2017-12-13 21:56:33 -0200 2017-12-13 21:56:33 -0200

A evolução gráfica em Mega Man X?

Single 3575998 featured image

Este é um artigo destinado a falar sobre a criatividade artística visual da série,  sobre a parte sonora já falei em outro artigo o qual abordei as relações entre toda a franquia e o gênero musical Rock and Roll, e também este artigo não tem nenhuma ligação com a série de analises do sistema do jogo e de sua jogabilidade.

A fonte sou eu mesmo, todo mudo que joga têm capacidade analítica, uma perspectiva e logo uma opinião sobre aquela experiência e obra a qual joga, e depois de muito debater este assunto com amigos decidi finalmente abordar este assunto, claro partido do meu ponto de vista e conclusões.

Este artigo irá abordar apenas os jogos 2D da franquia, do X1 ao X6, não finalizei o X7 nem o X8, logo não tenho como aborda-los, e seria uma grande injustiça.

Quando estamos falando de arte, estamos falando de diversos pontos de vistas diferentes sobre uma mesma obra, sensações e emoções diferentes, porém quando falamos em design e criatividade podemos ver as coisas de forma muito mais objetiva e clara, não perfeita e indiscutível, mas sim muito menos subjetiva e mais prática.

Muita gente pode preferir a série clássica, mas temos que admitir, a série X foi um passo adiante por mais que a clássica não seja desconsiderada, foi um novo ar para uma nova geração de consoles, uma evolução em diversos sentidos, incluindo a parte estética, que foi um pouco mais futurista ainda e mais jovem do que infantil, então por mais que não fosse melhor era uma proposta diferente e tão boa o quanto, seguindo os mesmo padrões de qualidade com fases muito bem ambientadas e diversificadas logo de cara em Mega Man X1:

Eu posso não gostar do design de X e Zero particularmente falando, porém, convenhamos que era tudo muito bem feito, os Mavericks não pecam em nada em questão de proposta e realização, as fazes então são bem diferentes umas das outras, bem caracterizadas e com um estilo bem fixo e próprio.

E por mais que sua nostalgia fale mais alto, o padrão de qualidade foi mantido nos 16 bits, sim, houveram algumas mudanças a pegada artistica em certos aspectos, mas X2 e X3 não devem em nada ao primeiro jogos nestes quesitos:

Ao passar para os 32 bits obviamente a série X iria dar um salto gráfico mantendo o padrão de criatividade, certo? Sim e não! Obviamente viriam mais cores e frames de animação, e isso veio bem a calhar, porém uma "moda" a ser seguida na época era a de gráficos pré renderizados, mas o jogo não foi feito em sua totalidade assim, foi uma mistura, e todos sabemos que uma mistura se não for muito bem feita tende a soar ruim, coisa que teve seu ponta pé inicial no X4:

É bonito e superior graficamente falando, mas soa estranho, do meu ponto de vista principalmente pelo uso de cores que deixou de ter uma cara de 'anime' pra um tom mais 'metálico' que soa muito falso, isso por tentar soar mais metálico e' cool' aproveitando os recursos, que do meu ponto de vista principalmente falando de cores foi mal utilizado. Sem contar que muitas das fases os Backgrounds são apenas manchas distantes e nada tão trabalho como foi pelo menos na fase introdutória.

No X5 é que o declino começa a pegar mais ainda, pois além disso a criatividade diminui com a repetitividade do uso das mesmas tiles para um stage inteiro, com bem poucas variações, a mescla de estilos continua estranha e a proporção parece que deixa de importar cada vez mais.

Mas é então no X6 que a criatividade vai totalmente por agua a baixo, sendo as fases extremamente repetitivas e parecendo iguais do inicio ao fim:

Não é algo que dê pra se chamar de feio nem nada do tipo, mas não é nada criativo também. A série se perdeu em vários aspectos tentando inovar e mudar o que estava bom e perdeu um pouco da sua essência do que havia sido nos 16 bits, um pouco artisticamente mas principalmente de forma criativa. eu só tenho uma coisa à adicionar sobre esse estilo mais metalizado que a série tomou de como soa pra mim:

O estilo artístico me lembra aqueles antigos botijões de gás pintados ou com película azul.

Bem, espero ter sido bem claro nas minhas conclusões de que a série por mais que evoluiu em alguns aspectos gráficos, retrocedeu no uso de cores e criatividade.

Concordam? Discordam? Os comentários à baixo estão livres para conversarmos sobre.

Mega Man X

Plataforma: SNES
10315 Jogadores
192 Check-ins

56
  • Micro picture
    johnny_bress · 10 meses atrás · 3 pontos

    muito show

    1 resposta
  • Micro picture
    israelmw31 · 10 meses atrás · 3 pontos

    Mega man X pra mim é o melhor

    4 respostas
  • Micro picture
    old_gamer · 10 meses atrás · 3 pontos

    Ótimo texto! A trilogia inicial do Snes para mim são os melhores jogos série X.

    1 resposta
  • Micro picture
    santz · 10 meses atrás · 2 pontos

    Quando comecei a ler o texto, já esperava que fosse criticar os jogos da era 32 bits, mas eu particularmente gosto bastante dos 3 jogos. Mas revendo as imagens dos posts e os pontos levantados, tenho que concordar que a qualidade foi piorando a cada novo jogo. Tanto que o X6 tem uma das fases mais mal feitas de toda a série, aquela do "fogo", com aquele subchefe de bolão se repetindo toda hora. Com o passar de cada jogo, as coisas parecem ter perdido aquela alma onde tudo parecia ser feito de metal e ficou mais futuro tecnológico genérico. Sempre curti as árvores do primeiro jogo, com algumas lasca mostrando que por dentro é de metal.

  • Micro picture
    slyver · 10 meses atrás · 2 pontos

    Pela trilogia clássica ser um show a parte, principalmente o primeiro jogo da franquia, se esperava que a segunda trilogia fosse uma evolução, o problema que a franquia se desgastou e com a saída do Tokuro, já não tinha mais jeito.

  • Micro picture
    artigos · 10 meses atrás · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    lcfreezer · 10 meses atrás · 2 pontos

    Mega Man X5 foi o início da decadência. não gostei dos sprites do cara das rosas, do dynamo, aquele sigma de asa rosa, aquelas cutscenes (pra quem teve cenas de anime no x3 e no x4, ter visto Rockman 8 e Rockman SuperAdventure, ver aquelas cutscenes? Brincadeira). O Signas é chupado do Colonal, o Douglas do Double... (não que eu não gostei do jogo, mas retrocedeu nesses cuidados)

  • Micro picture
    tenshi · 10 meses atrás · 1 ponto

    O X5 terminou com chave de ouro deveria ser o último.

  • Micro picture
    kess · 7 meses atrás · 1 ponto

    Huahahaha... Um botijão! Hahahah
    Eu mal fui além do X4... Joguei até o final, mas o X5... foi complicado de aguentar e seguir adiante...

Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...