2018-03-07 09:24:16 -0300 2018-03-07 09:24:16 -0300

Commodore 64 e ZX Spectrum: Computadores com foco em jogos

Single 3608108 featured image

 Depois do grande sucesso dos seus computadores, PET e VIC-20, a Commodore lança a sua nova linha de PCs. O poderoso computador vem com incríveis 64 KB de memória RAM e o processador MOS Technology 6510, que já era o melhor custo benefício. Seu chip gráfico e sonoro também eram da mais altas qualidades. 64 cores e 3 canais de sons sintetizados, que permitia programas e jogos de maior qualidade. Seu sistema operacional inicial era o BASIC, um dos mais populares. O computador foi um grande sucesso no mercado americano e europeu. Veio chegando o aproximadamente US$ 595,00, que era opção mais barata do mercado, visto o nível de sua qualidade.

  Dentre as diversas entradas que o computador possuía, uma delas era a de cartucho. O foco do computador era nos games e ele recebeu, logo no primeiro ano, portes muito competentes dos maiores clássicos dos Arcades, além de outros demais jogos de peso de computadores. Os jogos estavam em nível muito acima do Atari VCS e um pouco abaixo dos do ColecoVision, mas por ser um computador, compensava bem mais ter um equipamento desses em casa. Ele também havia entrada para joysticks e a própria Commodore havia desenvolvido um específico para ele, pequeno e bem confortável. O sucesso deste computador está entre um dos maiores da história.

  Enquanto isso, a empresa Sinclair lança um computador simples e muito potente que foi um grande sucesso logo de cara. O principal destaque do novo equipamento são as cores. Diferente de seu antecessor, o ZX81, que gerava imagens em preto e branco, o ZX Spectrum conseguia gerar 8 cores muito bem definidas e vivas, bem diferente dos seus principais concorrentes. Além disso, vinha equipado com uma CPU Zilog Z80, 16 ou 48 KB de memória RAM e 2 canais de som que produzia até 10 oitavas. Seu design era minimalista e chamava bastante atenção, devido ao seu tamanho e cores. Os teclados eram emborrachados, algo bem raro para os computadores da época.

  O foco do computador também era os jogos, mas eles vinham em fitas cassete. Na verdade, o sistema todo era baseado em fitas cassete, que permitia uma leitura mais lenta que os cartuchos, porém, era muito mais barato. Assim como a maioria dos jogos de Arcades, o ZX Spectrum também recebeu portes de grandes clássicos, como Galaxian e Frogger. Jogos originais também estavam em sua biblioteca inicial, como o grande clássico dos adventures de texto baseado no universo de JRR Tolkien, The Hobbit. Mas a maioria dos jogos tinham foco na ação, tanto que diferentes joysticks foram desenvolvidos para o Spectrum. O computador foi sucesso na Europa e foi vítima de uma série de clones.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonfm, @joanan_van_dort [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

40
  • Micro picture
    cleitongonzaga · 8 meses atrás · 4 pontos

    Acho muito bacana estes computadores antigos. Especialmente o MSX. Ainda quero ter todos que eu conseguir na minha coleção.

    3 respostas
  • Micro picture
    porlock · 8 meses atrás · 3 pontos

    'incriveis 64k de ram"... eh o q eu seeempre falei do msx, com aquela fita metalica brilhante gigante... kkkkkkkkk
    eu aprendi a programar basic... era molecote...

    4 respostas
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...