You aren't following gv_silva.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2019-03-22 12:24:32 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
  • hukori Victor 細川
    2019-02-06 15:08:18 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Dica para estudar jogando!

    Medium 3702192 featured image

    Olá pessoal!

    Estava falando com alguns alunos e com alguns amigos meus e eles me soltam essa pergunta de vez em quando "quando você acha que é bom eu pegar para jogar algo em japonês?" e eu sempre respondo "quando você quiser." mas ainda assim sinto um pouco de resistência neles em tentar fazer isso e notei que isso é bem comum, como por aqui eu volta e meia vejo um pessoal interessado no idioma por causa de jogos que saem em sua maioria somente nesse idioma, vou explicar porque eu respondo dessa forma e dar uma ajudinha básica (bem por cima) para quem está meio perdido com relação a estudar o idioma de um ponto de vista de professor e também levando em conta coisas que eu fazia quando criança quando ia aprender um idioma novo. 

    Alfabeto:

    Diferente de mim, vocês tem a vantagem de já saberem um idioma ou dois então não precisa necessariamente aprender a falar antes de aprender a escrever, até porque o japonês é um idioma que usa alfabeto completamente diferente do romano (que é o que usamos no ocidente). Eu sempre recomendo aprender os "kana" primeiro de tudo, porque assim você pode ir treinando e se acostumando com as palavras de forma mais natural e treinar seus olhos e mente para tornar esse alfabeto algo mais simples é possível e tira aquele medo quando você se depara com um texto.

    Os "kana" são os alfabetos japoneses simples: "Hiragana" usado para palavras de origem japonesa e o "Katakana" usado para palavras de origem estrangeiras.

    IMPORTANTE: Sempre que escrever uma letra, fale qual letra é ela, dessa forma você grava melhor e um pouco mais rápido. Outra coisa importante é lembrar que regras gramaticais do Português não se aplicam aqui, então "Ka, ki, ku, ke, ko" tem som de "Ca, Qui, Cu, Que, Co", "Sa, Shi, Su, Se, So" tem som de "S" mesmo, som de "Z" é apenas para palavras que escrevem realmente com "Z" e essa mesma regra serve para o "R", "Ra, Ri, Ru, Re, Ro" não se fala como "RR" esse som vem do "H" e é usado em "Ha, Hi, Hu, He, Ho", e por ultimo "Chi" se fala "Ti".

    No inicio é meio complicado, mas quanto mais rápido você se acostumar com o alfabeto e parar de usar o alfabeto romano para japonês, essa parte vai ficando mais fácil.

    -O que estudar: Alfabeto básico (a imagem que passei), "Ten-Ten", "Maru" e "Ditongo"

    Vocabulário:

    Aprender um vocabulário novo é algo que você só se consegue com pratica, você pode devorar um livro de palavras, mas se não praticar, acaba esquecendo, assim como amigos meu que esqueceram japonês por que pararam de usar quando chegaram no Brasil.

    Uma forma de estudar isso é usando dicionario e o próprio google (ele é uma grande porcaria para frases, mas ajuda quando sua duvida é uma unica palavra) e se consegue palavras novas fazendo algo que você gosta, lendo algo ou jogando nesse caso. No inicio algumas frases não farão sentido, mas você provavelmente vai conseguir entender, vou dar dois exemplos básicos.

    1 - わたしはHukoriです。よろしくおねがいします。

    1 - "Eu sou Hukori. Conte comigo se desejar."

    Nesse primeiro exemplo as frase é traduzida e mesmo que estando na sua forma literal, não é preciso mudar para ser interpretada no Português.

    2 - ねえちゃんいっしょにたたかおうだ!

    2 - "Irmã mais velha junto lutarei!"

    Nesse caso a frase traduzida de forma literal não ajuda muito, mas podemos colocar ela assim em português:

    2 - "Lutarei junto com a minha irmã!"

    Agora vem a explicação do porque respondo "quando quiser".

    Basicamente ter estudado esses 2 pontos básicos, agora você consegue começar a caminhar com as próprias pernas e vontade, obviamente com um limitação, mas consegue.

    Vocês já devem ter se deparado ou ouvido falar de "Kanji" que é o alfabeto japonês mais complicado por ele vem do Chinês, mas não se preocupe com ele agora, você o derrota com tempo e pratica. Alguns produtos são feitos para um publico mais infantil e crianças japonesas não estudam Kanji logo no inicio da escola por isso existe o "Furigana" 

    que é a forma que se lê aquela determinada palavra ou Kanji.

    Com isso você consegue identificar a leitura e então pesquisar a palavra. Você pode demorar bem mais para ler um mangá ou passar a caixa de texto no inicio, mas seu aprendizado com o idioma vai evoluir muito mais rápido fazendo isso.

    Kikitori:

    Kikitori é o ato de treinar oque ouve e o que fala, esse caso não é muito interessante para aqueles que só buscam aprender o idioma apenas para ler uma série ou noticias mas, caso a pessoa queira também com o tempo aprender a falar e entender oque estão falando, essa parte se torna a mais importante.

    Algo que costumo fazer no inicio é colocar o jogo, filme ou serie no idioma que quero aprender e a legenda no idioma que tenho mais prática e vou analisando as palavras ditas e o que está na legenda (faço o oposto também para pegar pratica com a leitura dinâmica do outro idioma). Todos sabemos que legenda nenhuma é 100%, mas ela está lá para te dar o entendimento da frase e contexto e não sua tradução literal, por isso é importante lembrar que fazendo isso você aprende a interpretar uma frase e não a traduzir ela.

    Mas o ponto aqui é ouvir uma palavra ou frase que você conhece e se acostumar a ouvir ela e a falar ela. Com relação a japonês o melhor também é começar com coisas mais infantis por que a forma de falar é diferente.

    Note que mesmo a forma de falar tem diferença, por isso não sinta vergonha de treinar Kikitori com algo mais infantil antes de ir para filmes e novelas.

    Concluindo: Não tenha medo de tentar e demorar, não tenha vergonha nenhuma em demorar para ler um folheto que não é de seu idioma (isso pode ser perigoso também dependendo do aviso).

    A agilidade e pratica vem com o tempo, você também cansou de morrer em Dark Soul e em jogos antigos até mais difíceis e nem por isso sentiu vergonha de jogar vídeo game.

    Outra coisa, se tiver alguém que queira estudar esse idioma junto com você também ajuda bastante, praticar mesmo que com coisas inicialmente banais como só "ola, tudo bem?", depois você vai notando a evolução dos dois durante uma pequena conversa que vocês estavam treinando.

    83
    • Micro picture
      edknight · 2 months ago · 4 pontos

      Ótimas dicas maninho.
      Na época que eu estava mais dedicado a aprender o idioma, eu consegui decorar os Kanas, e isso já ajudou um bocado (tentei o kanji logo em seguida, e tirando meia dúzia deles, não aprendi nada e com o tempo acabei desanimando, mas pretendo voltar a estudar em algum momento). Sabendo o basiquinho do alfabeto já dá pra aprender um pouquinho de vocabulário e de gramática, e quando você joga ou assiste anime, dá pra reconhecer aqui e ali as palavras que já aprendeu.

      Outra coisa legal é que aprendendo bem os Kanas e sua pronúncia, dá pra descobrir o significado de frases que você ouviu. Eu costumo ir no Google tradutor, coloco o idioma japonês e ele substitui as letras digitadas pelos Kanas e já dá a tradução. Um exemplo que aconteceu comigo foi jogando o Dissidia Opera Omnia, o jogo tá traduzido pra inglês mas as vozes são jp, e ao usar um certo movimento da Selphie ela diz algo como "Minna o mamoru kabe". Eu fui digitando isso lá no tradutor (aí tem que ter um pouquinho de entendimento do idioma pra perceber o "N" duplicado, e saber que o "O" é na verdade o caracter "WO"), e no fim o tradutor me deu "みんなをまもるかべ", com a tradução "Eu vou proteger todo mundo", que faz bastante sentido no contexto do jogo. O tradutor até sugere kanji pra substituir algumas palavras, mas fazendo isso às vezes ele dá uma errada no sentido, mas já ajuda um pouquinho.

      3 replies
    • Micro picture
      artigos · 2 months ago · 3 pontos

      Parabéns pelo texto! O que acha de transformá-lo em um artigo?

      6 replies
    • Micro picture
      pedromelo · 2 months ago · 3 pontos

      Ótimo texto! Alguém tem alguma sugestão de mangá ou jogos para quem está aprendendo? Já fiz curso de japonês e sei hiragana e katakana mas meu vocabulário é bem limitado

      3 replies
  • gv_silva Gabriel Vieira da Silva
    2019-01-04 21:57:40 -0200 Thumb picture
    gv_silva checked-in to:
    Post by gv_silva: <p><strong>Conquista Steam 100% - #18</strong></p><
    Game Corp DX

    Platform: PC
    2 Players
    1 Check-in

    Conquista Steam 100% - #18

    Game Corp DX é um game que traz uma grande simplicidade para demonstrar o processo de uma empresa que cria jogos, mas que te diverte facilmente.

    Não acho que é um jogo tão bom como o Game Dev Tycoon, mas pelo preço que é vendido, é um ótimo substituto e um game que vale a pena conferir para quem curte o gênero de Gerenciamento.

    2
  • gv_silva Gabriel Vieira da Silva
    2019-01-01 22:44:07 -0200 Thumb picture
    gv_silva checked-in to:
    Post by gv_silva: <p>Começando o ano com Horizon, e desde o primeiro
    Horizon Zero Dawn

    Platform: Playstation 4
    1338 Players
    771 Check-ins

    Começando o ano com Horizon, e desde o primeiro minuto tu já se encanta com o game.

    5
  • gv_silva Gabriel Vieira da Silva
    2018-12-25 11:05:17 -0200 Thumb picture
    gv_silva checked-in to:
    Post by gv_silva: <p>Uma das minhas compras nessa Steam Sale, instale
    Plague Inc: Evolved

    Platform: PC
    210 Players
    33 Check-ins

    Uma das minhas compras nessa Steam Sale, instalei rapidamente e fiquei viciado.

    Acabei de finalizar a dificuldade Normal com todas as pragas e agora vou ver se consigo terminar com todas na dificuldade Brutal, além de tentar fazer os cenários e conseguir os achievements.

    3
    • Micro picture
      gus_sander · 4 months ago · 2 pontos

      Sou viciado no Plague Inc mobile, pretendo comprar esse ai no Steam em breve... Estender esse vício além huashuas

      6 replies
  • gv_silva Gabriel Vieira da Silva
    2018-12-25 10:59:07 -0200 Thumb picture

    Desafio - Os 5 melhores jogos do ano, segundo eu mesmo

    Vi esse @desafio rolando e achei legal comentar sobre o que joguei esse ano. Infelizmente não tive tanto tempo disponível, mas consegui aproveitar verdadeiras obras de arte.

    5 - Yu-Gi-Oh! Duel Links

    Nunca achei que iria gostar tanto de um game que inicialmente era voltado para dispositivos moveis. O diferencial dele para mim foi o fato das partidas serem relativamente rápidas e complexas, então acabou sendo um jogo que me divertiu muito e que não tomava tanto meu tempo.

    4 - Terraria

    Um game que eu tinha um certo preconceito por achar que era um Minecraft 2D, nunca ficava animado pra jogar e deixava ele de lado. Mas nesse ano acabei procurando jogar um pouco dele pra tentar acabar com o meu preconceito, e depois de derrotar o primeiro boss, vi que era um jogo bem diferente do que eu imaginava. Gostei tanto que depois de algum tempo, já estava derrotando o boss final e agora to tentando conseguir todos os achievements, mas isso ainda vai demorar.

    3 - Environmental Station Alpha

    Um dos meus gêneros favoritos sempre foi os tão falados Metroidvanias. E esse game foi o melhor do gênero que já joguei em toda minha vida. Os gráficos podem parecer simples, mas é algo extremamente charmoso e bem trabalhado, além disso, o jogo passa a mesma sensação de solidão que Super Metroid. O jogo não é fácil, você vai morrer muito até entender o que fazer para derrotar os diversos chefes do jogo. Eu poderia facilmente eleger ele como meu GOTY, mas os dois jogos seguintes foram bem mais impactantes. Mesmo assim, Environmental Station Alpha é um jogo que não é muito conhecido, mas que merecia muito se tornar referencia no gênero de Metroivanias.

    2 - Bioshock Infinite

    Facilmente o melhor FPS que já joguei na vida. A cada capitulo eu tirava 10 - 20 screenshots de tão maravilhado que eu ficava ao ver a ambientação do game. Sendo bem sincero, não tenho palavras para descrever uma obra-prima como essa, só é possível entender o que sinto jogando.

    1 - Bloodborne

    Sabe aquele jogo que você fica tão vidrado que você quer saber tudo sobre o universo do game? Então, Bloodborne fez isso comigo. Não sou um veterano nos jogos da família Souls, o único jogo desse tipo que já tinha jogado e platinado foi o Demon's Souls, há alguns anos. Mas Bloodborne acabou firmando minha paixão por esse gênero recentemente criado.

    Desde o momento que você começa, até o momento em que você termina o game, a vontade de continuar jogando é imensa. Não sei o que os desenvolvedores fizeram, mas o combate é algo extremamente gostoso. Desde as lutas contra os chefes, até contra os inimigos comuns, a vontade de continuar em combate é viciante. Além disso, algo que amei foi o universo em que o jogo se passa, passei horas no YouTube procurando videos para entender mais sobre os NPCs.

    Enfim, é um jogo que facilmente entra na minha lista de melhores jogos de todos os tempos, realmente foi uma sensação unica finalizar ele.

    Bloodborne

    Platform: Playstation 4
    2329 Players
    987 Check-ins

    18
    • Micro picture
      jailtonsv · 4 months ago · 2 pontos

      "Desde o momento em que você começa, até o momento em que você termina o game, a vontade de continuar jogando é imensa". Você está descrevendo minha experiência. Recomecei o game pra jogar a DLC. Do nada me vi quase finalizando-o novamente. Peguei uma arma diferente (primeira vez, finalizei com o machado do começo ao fim) é quase como jogar outro jogo (de tão diferente que as armas são).

      Apesar de todo ódio que ele me despertou (só morria no começo), Bloodborne foi uma das melhores coisas que já joguei.

  • 2018-11-12 05:46:17 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    YUNA

    Medium 597486 3309110367

    Vivo para adorá-la e Final Fantasy X sem você (e sem o Auron) não seria a mesma coisa. Mais uma obra do はんくり.

    Final Fantasy X

    Platform: Playstation 2
    6806 Players
    67 Check-ins

    36
    • Micro picture
      mastershadow · 5 months ago · 3 pontos

      Minha gatinha se chama Yuna,foi uma homenagem a Summoner do FFX!

      1 reply
    • Micro picture
      xch_choram · 5 months ago · 2 pontos

      Só fui perceber que ela tinha os olhos de cores diferentes esses dias quando saiu o trailer dela pro Final Fantasy NT 0_0

    • Micro picture
      wcleyton · 5 months ago · 2 pontos

      Podia tirar só a risada do Tidus

      1 reply
  • 2018-10-11 05:47:46 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    49
  • luandewitt Booker Ribeiro
    2018-09-09 20:29:14 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    A Produção de um dos jogos mais bonitos de todos os tempos.

    Excelente documentário feito pelo pessoal do Noclip. Infelizmente não tem legendas manuais em português, só aquelas traduzidas automaticamente pelo algoritmo do youtube mas se você manja de inglês ou mesmo que não entenda, eu recomendo assistir só pelas imagens. ;)

    Horizon Zero Dawn

    Platform: Playstation 4
    1338 Players
    771 Check-ins

    37
    • Micro picture
      mattfenrir · 7 months ago · 3 pontos

      O jogo que fez muitos comprarem o PS4.

      5 replies
    • Micro picture
      gus_sander · 7 months ago · 2 pontos

      Eitha, republicando aqui pra assistir depois!! o/

    • Micro picture
      raiden · 7 months ago · 2 pontos

      Jogo extraordinário não só pela qualidade gráfica e excelente otimização. O enredo é único. Jogaço!

      3 replies
  • zetsubou Zetsubou
    2018-09-09 13:56:39 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    [OFF] Nostalgia Domingal + Anime

    Já tem um tempo que desejava fazer uma postagem mais pessoal. Constantemente vejo o que vocês projetam na TL (embora nem sempre interaja), então decidi trocar alguma experiência pra gente se conhecer melhor. Bora trocar uma ideia?

    "Bora lá!"
    De um ano pra cá, domingos viraram sinônimo de nostalgia. Não necessariamente por coisas da infância, mas pela evocação da própria época. Então, eu costumo separar o dia pra acentuar ainda mais a sensação (O famigerado "se é pra pisar, pisa com vontade"). Decidi focar em anime/música neste post, simplesmente pra expandir a discussão. Abaixo eu listei alguns pequenos elementos que me ajudam a construir essa sensação de "pequena viagem no tempo" 

    1 - City Pop
    Gênero musical dos 80 que explodiu nas webs (ocidente) de um tempo pra cá, bem focado nessa vibe nostálgica pré-2000.  Pessoal conhece bastante a Plastic Love, se tornou de fato uma bandeira pro gênero. Naturalmente, não se resume apenas nesta. Separei um mix que tem algumas favoritas caso alguém se interesse:

    2 - Animes (década 70~90)
    A arte "by-hand" dessa época evoca um sentimento fantástico. Não sou um odiador da arte digital contemporânea mas... Honestamente, nunca terá o mesmo feeling. Cores desbotadas, cenários com sutilezas da arte manual, pequenas falhas (talvez seja romantismo, mas há beleza nestas imprecisões...), um traço mais sólido e sóbrio como predominância. É, para mim, a época de ouro da animação. É o berço da maioria de minhas obras favoritas.

    Ginga Eiyuu Densetsu 

    Lupin III 

    Mobile Suit Gundam 0080 - War in The Pocket

    Monster
    Embora o anime seja de 2004, a arte me puxa bem pras décadas passadas. O critério é mais pessoal do que preciso em termos de data.

    3 - Trilha Sonora de Animes "antigos"
    Aqui é melhor mostrar do que contar. "Show, don't tell"

    Por fim...
    Domingo tem uma aura especial para mim. Dia de visitar o passado. O que vocês separam para este dia? Também tiram algum tempo da semana pra relembrar as coisas que gosta ou reviver uma época que talvez sequer vivido? Comentem suas experiências/ideias!

    46
    • Micro picture
      leandro2litros · 7 months ago · 6 pontos

      A minha música favorita de anime é Brave Heart do DIGIMON

      2 replies
    • Micro picture
      manoelnsn · 7 months ago · 3 pontos

      Legend of the galactic heroes é bem atual pra mim. Vi ele a primeira vez a uns 6 anos e a alguns meses revi ele novamente. Tirando a animação mais dos anos 80/90, tudo que ele fala, incluindo sua trilha sonora orquestrada, são bem atuais. É o que acontece com obras de arte: não envelhecem jamais.

      Monster é outra obra que tenho enorme admiração. Muitos rasgam seda pra Death Note ou outras obras parecidas, mas essa história do Naoki Urasawa(assim como outras obras dele, como Pluto e 20th Century boys) me fizeram ter gosto por animações japonesas.

      Pena que hoje em dia coisas assim estão cada vez mais raras, vide o remake patético de Ginga Eyuu Densetsu deste ano...

      12 replies
    • Micro picture
      lukenakama · 7 months ago · 2 pontos

      Lupin e Gundam não tenho muito interesse não, mas Logh é top 10 plan to watch, e Monster to quase acabando de ver, que obra prima.

      7 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...