga, e tem gente que começa imaginar peças de Tetris sendo conectadas em qualquer lugar, tipo em nuvens, pessoas, carros... Isso passa depois que a pessoa fica alguns dias sem jogar Tetris. Mas volta se a pessoa se viciar de novo.

    E por aí vai... É um jogo memorável tanto pela sua capacidade de prender o jogador em algo aparentemente tão simples mas ao mesmo tempo tão complexo, quanto pelo contexto em que surgiu e estourou no mundo e ainda repercute até os dias atuais. Mesmo depois de tanto tempo ainda é um sucesso mundial! Tanto que saiu recentemente um crossover entre Tetris e Puyo Puyo e que, assumo, é uma delicinha de jogar xD

    Chega que tá grande demais já! hahaha

    1 reply
  • Micro picture
    joanan_van_dort · 7 months ago · 3 pontos

    Ah, e um adendo que esqueci. Tem quem diga que o sucesso de Tetris se deu por ter saído também no Gameboy, e isso impulsionou o jogo mundialmente. E que o Gameboy só fez o sucesso que fez por vir com Tetris incluso no pacote inicial. Foi uma simbiose, uma parceria mais que perfeita.

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 7 months ago · 2 pontos

    Clássico...
    Sucesso de vendas...
    Criativo...
    Eu em particular não gosto mas é perfeito pra passar o tempo em filas de banco...🤩

    1 reply
  • Micro picture
    sergiotecnico · 7 months ago · 2 pontos

    @santz me marca ai por favor, eu to sempre acompanhando as postagens. E gostaria de te parabenizar pelo excelente trabalho. Dá gosto de acompanhar essa história dos games que vc tá contando...
    E quero saber... quando isso tudo aí vai virar um livro?

    4 replies
  • Micro picture
    armkng · 7 months ago · 2 pontos

    Eu perdi horas e horas me divertindo com este game...
    Qdo vc perde vc vê o foguete subindo até sair...pena que não tem a opção de salvar o score que vc faz...mas e um excelente game para esta biblioteca do game boy classic

    1 reply
  • Micro picture
    lgd · 7 months ago · 2 pontos

    Clássico dos clássicos

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 7 months ago · 2 pontos

    É o jogo mais vendido da história do mundo...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...