2019-04-18 10:06:56 -0300 2019-04-18 10:06:56 -0300

As séries animadas dos anos 80 baseada em games

Single 3716713 featured image

A verdadeira explosão dos games veio em 1980 com Pac-Man da Namco. A Hanna-Barbera produziu a primeira animação baseada em games da história. A série foi ao ar em 25 de setembro de 1982 pela emissora ABC e contava o dia a dia da família Pac-Man na Pac-Land e suas desventuras com os tradicionais fantasmas. Teve um total de 44 episódios, 2 temporadas e foi encerrada em 1983. A rival CBS foi ainda mais ousada, lançando uma animação com 97 segmentos em setembro de 1983, a Saturday Supercade, produzida pela Ruby-Spears. A animação contava com história dos maiores ícones dos Arcades, cada um em seu próprio universo, mas com alguns crossovers. Frogger, Donkey Kong, Donkey Kong Jr., Q*Bert, Pitfall! e para a segunda temporada, Space Ace e Kangaroo. A animação teve seu fim em dezembro de 1984.

 Ainda na CBS, a produtora DIC Audiovisual, usando os direitos da Namco, lança uma curta animação com 13 episódios baseada no jogo Pole Position. O desenho iniciou em setembro de 1984 e terminou em dezembro do mesmo ano. Tinha personagens e tramas próprias, com apenas o carro vermelho semelhante ao jogo. Outra animação lançada entre setembro e dezembro do mesmo ano foi Dragon’s Lair pela Ruby-Spears. O desenho narrava as aventuras de Dirk e Daphne no castelo do dragão, mas o grande diferencial desta animação era quando o cavaleiro se via em uma enrascada, o narrador perguntava ao espectador quais ações ele poderia tomar. Durante o intervalo, mostrava cenas Dirk se ferrando com as opções erradas, simulando o jogo original.

 Após a crise de 1983 e a reviravolta nos games promovida pelo NES, a DIC conseguiu fechar uma parceria com a Nintendo depois de um ano para lançar episódios animados dos jogos mais populares do console. Super Mario Bros Super Show! trazia episódios animados baseada nos dois primeiros jogos dos irmãos encanadores. No começo e no final de cada episódio, havia uma atuação com atores reais interpretando Mario e Luigi, cheio de convidados especiais. A DIC também produziu The Legend of Zelda, baseada também nos dois primeiros jogos da franquia. Ambas tiveram péssima aceitação do público em geral e foram transmitidas, entre setembro e dezembro de 1989.

 Apesar do fracasso das animações anteriores, a DIC conseguiu emplacar com certo sucesso Captain N: The Game Master, que estreou também em setembro de 1989. O desenho narrava a história do jovem Kevin que foi sugado pela televisão e foi parar na Videoland. Lá, ele forma a N Team, formado pela nativa princesa Lana, seu cachorro Duke, Simon Belmont, Kid Icarus, Mega Man e o GameBoy. Os vilões também vinham de jogos mistos, como a Mother Brain, Dr. Willy, Ganon e outros. No Japão, o primeiro anime baseado em games surge em dezembro do mesmo ano. Dragon Quest narra as aventuras Abel e Tiala nas terras de fantasia baseada nos 3 jogos da série para enfrentar o vilão Baramos.

@andre_andricopoulos, @lipherus, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

53
  • Micro picture
    joanan_van_dort · 8 months ago · 3 pontos

    A maioria desses desenhos são dolorosos de assistir... principalmente os da DIC com as franquias da Nintendo. São grandes, enormes, gigantescos buracos negros da nossa força vital, do nosso desejo de viver. Eles sugam nossa alegria pra ser exposta como troféu em algum inferno por aí.

    4 replies
  • Micro picture
    volstag · 8 months ago · 2 pontos

    Parabéns, o seu artigo virou destaqu... digo digo...
    Cara, muito foda!! desses desenhos os que mais tenho saudade são do Mario Bros que a Globo passou, que eram baseados no mundo do Mario 3, o Capitão N cheguei a ver um pouquinho também.
    E no SBT o Pole Position era febre né, apesar de poucos episódios todo mundo adorava, passava no programa da Mara se não me engano.

    2 replies
  • Micro picture
    thecriticgames · 8 months ago · 2 pontos

    O desenho animado do Mario, não lembro até hoje se é ele ou o outro do Super Mario World, mas ele reapresenta a lembrança mais antiga da minha vida, que é eu sentado no colo da minha mãe vendo o desenho do Mario, tive até um album de figurinhas lançado na época, faltando muitas figurinhas e paginas (só me lembro da figurinha carcomida do Bob-Omb, de uma do Mario socando o Bowser e uma do Snift ou do Shy-Guy que devem ser o motivo principal de eu adorar tais minions). Esse Game-Master é uma aberração que eu não conseguiria assistir nem fudendo, e esse primeiro anime do Dragon Quest ja tentei de tudo pra acha-lo na net.

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · 8 months ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    old_gamer · 8 months ago · 2 pontos

    Que legal! Assisti a quase todos, me deu saudades agora.

    3 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 8 months ago · 2 pontos

    Nunca assisti mas deve ter sido massa SPACE ACE, DRAGONS LAIR...em desenho animado...

    2 replies
  • Micro picture
    fabiorsodre · 8 months ago · 2 pontos

    Pole Position ❣️

    3 replies
  • Micro picture
    duka · 8 months ago · 2 pontos

    Mesmo não assistindo nenhum desses desenhos, achei interessante o texto. Notei que os traços de Dragon Quest são muito parecidos com os de Dragon Ball!

    2 replies
  • Micro picture
    tomazetticross · 8 months ago · 2 pontos

    Caramba... E essa animação do Dragon Quest! Não sabia que tinha outra além da exibida no SBT.
    Alguém tem link disso!?

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 7 months ago · 2 pontos

    Esse do Mario eu lembro! O do Zelda ainda verei, só pelo Lulz

    1 reply
  • Micro picture
    docrow · 4 months ago · 2 pontos

    O super mario bros era até legal mas tinha muitos erros grotescos no roteiro...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...