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O sistema de disquetes para o Famicom

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O Famicom da Nintendo funcionava apenas com cartuchos, o que limitava bastante a criação de jogos com longas jornadas. Inserir baterias nos cartuchos deixava os custos de produção muito caro na época, então a Nintendo criou um sistema de disquetes para o Famicom, em fevereiro de 1986, que ficou conhecido como Famicom Disk System. A ideia era permitir que o console pudesse ler e gravar dados em disquetes proprietários da Nintendo, trazendo assim, jogos com maior duração e profundidade em história, como acontecia nos jogos de computadores. Havia um adaptador de RAM que era encaixado na entrada de cartuchos e dele saia um cabo que ligava na controladora de disquete, com apenas 1 entrada.

 O adaptador de RAM possuía 32 KB de RAM para gravações voláteis, 8 KB para renderização de sprites e adicionava mais um canal de som. Os jogos gravados nos disquetes podiam usar as duas faces, logo, era necessário ejetar o disquete e o inserir do outro lado quando era pedido. O formato do disquete era proprietário e não funcionava em computadores convencionais da época. O disquete, como qualquer outro, era frágil, então costumava aparecer mensagens de erro de leitura ou gravação. A Nintendo licenciou para a Sharp uma versão do console que era o Famicom e o Disk System em um único hardware, o Twin Famicom, em julho de 1986. Era possível optar pelo uso de disquete ou de cartucho usando uma chave, mas não os dois ao mesmo tempo.

 A distribuição dos jogos era feita através da Disk Writer, que foi distribuída em quiosques específicos pelo Japão. Elas eram usadas para gravar os jogos nos disquetes cobrando uma taxa específica, que acaba ficando mais barato do que comprar um jogo novo em cartucho, afinal, era possível gravar outro jogo por cima do mesmo disquete. Os títulos de lançamento eram, em sua maioria, de esporte, pois dessa forma, dava para gravar a pontuação do jogo. Pontuações essas que podiam ser enviadas para a Nintendo para participar dos concursos que ela promovia. Claro que o grande destaque desse novo formato de distribuição era o jogo The Legend of Zelda, que trazia uma aventura imensa e cheia de segredos.

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    roberto_monteiro · 3 meses atrás · 3 pontos

    Wow.
    Os caras fizerem um sistema reciclavel de jogo e hoje a gente mal pode emprestar a conta pro amiguinho que já leva ban hhahaha

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    joanan_van_dort · 3 meses atrás · 3 pontos

    Além de todo o fato curioso envolvendo o disk system, há uma outra coisa peculiar. A Nintendo voltaria a adotar esse sistema de quiosques para gravação de jogos com o super famicom, em uns cartuchos que era possível gravar jogos variados em um espaço específico, variando o preço também de acordo com o tamanho dele. Infelizmente esse sistema ficou restrito ao Japão e os cartuchos graváveis são raros e caros de encontrar hoje em dia.

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    manoelnsn · 3 meses atrás · 2 pontos

    Famoso disk system! E devidamente enterrado, mídia horrível essa do disquete

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    willguigo · 3 meses atrás · 2 pontos

    Esse vermelho parece um Megazord.
    Deve ter sido a inspiração para os Power Rangers.

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    old_gamer · 3 meses atrás · 2 pontos

    Eu tenho disk system, mas pra fins de colecionismo mesmo e alguns jogos. Mas varias jogos clássicos de famicom saíram primeiro para este console, só depois que a produção de cartucho ficou mais barata que esse títulos saíram em cartucho.

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    lgd · 3 meses atrás · 2 pontos

    Muito interessante o sistema dos jogos em disquetes! Eu pensava que era algo como no Master System e PC-Engine (hu-card).

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    artigos · 3 meses atrás · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

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    kess · 3 meses atrás · 2 pontos

    Eu lembro de uma propaganda, acho que do Zelda II, que aparecia uma animação no final com esse disquinho amarelo bizonho...

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    missingno · 2 meses atrás · 2 pontos

    Taí algo q eu tenho fascinio é o disk system

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