2017-10-11 10:40:24 -0300 2017-10-11 10:40:24 -0300

Microvision: O primeiro portátil com cartuchos intercambiáveis

Single 3550347 featured image

Em 1976, a empresa de brinquedos Mattel lança o primeiro jogo portátil interativo da história, o Auto Race, e no ano seguinte, Football, porém, esses dois aparelhos eram consoles dedicados, ou seja, possuíam apenas um único jogo. A companhia de jogos de tabuleiro Milton Bradley achou a ideia interessante e começou a trabalhar em um aparelho semelhante. Como os videogames de cartuchos intercambiáveis já eram populares, ela desenvolveu algo semelhante, mas usando o conceito de portabilidade dos aparelhos da Mattel e assim nasceu, em Novembro de 1979, o primeiro videogame portátil com cartuchos intercambiáveis da história, o Microvision.

 Se tratava de um aparelho comprido feito inteiramente de plástico com uma pequena tela de LCD de 16x16 px. Ele vinha com um controle giratório acoplado na parte inferior do aparelho e precisava de duas baterias grandes para funcionar. O curioso do aparelho eram os cartuchos, onde ficava todo o processamento. Para se trocar o cartucho, deveria retirar toda a carcaça da frente do aparelho, que possuía ou não alguma película na tela, com até 12 botões interativos. Os cartuchos tinham diferentes processadores, ou um Intel 8021 para jogos de 1K ou um TMS1100 da Texas Instruments para jogos de 2K. O aparelho possuía uma memória RAM de 64 bytes para os jogos. Ele se encaixa na segunda geração dos videogames.

 Em seu lançamento, foram lançados 4 jogos: Block Buster (clone de Breakout), Bowling (boliche), Connect Four (jogo de tabuleiro onde devemos fazer uma sequência de 4 pontos iguais) e Pinball (um Breakout com 4 tijolos fixos). Até o final do ano, tivemos mais 3 jogos: Mindbuster, Vegas Slot e Star Trek: Phaser Striker. Todos jogos eram muito simples e respondia bem, dado a limitação da tecnologia. O videogame vendeu bem no primeiro ano, mas com ocorrência de falhas fatais dos componentes fizeram as vendas caírem. Dentre os problemas, temos o aquecimento da tela, que apagava tudo, descarga eletrostática no processador e falhas nos frágeis botões que vinham nos cartuchos.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @augusto_sander, @mardones, @porlock, @darlanfagundes [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

40
  • Micro picture
    artigos · 1 ano atrás · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    porlock · 1 ano atrás · 3 pontos

    calalho... q maneiro.
    nunca ouvi falar desses portateis tb.. vcs vieram com uma informação bem rara aqui.... rsrsr
    parabens pelo artigo.

    12 respostas
  • Micro picture
    old_gamer · 1 ano atrás · 2 pontos

    Muito interessante!

    1 resposta
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 1 ano atrás · 2 pontos

    Carai...que porra é essa? Nunca vi / nem ouvi falar...
    Que curioso!

    1 resposta
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...