2018-07-04 09:30:58 -0300 2018-07-04 09:30:58 -0300

Nintendo Entertainment System: Salvando o mercado americano

Single 3647802 featured image

Com enorme sucesso do Famicom no Japão, a Nintendo pretendia entrar no mercado norte americano fazendo uma parceria com a Atari para lançar o console em 1983 sob o nome de Nintendo Advanced Video Gaming System, mas ela recusou, pois já estava trabalhando em outro console de 8-bits. A crise dos videogames assolou o país e nenhum americano queria mais saber de videogame, então a Nintendo se viu sozinha na missão lançar o Famicom no Estados Unidos. Todo o conceito e nomes foram alterados para que o novo aparelho não se parecesse com um videogame e em 18 de Outubro de 1985, o Nintendo Entertainment System, ou abreviando, NES, é lançado e é um imediato sucesso, vendendo as 50 mil unidades iniciais rapidamente.

 O console foi totalmente redesenhado, adotando as cores branco e cinza, além de aumentar consideravelmente o tamanho do aparelho. Os botões de ligar e resetar ficavam na frente do videogame, assim como as entradas para e controles, diferente da versão japonesa, onde os controles vinham soldado na placa. O grande diferencial do videogame era a entrada para cartuchos, que lembrava muito os aparelhos de VHS, onde as fitas eram colocadas deitadas, com direito a tampa para proteção a poeiras. A entrada de cartuchos também era diferente, pois havia 72 pinos para os conectores, ao invés dos 60 pinos dos cartuchos japoneses. Por dentro, o videogame vinha com o mesmo hardware do Famicom. Ele foi lançado com um preço inicial de US$ 200,00.

 Os novos controles vinham com um design que seguia o padrão do console, mas agora com conector e os dois controles possuíam Start e Select, sem o microfone. A pistola de luz Beam Gun foi lançada com o nome de Zapper, alterando suas cores. O periférico mais interessante que foi criado para o lançamento foi o robô de plástico R.O.B., ou Robotic Operating Buddy. Ele possuía movimentos limitados e operava discos em conjunto com o segundo controle para executar funções bem específicas dos 2 jogos que foram lançados para ele. Os cartuchos também eram bem diferentes da versão japonesa. Eram muito maiores e possuíam um formato único, com detalhes na lateral. Além disso, todos contavam com uma arte pixelada no estilo do jogo, para não enganar os consumidores com artes fantasiosas demais como acontecia nos cartuchos do Atari 2600.

 O grande sucesso do lançamento do NES estavam em seus jogos. Foram 17 títulos de lançamento, dividido em 5 séries. Na parte de esportes temos: Baseball, Tennis, Golf, Soccer e 10-Yard Fight. Os programáveis são: Excitebike e Wrecking Crew. Os que usam a pistola Zapper são: Wild Gunman, Hogan’s Alley e Duck Hunt. Os que usam o R.O.B. são: Stack-Up e Gyromite. Na série de ação temos: Clu Clu Land, Ice Climber, Pinball, Kung-Fu e o magnífico Super Mario Bros.. O jogo do Mario fez a cabeça dos americanos devido ao seu vasto mundo, segredos, trilha sonora e gráficos belíssimos. Pessoas compravam o NES só por causa do Super Mario Bros., de tão incrível, diferente e revolucionário que ele era.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

54
  • Micro picture
    leandro · 4 meses atrás · 4 pontos

    Um dado interessante é que os lojistas americanos, que receberam o Nes, não iriam arcar com os custos dos prejuízos se não vendessem o esperado. A Nintendo teve que assumir tal risco, já que, ate esse momento, os norte americanos ainda não estava la interessados em vídeo games. De fato o inicio das vendas não foram la animadores, mas com o decorrer dos lançamentos dos jogos e o impacto de Super Mario Bros o "crash dos consoles" foi devidamente exterminado e o gosto pelos vídeo games voltaram aos lares norte americanos

    1 resposta
  • Micro picture
    artigos · 4 meses atrás · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darlanfagundes · 4 meses atrás · 2 pontos

    Ainda eh perfeito esse controle!rrsrsrs

    1 resposta
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 4 meses atrás · 2 pontos

    Realmente o grande salvador...
    Seremos eternamente gratos!
    Quando todos achavam que videogames era uma moda passageira...

    2 respostas
  • Micro picture
    darth_gama · 4 meses atrás · 2 pontos

    O NES dispensa comentários. Revolucionou a indústria e trouxe clássicos inesquecíveis, com franquias adoradas até os dias de hoje, Transformou "Nintendo" em sinônimo de videogame, literalmente.

    4 respostas
  • Micro picture
    porlock · 4 meses atrás · 2 pontos

    ó o nintendinho salvando o dia... kkkkkkkkk

    1 resposta
  • Micro picture
    kess · 4 meses atrás · 2 pontos

    E a Nintendo mandando bem na saga dos games, trazendo o mercado de volta após o crash!

    1 resposta
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...