2017-08-23 12:56:30 -0300 2017-08-23 12:56:30 -0300

Coleco Telstar: O clone de Pong mais barato do mercado

Single 3530573 featured image

Em 1976, a fabricante de brinquedos Coleco percebeu o sucesso que o aparelho Pong da Atari estava fazendo e lançou então o primeiro console da série Telstar. Batizado de Coleco Telstar, o console era uma caixa de madeira com os controles em forma de paddles acoplados e que poderia ser ligada em qualquer televisão da época. Era basicamente um clone do Home Pong da Atari, porém, tinha suas próprias particularidades que o tornava item bastante inovador. Ele trazia consigo um chip desenvolvido pela General Instrument, o AY-3-8500. Esse era o mesmo chip que estava nos atuais consoles da Magnavox e sua série Odyssey.

 Apesar de já vir equipado com um chip tão potente, a Coleco vendia o aparelho pela metade do valor que seus concorrente, US$ 50,00, com isso, ela atingiu uma faixa bastante satisfatória do mercado e foi um grande sucesso. No final deste mesmo ano, foi lançado uma nova versão do console, feito em madeira, com um aspecto mais vintage , mas que no geral, se tratava do mesmo produto, batizado de Telstar Classic. Devido ao baixo preço, os outros componentes do videogame eram bem frágeis, então necessitava de uma atenção dobrada e poucos minutos para jogar, pois sempre corria o risco de queimar a placa e perder o console.

 Para aproveitar o poder do chip, as duas versões do console acompanhavam os mesmos 3 jogos: Tennis (clone de Pong), Hockey (clone de Pong Doubles) e Handball, onde basicamente é um pong que se joga contra uma parede, o único jogo com um conceito um pouco diferente dos demais. No equipamento, haviam chaves para que você pudesse escolher o jogo que iria jogar, ao invés de usar cartões separados como no Odyssey. Os controles eram os básicos que todos já estavam familiarizados, com potenciômetros que moviam a paleta para cima ou para baixo quando girados.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

41
  • Micro picture
    tassio · mais de 1 ano atrás · 6 pontos

    No Simpsons, antigamente, tinha um personagem engraçado, que era um empresário que só se ferrava, só entrava em projeto furada kkkkkkk me lembro de um episódio, dele tentando empurrar uns PC's da Coleco pra alguém.

    1 resposta
  • Micro picture
    artigos · mais de 1 ano atrás · 4 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 resposta
  • Micro picture
    cleitongonzaga · mais de 1 ano atrás · 3 pontos

    Empresa jurássica, essa Coleco rs. Realmente foi uma pena não terem lançado o Coleco Chameleon

    2 respostas
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · mais de 1 ano atrás · 3 pontos

    BI-ZAR-RO...
    A "cupinzada" deveria adorar esses brinquedos...

    1 resposta
  • Micro picture
    jack234 · mais de 1 ano atrás · 3 pontos

    Legal, já tinha ouvido falar da Coleco, mas não sabia que tinha nascido assim. Aproveitaram a oportunidade do mercado.

    1 resposta
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...