2018-08-22 08:51:28 -0300 2018-08-22 08:51:28 -0300

Atari 7800: Entrando na terceira geração

Single 3663898 featured image

Com o grande fracasso comercial do Atari 5200, a Atari começa a desenvolver o seu novo videogame. O projeto foi chamado de Atari 3600 e foi o primeiro console desenhado por outra empresa, a General Computer Corporation. Em 1984, o console passa por um teste de mercado, na Califórnia e já estava tudo preparado, mas a Warner Communications vendeu a divisão de hardware para Jack Tramiel que cancelou o lançamento. Depois de muito relutar, Tramiel pagou a General Computer para reaver o projeto do videogame e em maio de 1986, chega ao mercado, o console de terceira geração da Atari, o Atari 7800, que tinha a difícil missão de desbancar o campeão de vendas NES e o recém chegado Master System da Sega.

 O novo aparelho era simples, todo preto com uma faixa prateada no meio, sem nenhum apelo visual. A CPU do Atari 7800 era a Sally, uma versão customizada do 6502 da MOS Technology e que operava em 1.79 MHz. Sua GPU, a MARIA, era capaz de gerar uma paleta de 256 cores, resolução de 160x240 ou 320x240 px e mais de 100 sprites simultâneos na tela. Vinha com 4KB de RAM e uma BIOS que interpretava assinatura de jogos da Atari, para que não fosse possível jogar games não licenciados por ela, como os polêmicos jogos eróticos. O chip de som, TIA, era o mesmo usado no Atari 2600, ou seja, poucos canais de áudio. Para compensar isso, alguns cartuchos vinham equipados com um chip próprio, o POCKEY, que acaba consumindo processamento da CPU.

 O joystick padrão do Atari 7800 era simples e funcional. Uma alavanca alta com um 2 botões de ação nas laterais, muito parecido com o controle do Atari 5200, mas sem o teclado numérico. Para fazer frente aos controles de NES e Master System, foi lançado um joypad quadrado seguindo a ideia de seus concorrente, com os 2 botões da ação mais baixo e um direcional de 8 direções na parte superior esquerda. Esse direcional vinha com um buraco para inserir uma pequena alavanca. Os cartuchos tinham o mesmo formato do Atari 2600, com uma arte do jogo estampada na frente. O preço do aparelho era bastante competitivo, US$ 140,00, 50 dólares a menos que seus concorrentes.

 Assim como a Sega, a Atari também sofria a falta de Third Party em seus consoles devido ao contrato de exclusividade que a Nintendo impunha nas grandes empresas parceiras. Foram 5 títulos de lançamento, todos eles eram portes de Arcades. Galaga, Ms. Pac-Man, Xevious, Dig Dug e o que vinha junto do videogame, Pole Position II. O Atari 7800 foi o primeiro console com retrocompatibilidade nativa, sem uso de acessórios, mas apenas dos cartuchos lançados para o Atari 2600. Apesar dos gráficos bonitos, os americanos ainda estavam apaixonados pelas grandes aventuras e músicas marcantes dos jogos japoneses, logo, este foi mais um console da Atari que não conseguiu emplacar.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

44
  • Micro picture
    leandro · almost 2 years ago · 4 pontos

    Serviu para a gradiente lançar o clone mais popular do Nes, aqui no Brasil, o Phantom System. Na verdade era intenção da gradiente lançar o 7800 por aqui, mas viu que correria o risco de fracasso, pelo desinteresse do console ( devido ao sucesso do Nes ) ai preferiu criar um clone, com essa aparencia do 7800.

    2 replies
  • Micro picture
    joanan_van_dort · almost 2 years ago · 2 pontos

    O aparelho era terrível. Morreu pelos próprios pecados. Mesmo que a Nintendo não dominasse o mercado ele ia morrer.

    4 replies
  • Micro picture
    artigos · almost 2 years ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    porlock · almost 2 years ago · 2 pontos

    eu só vim jogar algo dele nos emuladores acho q ano passado...

    1 reply
  • Micro picture
    fabiorsodre · almost 2 years ago · 2 pontos

    Tive um 2600 muito parecido! ❤️

    3 replies
  • Micro picture
    darth_gama · almost 2 years ago · 2 pontos

    Nunca joguei (e nem vi) um Atari 5200 ou 7800. Passaram praticamente em branco por aqui...

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · almost 2 years ago · 2 pontos

    Mano...que coisa horrorosa essa IMAGEM 1.
    Mas o ATARI é foda demais!

    2 replies
  • Micro picture
    thiagorfgamer · almost 2 years ago · 2 pontos

    Ja me arrisquei a jogar o atari 7800 por emulação algumas vezes porem o emulador nao estava funcionando bem. No fim das contas o unico console da atari que deu certo de verdade foi o atari 2600...

    1 reply
  • Micro picture
    kb · over 1 year ago · 2 pontos

    O design do console era fantástico, tanto que depois "inspirou" o design do Phantom System da Gradiente. Uma inovação marcante deste console foi a retrocompatiblidade com o Atari 2600, algo que consoles posteriores como o Playstation 2 e Wii iriam adotar para alegria dos seus proprietários que podiam assim jogar praticamente toda a gameteca de seus antecessores.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...