2018-01-19 08:41:02 -0200 2018-01-19 08:41:02 -0200

MS-DOS: O primeiro sistema operacional da Microsoft

Single 3591514 featured image

A IBM, fundada em 1888, produzia máquina de contagem de dados em cartões perfurados para auxiliar em cálculos matemáticos. Com o passar das décadas, a empresa foi se transformando em uma gigante no mercado da recém nascida informática. No final dos anos 70, a empresa resolve entrar no mercado de computadores domésticos, que estava sendo dominado pelo Apple II e outras máquinas CP/M. Durante o desenvolvimento da nova máquina, cria-se a BIOS, um programa inicial que permite controlar os componentes internos do computador. A ideia era ganhar royalties em cima da criação.

  O primeiro computador criado pela IBM foi o 5150 PC em agosto de 1981. Ele possuía um sistema duplo de disquetes ou um de fitas cassetes. Junto dele, foi lançado o monitor IBM 5051 e o corpo do computador ficava separado do teclado, algo que começou a virar tendência naquela época, onde os computadores vinha dentro da carcaça do teclado. Em seu interior, ele era equipado com um Intel 8088, que era o processador mais popular e fácil de programar. Seu diferencial, era o sistema operacional que vinha instalado nele, o MS-DOS da Microsoft. Esse sistema permitia um uso facilitado de navegação pelos diretórios e criação de aplicações para uso corporativo e doméstico.

 O QDOS era um sistema operacional desenvolvido pela Seattle Computer Products para os computadores equipados com Intel 8086 Seu nome foi alterado para 86-DOS quando se passou a comercializar o sistema. Em 1980, a empresa Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen, compra os direitos do sistema. Em 1981, Bill Gates faz uma jogada de mestre e consegue vender o sistema para a gigante IBM, sob o nome de MS-DOS. Daí, ele consegue ser o sistema a vir nativamente no mais novo computador da IBM. Ele era capaz de gerar interfaces gráficas para melhor visualização dos programas. 2 jogos foram desenvolvidos no ano de seu lançamento, que será mostrado daqui a pouco na persona.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

55
  • Micro picture
    darlanfagundes · over 2 years ago · 9 pontos

    Aeeeeee, daqui a pouco chega o Doom!!! Hehehehe!

    8 replies
  • Micro picture
    porlock · over 2 years ago · 4 pontos

    e chegamos no pc.. rsrsrs

    1 reply
  • Micro picture
    venomsnake · over 2 years ago · 4 pontos

    Gates foi um gênio nesse quesito, negociador de mão cheia! ( alem de talentoso programador), só faltou citar a parte do cara que vendeu o sistema a preço de banana, e depois deve ter entrado em depressão ao ver o que o Gates fez com o sistema dele XD

    1 reply
  • Micro picture
    ticianavalle · over 2 years ago · 3 pontos
    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...