Finalizado!
Uma franquia que conseguiu se reinventar.
O game agora foca em Kait Diaz, a forasteira de descendência Locust que precisa descobrir mais sobre o passado dela junto com JD, Del e Marcus.
Uma novidade que vemos de cara é que agora podemos jogar a campanha com três pessoas, uma controlando o robô Jack que pode ser bem estranho de jogar no início, mas tu acaba que gostando de jogar com ele enquanto avança na história.
Outra novidade é o mundo aberto que implementaram no jogo, pelo menos nos Atos II e III, onde você pode explorar por coletáveis e completar missões secundárias sem limites quase, algo que eu gostei muito e eles podem expandir cada vez mais em jogos futuros.

O robô Jack tem grande papel agora conforme avança no jogo, você podendo comandar o que ele pode fazer, desde pegar itens no cenário até criar um escudo de defesa em batalhas, tudo isso podendo ser aprimorado com ''caixas'' de aprimoramento que você acha no cenários e alguns aprimoramentos automáticos conforme você completa algumas missões, um pequeno elemento de RPG que colocaram aí.
A jogabilidade de Gears ainda continua padrão, só inseriram mais elementos mesmo (ao meu ver necessários) pra receita de bolo.
Gráficos e trilha sonora não preciso falar nada, Gears sempre foi bonito e nesse não iria ser diferente.

O online joguei pouco, assim não o bastante igual outras pessoas estão jogando, mas mais porque to com um backlog gigantesco pra zerar então online é só perda de tempo pra mim, quando tiver mais de boa eu volto a jogar, só dei uma testadinha no online do Gears 5 e curti o que vi, no começo foi aquela coisa, mas hoje até que tá jogável o negócio (erros e problemas que infelizmente deixaram o Gears 5 de lado no TGA desse ano).
Talvez tenha sido o único ponto ruim, tanta gente esperando pra jogar e no lançamento os servidores já zoam, tal ocorrido fez com que certos jogadores nem animassem de jogar o online mais.
Mas como havia dito antes, são águas passadas, hoje o jogo está mais de boa e a tendência é só melhorar futuramente.

Recomendadíssimo pra quem curte a franquia e jogos de ação em si, Gears 5 se tornou o meu favorito da série, posto que até agora era de Gears of War 3.
Ainda está pouco, deveria ser 40/40! Rsrs