2020-01-03 15:01:28 -0200 2020-01-03 15:01:28 -0200

O momento em que a Capcom saiu dos trilhos com Resident Evil

Se inscreva em meu canal: Jon GamezOn

Resident Evil era um jogo inovador para a época, conquistou muitos fãs, porem não era qualquer um que conseguia desenvolver o talento para jogar a franquia devido a seu sistema de jogabilidade diferente, o estilo tank com câmera fixa. No controle tank o personagem girava em um eixo quando era direcionado para direita ou esquerda, independente da posição do personagem na tela, sempre que fosse direcionado para a direita ele girava para a direita ou esquerda do personagem, não do jogador, então o jogador precisava interpretar essa posição para controlar o personagem. Pressionando para frente + a direção que quer virar, “diagonal direitao, ou diagonal esquerda”, no inicio poderia ser um tanto complicado, mas quando se pegava o “macete” não se tornava difícil mover o personagem, tudo era questão de adaptação e pratica. Nesse estilo o jogador tinha a sensação de controlar um personagem em um filme, e em Resident Evil parecia que o jogador estava dentro de um filme de terror e suspense. Algo também que fazia o jogo trazer um certo suspense era a câmera fixa, já que ela te dava uma visão limitada do ambiente, apenas o que o desenvolvedor queria que o jogador visse, ficava então o suspense a cada troca de câmera. “ o que irei encontrar?”

Porem como citado nem todos conseguiam jogar e isso pode ter diminuído um pouco o numero de amantes da serie na época. O game tinha um visual muito bonito, porem era necessário um pouco de paciência para se adaptar ao controle diferenciado e muitas vezes o jogador ficava rodando tentando fazer o personagem se mover. Mesmo assim saíram quatro jogos neste estilo de jogabilidade.

Mas a desenvolvedora Capcom achou que precisava inovar e conquistar um numero maior de jogadores, precisava de um estilo de gameplay mais universal onde o máximo de pessoas conseguissem jogar e aproveitar o jogo.

Foi assim que foi lançado Resident Evil 4 exclusivo para GameCube logo depois para PS2 e posteriormente para diversas plataformas, Mas antes disso muitos erros aconcetecerame esses erros foram reaproveitados em novos jogos, como Devil May Cry que deveria ser um novo residente evil, e o Resident Evil 3,5 que dava um tom mais fantasmagórico ao game.

Depois de alguns erros finalmente o Resident Evil 4 de um jeito que todos poderiam jogar repetidamente e mais uma vez a capcom inova o mundo dos games trazendo RE4 com uma câmera que seria utilizada até hoje, a Camera no Ombro. Estilo de câmera onde se posiciona na altura do ombro do personagem, e ao contrario da maioria dos jogos em terceira pessoa que ficava centralizada, a câmera no ombro posicionava o personagem na lateral da tela, mostrando apenas metade do personagem, em alguns casos, como quando o personagem corre a câmera mostra o personagem inteiro ou mais completo. Resident Evil 4 saiu do estilo Survival Horror para um estilo mais Action Horror, o survival continuava no game, mas não como os anteriores. Tinhamos mais espaço no inventario, muito mais munição inimigos para matar, poucos puzzles, uma gameplay maior, cenários muito diferentes e um novo vírus chamado de Las Plagas no qual não degradava o hospedeiro, mas o mantinha sensível ao controle mental, os novos Zombies chamados agora de Ganados agora falavam e “pensavam” poderiam carregar armas e avisar outros ganados ao ver nosso personagem.

Resident Evil 4 dividiu os fãs da serie, muitos dizem ter dividio em dois grupos, os amantes do survival horror, e os fãs desse novo estilo, porem houve também um terceiro grupo, fãs da serie clássica que gostavam do estilo tank. Essa divisão continua até hoje, porem bem menor.

Os próximos Resident Evil mostraria como a capcom estava perdida com a serie. Enquanto os 4 primeiros jogos seguiam o mesmo padrão visual, de historia etc. a segunda geração da franquia tentava acertar a cada novo titulo mas fazia algo totalmente diferente. Primeiro com Resident Evil 5 que deixou o estilo Action Horror mais evidente, adicionou uma parceira para jogador, um novo vírus, e agora sim, deixando todo Surival de lado dando prioridade a ação. Era um jogo bom porem a única coisa que fazia o jogo se ligar aos anteriores além da historia eram alguns personagens conhecidos, de resto era praticamente um jogo novo. A historia era mediana, divertida mas sem aquele toque SciFi que a serie tinha nos primeiros jogos, existia mas era bem ofuscado. Mas Resident Evil 6 foi o ponto final para dizer “Voçês estão fazendo tudo errado, acorda e corrige isso. Em Resident Evil 6 se tinha ainda mais ação que o 4 e 5, menos puzzles, os zombies eram mais agressivos e rápidos. Agora tinha mais campanhas, continuava com um companheiro par a ”ajudar o jogador”. Os personagens agora tinham bem mais habilidades físicas e poderiam acabar com os “zombies” sem precisar atirar neles, usando apenas socos e chutes.

Para alguns Resident Evil morreu no quatro, para outros morreu no Code Veronica, porem a capcom começou a acertar no gameplay, na história ainda deixou a desejar, mas a gameplay estava mais parecida com o que os jogadores queriam, survival horror e puzzles para os gamers racharem a “cuca” com Resident Evil 7 que mais uma vez dividia os fãs trazendo um novo estilo de jogo, agora com câmera em primeira pessoa, porem como foi um bom jogo teve uma melhor aceitação, logo depois a veio Reimaginação do aclamado Resident Evil 2. Chamado por muitos de Resident Evil 2 Remake, mas na realidade é uma reimaginação trazendo mais uma vez a câmera no ombro, cenários reformulados um estilo gráfico mais novo e realista e o que os jogadores mais gostavam em Resident Evil, Puzzles e Survival Horror.

Para muitos a capcom voltou aos trilhos e estão muito animados com o anuncio do tão pedido Remake de Resident Evil 3, porem para dizer que a capcom realmente voltou aos trilhos, precisamos ver como será o oitavo jogo numerado da franquia, Resident Evil 8.

Resident Evil 4

Platform: Playstation 2
18267 Players
121 Check-ins

19
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 months ago · 2 pontos

    Concordo com gênero, número e grau.
    Sou aquele fã que:
    ✓ Ama RE4
    ✓ Odeia RE5 e RE6 (mas Platinei o 5. É um bom game de ação)
    ✓ Ama RE7.
    ...e os clássicos incluindo VERONICA (quero REMAKE)
    .

    5 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...