2018-02-28 10:47:50 -0300 2018-02-28 10:47:50 -0300

ColecoVision: Os melhores Arcades na sua casa

Single 3606008 featured image

  A empresa de brinquedos Coleco arriscou no mercado de consoles domésticos com a sua série Telstar na primeira geração. Devido ao seu grande sucesso, o desenvolvimento de um novo aparelho estava a todo vapor. Em seu protótipo, era um console parecido com o Intellivision, com controles de teclas numéricas e suporte a módulos de expansão. Porém, a Coleco queria ser ainda mais ambiciosa, e criar um console que pudesse reproduzir os mais avançados jogos de Arcade em sua máquina. Em agosto de 1982, o console foi lançado sob o nome de ColecoVision e junto dele, foram lançados 12 cartuchos, muitos deles sendo portes de Arcades de jogos lançados ainda neste ano.

  A cara do console dava um ar de tecnologia do futuro. Era todo feito em plástico preto bem moderno, com a entrada para expansões na frente, entrada para os cartuchos em cima e um lugar para guardar os dois controles também em cima. Dentro, ele era equipado com a CPU mais avançada do mercado, um Zilog Z80A, com 3,58 MHz. Vinha com uma memória de 1KB e uma outra separada para vídeo, de 16 KB, que permitia até 32 sprites por linha e 16 cores por sprite. O som também era poderoso, com 3 geradores de áudio e 1 de ruído. Seu preço era mais salgado, mas ainda sim, dava para competir pelo mercado, US$ 200,00. Com relação aos demais videogames, certamente, este aparelho estava em outro nível.

  Seu joypad acompanhava a nova tendência do mercado, com um manche e botões numéricos. A precisão do seu manche analógico era da mais alta qualidade, mais resistente e respondia muito bem, além claro, pode girar, como os paddles. 2 botões nas laterais davam o comando de ação e 12 botões numéricos estilo telefone que aceitava películas específicas para cada jogo. Vinha 2 controles no videogame e podiam ser destacados, seguindo a pinagem padrão de controles da época, o db9. Os cartuchos eram bem simples, não havia arte inicialmente, apenas o nome do jogo escrito de uma forma elegante e algumas informações do jogo, como desenvolvedora e data de lançamento.

  O grande destaque dos 12 jogos lançados era Donkey Kong. O porte era extremamente fiel ao original e seu visual ficou perfeito. Além dele, foram portados com perfeição o Zaxxon, que ficou maravilhoso, Turbo, também perfeito, Cosmic Avenger, Venture, Space Panic, Space Fury, Carnival, Lady Bug e Mouse Trap. De originais, tivemos Ken Uston's Blackjack/Poker e o carismático e colorido Smurf: Rescue In Gargamel's Castle. Todos os jogos possuem visual inacreditável, muito rico em cores e sons do mais alto nível. Os jogos são rápidos e fluem bem, com um controle bem preciso e fácil de jogar. Por fim, a Coleco teve êxito em trazer a qualidade dos Arcades para um console caseiro.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonfm, @volstag [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

52
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...