Game & Watch: A série de portáteis da Nintendo
Após ver um garoto brincando com uma calculadora, Gunpei Yokoi, que desenvolvia brinquedos para a Nintendo, teve a brilhante ideia de criar um videogame portátil para passar o tempo. Em Abril de 1980, surgiu o primeiro jogo de uma série de jogos, o Nintendo Game & Watch: Ball. Se tratava de um eletrônico bastante simples, com dois botões nas laterais, para controlar as mãos do personagem, um botão para mostrar a hora e outros 2 para alternar o modo de jogo, sendo o B mais difícil que A. O aparelho era bem pequeno e portátil e para o público japonês, era tudo que ele precisava ser.
A tecnologia utilizada na tela era a mesma usada em calculadoras, onde os desenhos já estavam prontos na tela de LCD e acendia a luz quando pressionado o botão de ação, para representar a animação do jogo. Cada jogo vinha num aparelho diferente, muito similar aos consoles dedicados da primeira geração de videogames. O que permitiu o seu grandioso sucesso para o mercado japonês foi seu preço, pois com tecnologias e técnicas baratas, ficava fácil comprar outro aparelho caso o mesmo apresentasse algum tipo de problema.
Durante o ano de lançamento do aparelho, foram lançados 5 jogos, classificados como série Silver. São eles: Ball (onde temos que fazer malabares com bolas), Flagman (levantamos a bandeira de acordo com número que aparece), Vermin (acertamos uma martelada nas marmotas que surgem do chão), Fire (salvamos pessoas de um prédio em chamas usando um trampolim) e Judge (acertamos uma martelada na cabeça do inimigo e desviamos também, sendo este o único da série Silver que pode ser jogado com 2 jogadores). Jogos bem simples, para passar o tempo mesmo, mas que divertem na medida certa.
@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @augusto_sander, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
teve uma epoca q os minigames eram moda... num joguei esses ai da postagem, mas joguei mto minigame... rssrsrsrs
Esses aí nunca vi também.
Cheguei a jogar em um desses, na década de 80. Vale ressaltar que Gunpei Yokoi foi um dos brilhantes da Nintendo, ao lado de Miyamoto. Foi dele a ideia do direcional em cruz e que, a partir dali, foi popularizado. Os Game & Watch foi o ponto de partida pra Nintendo ter o domínio desse mercado de portáteis
Bah! Acho que já joguei uma versão de Atari desse de salvar as pessoas do incêndio...
Mas não tenho tanta certeza que foi no Atari. Vai que foi num desses portáteis mequetrefes que vieram pro Brasil...
GAME WATCH...quem nunca?
Adorava o do OCTOPUS e os MERGULHADORES em busca do TESOURO DEBAIXO D'ÁGUA...
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Eu tive um mini game de baseball que era simplesmente viciante! Os japoneses são espetaculares de terem inventado essa midia.