2017-12-13 09:01:57 -0200 2017-12-13 09:01:57 -0200

Intellivision: O videogame inteligente

Single 3575716 featured image

A Mattel Electronics, que havia criado o primeiro jogo portátil da história, começou o desenvolvimento do seu console em 1977, após ver o lançamento do Atari VCS. Dois anos depois, o console é lançado como teste de mercado na cidade de Fresno, em Califórnia, com 4 jogo: Backgammon (simulador de jogo de tabuleiro), Armor Battle (combate de tanques) Math Masters (jogo de matemática) e o Blackjack & Poker (jogo de cartas). Em parceria com a General Instruments, eles desenvolvem um poderoso chip para equipar o novo console e processar gráficos mais realistas. E em 1980 é lançado o Mattel Intellivision e mais 10 jogos em cartuchos.

 O console era grande, com plástico e madeira em sua composição externa. Ele vinha com 2 buracos na parte superior que servia para encaixar e guardar os controles. Havia botões para resetar e ligar o videogame na parte de cima e uma entrada para periféricos especiais na sua lateral. Foi o primeiro videogame a vir com uma CPU de 16-bits, a GI1610 de 895 KHz, 1456 bytes de memória RAM e 3 canais de som, mais 1 de ruído. Rodava jogos com 159x96 px de resolução, 16 cores simultâneas e 8 objetos ao mesmo tempo na tela. Em comparação com o Atari VCS e o Odyssey², os jogos do Intellivision eram visualmente mais elegantes e coloridos. Porém, era também a opção mais cara, US$ 300,00 foi o preço em seu ano de lançamento.

 O Joypad do Intellivision lembrava um controle remoto de televisão. Havia 12 botões numerados de 0-9, mais um botão de Enter e Clear. A maioria dos jogos vinham com uma película para colocar sobre esses botões para orientar os diferentes comandos de ação que jogo permitia. Havia mais 4 botões nas laterais, sendo um par de cada lado, para jogadores canhotos e destros. Outra inovação do controle era seu disco direcional, que permitia 16 direções diferentes e também girava, como um controle paddle. Os cartuchos eram muito semelhante aos do Atari VCS, com uma arte na sua parte dianteira e um rótulo com o nome em cima, porém, alguns deles acompanhava a película para orientação.

 Os jogos do Intellivision, inicialmente, vinham em cartuchos de 4, 6 ou 8K e possuía gráficos bastante coloridos e detalhados para a época. Os outros 10 jogos que foram lançados junto ao console, em sua maioria, eram de esportes, como NBA Basketball, NFL Football, NASL Soccer e NHL Hockey. Apesar dos nomes, a Mattel não conseguia o direito de licença dos nomes dos jogadores da liga, apenas o de usar o nome na capa do jogo. Outros jogos como Space Battle, Sea Battle e Auto Racing tinham pouco apelo comercial frente ao público americano. A ergonomia do joypad atrapalhava bastante a jogabilidade nos games que exigia mais agilidade.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @augusto_sander, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

46
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...