2017-08-02 11:03:52 -0300 2017-08-02 11:03:52 -0300

A pré-história dos jogos eletrônicos

Single 3522902 featured image

Seja bem-vindo ao nosso primeiro post da persona. Estamos em 1970 e vamos conhecer um pouco sobre os primeiros jogos eletrônicos que surgiram. Há uma grande discussão a respeito de quem criou o primeiro jogo, afinal, o que é um jogo? Podemos considerar que os primeiros jogos nasceram em um centro de pesquisa de raios de tubos catódicos interativos, de 1947. O registro mais antigo deste projeto é apenas uma patente registrada de como funciona o jogo, mas muitos não consideram ele o primeiro jogo. Em 1951, com a comercialização do computador mainframe UNIVAC I, algumas universidades e centros de pesquisa começaram a programar criar conceitos de interação e diversão digital, como o jogo Nimrod, que basicamente era um jogo matemático de cálculos chamado de Nim.

 Em 1952, na universidade de Cambridge, Sandy Douglas cria aquele que é considerado por muitos como o primeiro jogo eletrônico da história: OXO. O jogo rodava em um mainframe EDSAC, que possuía uma memória de escrita e leitura que permitia que programas de computadores fossem gravados nele. OXO era basicamente um jogo da velha, onde era suportado apenas 1 jogador e ele deveria vencer uma inteligência artificial, preenchendo um dos 9 campos em cada turno até que se tinha uma sequência de "O" que se alinhavam. Para dar o comando, o jogador deveria discar a posição que ele queria marcar, sim, discar mesmo, como se fosse um telefone convencional da época.

 Em Outubro de 1958, em meio há vários jogos simples, tivemos um jogo que se destacou. William Higinbotham era um físico genial, pois utilizando um computador analógico do Laboratório Nacional de Brookhaven, ele cria o famoso Tennis for Two. O Jogo funcionava para 2 jogadores e simulava uma partida de tênis, com a quadra vista de lado e a tela era um osciloscópio. A bola respeitava as leis da física, como gravidade e velocidade, permitindo uma experiência bem fluída. O controle era uma caixa com um potenciômetros e um botão, onde o jogador controlava a reação da bola quando ela vinha para o seu lado do campo. O jogo foi um sucesso nos anos que ficou exposto, principalmente entre os estudantes, mas 2 anos depois, o computador foi desmontado.

 E para fechar a nossa história, em 1962, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Steve Russell tem acesso ao computador mais poderoso da época, o PDP-1, que era um computador muito menor que os mainframes gigantescos da época e logo foi adotado em muitas universidades. Disposto a demonstrar o potencial máximo do novo hardware, Steve cria o Spacewar!, um jogo onde 2 jogadores controlavam uma nave e deviam trocar tiros em meio ao espaço sideral. Mas no centro da arena, havia uma espécie de buraco negro que sugava as naves para ele e as destruíam instantaneamente. O jogo foi tão incrível que a própria fabricante do PDP-1 decidiu incluí-lo como programa de teste, fazendo assim a primeira distribuição de um jogo eletrônico da história.

 Nesse meio tempo, vários outros jogos surgiram, como o jogo baseado em texto, Hamurabi, de 1968, e o simulador Space Travel, de 1969, mas a grande maioria desses jogos não tiveram um impacto relevante na história dos jogo. E assim concluímos o nosso primeiro post. Espero que tenham gostado e comentem. :)

[Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

62
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 years ago · 5 pontos

    Muito interessante o OXO...
    Sinistro esse "SPACE WAR"... kkkkkk
    ---
    Adorei...uma época onde eu ainda nem existia...mas era o caminho para a invenção da minha maior paixão: VIDEOGAMES!
    ---
    Por favor...me marque.

    3 replies
  • Micro picture
    ramzarify · about 2 years ago · 3 pontos

    Parabéns! Ótimo texto! Vou acompanhar daqui pra frente.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · about 2 years ago · 3 pontos

    Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    jack234 · about 2 years ago · 2 pontos

    Mto bom o texto! A patroa me deu uma revista que se chama: "Guia A História Video Games", que conta bem parecido com o exposto aqui. Pode me marcar, por gentileza. Obrigado!

    6 replies
  • Micro picture
    bakujirou · about 2 years ago · 2 pontos

    Eu achei mt intrigante o poste, mt bom!

    1 reply
  • Micro picture
    kess · over 1 year ago · 2 pontos

    Quando ainda era necessária muita imaginação para poder aproveitar os games...

    1 reply
  • Micro picture
    edbrazl · 8 months ago · 2 pontos

    Começando aqui seus posts pela ordem. Obrigado pelo esforço, grato demais pelas informações.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...