Finalizado! Esse já estava na lista tem um bom tempo.
Um dos maiores pontos positivos desse jogo é mesmo sendo um dos primeiros da geração ele tem gráficos, design de rosto/expressões faciais superiores a muitos jogos atuais, de fato, é um ponto que merece destaque.
Segundo ponto é o sistema de execução que é bem divertido e variado, embora como usamos toda hora eventualmente vamos ver todas as execuções, e apesar da maioria ser randômica podemos ativar algumas execuções específicas dependendo da posição do inimigo, se ele estiver perto de uma barreira de espinhos ou precipício por exemplo.
A história é boa, nada de muito elaborada mas boa, em alguns pontos lembra o clássico e fodão Gladiador, mas acho que seria mais interessante se deixassem a influência dos Deuses de lado e focassem mais na parte histórica, em várias partes sentimos a vibe gloriosa e imersiva de um jogo que se passa em Roma antiga, e a trilha sonora ajuda bastante também.
De ponto negativo é que o jogo é bem simplista, principalmente o combate, só usamos um tipo de arma arma e escudo o que faz sentido tendo em vista a parte histórica mas que deixa o combate sem muitas opções, não desbloqueamos/aprendemos novos combos e skills, temos apenas os ataques leves e pesados básicos, esquiva e parry, os upgrades são apenas de vida/focus e para melhorar as execuções que são o único grande ponto positivo do combate.
Enfim, Ryse é um bom jogo, se um dia tivermos uma sequência poderiam manter o esquema de execuções mas aprofundando o sistema de combate.
Esse é jogão mesmo mano...