2018-04-25 10:00:22 -0300 2018-04-25 10:00:22 -0300

SG-1000: O primeiro videogame da Sega

Single 3623222 featured image

Enquanto o mercado de videogames nos Estados Unidos estava em plena crise, o mercado japonês estava a todo vapor. A Sega desenvolve a ideia de criar o seu próprio console, assim como a Nintendo estava fazendo. Ele viria com um teclado, mas sabendo que a Nintendo lançaria o seu aparelho mais voltado para o entretenimento de jogos, a Sega preferiu lançar um computador separado, o SC-3000, que também cortaria bastante o custo final do produto. No mesmo dia que o Famicom da Nintendo foi lançado, 15 de Julho, a Sega lança o seu novo aparelho, o SG-1000, assim como o novo computador. Um console simples com um hardware modesto, quando comparado ao Famicom.

 O console era todo branco com uma faixa azul com dizeres do produto. Ele havia apenas um único botão na sua parte frontal, usado para ligar o aparelho e a entrada para cartucho na parte cima. A entrada para os controles ficava na parte de trás. Por dentro, era equipado com um Zilog Z80 de 8-bit com 3,58 MHz e 3 KB de RAM, sendo 1 KB principal e 2KB para vídeo. Era capaz de produzir 16 cores simultâneas em uma resolução de 256x192 px e possuía áudio com 3 canais de som e 1 gerador de ruído. Foi lançado custando ¥15000 (aproximadamente US$140,00) e concorria diretamente com Famicom. Devido ao recall da Nintendo e a quantidade bem menor de títulos, a Sega saiu na frente durante esse ano de 1983.

 A Sega optou por um controle sem inovações, mais minimalista, o SJ-200. Era orientado na vertical, possuía uma alavanca de 8 direções e 2 botões nas laterais, não possuía o teclado numérico. Ele vinha com um plug tradicional db9, que era quase universal e funcionava em computadores. A alavanca era de uma qualidade bem inferior, que acaba estragando com mais facilidade. Os cartuchos também eram bem simples, apenas com o nome do jogo e algumas outras informações, não havia arte. Tudo no novo videogame da Sega era simples, que chamava bem menos a atenção do público a primeira vista, mas os seus jogos eram impressionantes, tanto no visual quanto na quantidade.

 Até o final do ano de 1983, foram lançados 21 jogos para a plataforma, contra apenas 9 do Famicom. Havia jogos dos mais variados estilos. Jogos de esporte, corrida, quebra-cabeça os portes de Arcade. Congo Bongo era o mais chamativo, apesar de estar bem diferente da versão original. Outros portes também pintaram na plataforma, como o Monaco GP, Sindbad Mystery até uma versão licenciada do Galaga. Os jogos originais eram os mais chamativos, como Pacar, Flipper, Yamato e a série Champions de esporte, Golf, Baseball e Tennis. Todos com gráficos bem definidos e efeitos sonoros fantásticos, inclusive com direito a uma música rápida no início dos jogos.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonfm, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

61
  • Micro picture
    jack234 · over 1 year ago · 4 pontos

    Esse aí é novo pra mim! Jurava que o primeiro da Sega fosse o Master... Mais cultura gamística.

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · over 1 year ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darlanfagundes · over 1 year ago · 3 pontos

    Galaga é lindooo!

    1 reply
  • Micro picture
    cleitongonzaga · over 1 year ago · 2 pontos

    Sou louuuuuuuco pra ter esse console. Assim que puder pego um pra mim.

    4 replies
  • Micro picture
    luis_julio · over 1 year ago · 2 pontos

    Cara tem emulador? Eu nem fazia idéia q s sega tinha algum console antes do master.

    1 reply
  • Micro picture
    kess · over 1 year ago · 2 pontos

    Eu já vi gente que não sabe como segurar um controle de N64, mas não vejo uma forma prática de usar esse aí, não...

    1 reply
  • Micro picture
    porlock · over 1 year ago · 2 pontos

    esse eu soh vi mesmo em emuladores...

    5 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · over 1 year ago · 2 pontos

    kkkkkkkkkkkkk...nunca ouvi falar...
    Talvez tenha visto mas...nunca tivemos em casa!

    2 replies
  • Micro picture
    volstag · over 1 year ago · 1 ponto

    u nunca peguei uma fita dele na mão, mas parece tanto com o formato da do atari né? Vi o Vekberan com uma do Phantasy Star numa caixa super estilosa, e parecia ser pra esse console, apesar de nunca ter visto falar que exista pra ele também.

    6 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...