2018-09-12 09:38:41 -0300 2018-09-12 09:38:41 -0300

Consoles de menor expressão da segunda geração

Single 3670300 featured image

Antes do Atari 2600 chegar ao mercado, em janeiro de 1977, a RCA lança o seu console baseado em cartuchos, o Studio II é lançado com jogos em preto e branco e bem inferiores aos do Fairchild Channel F e foi descontinuado no ano seguinte. Ainda em 1977, a parceria Bally e Midway criam o Astrocade, trazendo um controle confortável, jogos coloridos e ports de alguns sucessos dos Arcades. Só deixou o mercado em 1985. Com o sucesso de seu primeiro console, o TV Fun, a APF lança, em 1978, o MP-1000, com controles destacáveis e teclado numérico. A Imagination Machine, lançada em 1979, transformava o MP-1000 num computador, mas o custo ficou alto e ambos perderam mercado.

 Ainda em 1978, a britânica Interton lança o VC 4000. Um console todo preto e moderno, com jogos coloridos e cheios de ação, mas foi encerado em 1983. O resto da Europa recebeu uma variante do mesmo videogame, o Acetronic MPU 1000 desenvolvido pela Audiosonic. No Japão, em 1979, a Bandai continua sua linha de consoles de mesa com o Super Vision 8000. Usava cartuchos e trazia jogos bem simples com apenas 2 opções de cores. Foi abandonado em 1983. Ainda no oriente, a Epoch lança o Cassete Vision em 1981. O aparelho é totalmente diferente dos convencionais, pois os controles ficavam presos ao console. Os jogos eram bem coloridos e detalhados. Em 1983, uma versão com custo reduzido é lançado, o Cassete Vision Jr.

 Testado em 1981 e lançado no ano seguinte, o CreatiVision da VTech foi lançado como um híbrido entre computador e videogame e lembrava bastante o Intellivision, mas foi descontinuado em 1985. O Arcadia 2001, lançado em 1982 pela Emerson Radio foi um dos consoles mais populares dentre os obscuros. Vários países receberam clones do aparelho, inclusive o Japão, produzidos pela Bandai. E falando na terra do sol nascente, alguns outros consoles baseado em cartuchos com gráficos simples foram lançados em 1983, como o Compact Vision TV-Boy com seu manche gigante preso ao console e o Pyuuta Jr. que vinha com um teclado completo e controles com disco como o do Intellivision, mas foram rapidamente esquecidos com a chegada dos consoles da terceira geração.

 Os cartuchos chegaram também aos portáteis e em 1981 a Mattel lança o Children’s Discovery System, uma espécie de mini computador com visor embutido e diversos jogos educacionais. Seguindo modelo de cartuchos do Microvision, a Entex lança o Select-A-Game em 1981, que oferecia jogos simples para 2 jogadores. Logo o projeto foi abandonado e no ano seguinte veio o Adventure Vision, uma espécie de Arcade tabletop que gerava jogos de ação em uma tela toda vermelha. Permitia 2 jogadores e vendeu relativamente bem. Outros portáteis com jogos utilizando tela de LCD, similar a do Game & Watch, foram lançados em 1983, como o Super Micro da Palmtex e os Gamate 3D e Variety da VTech.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

51
  • Micro picture
    porlock · 3 meses atrás · 2 pontos

    consoles q ninguem viu por aqui...

    1 resposta
  • Micro picture
    manoelnsn · 3 meses atrás · 2 pontos

    História pura, muito bom!

    1 resposta
  • Micro picture
    gus_sander · 3 meses atrás · 2 pontos

    Mais consoles desconhecidos adicionados na lista aqui pra dar uma olhadela depois, e ótimo post!

    2 respostas
  • Micro picture
    artigos · 3 meses atrás · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darth_gama · 3 meses atrás · 2 pontos

    Confesso que nunca tinha nem ouvido falar desses consoles.

    1 resposta
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 3 meses atrás · 2 pontos

    Que doideira (e quanta doideira)...
    Eu sinceramente só conheço do ATARI em diante...

    2 respostas
  • Micro picture
    filipessoa · 3 meses atrás · 2 pontos

    Realmente não conhecia nenhum desses kkk

    1 resposta
  • Micro picture
    kess · 3 meses atrás · 2 pontos

    Bah, daqueles que só colecionador MUITO hardcore para ir atrás!

    1 resposta
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...